Cuca Roseta

«Desisti dos Toranja por causa do fado»

21 | 03 | 2011   10.32H

Cuca Roseta começou a fazer parte dos Toranja, que abandonou por amor ao fado. Renasce assim uma voz em 11 temas no CD homónimo.

Filipa Estrela | festrela@destak.pt

Que caminho percorreu para chegar a este disco?

Quando ainda fazia parte dos Toranja, mandaram-me um e-mail para participar num concurso de fados. Tive uma ligação enorme e desisti dos Toranja por causa do fado. Comecei a frequentar Casas de Fado, porque até aos 19 anos não ouvia fado. Conheço o Luís Nobre Costa que é o guitarrista do João Braga. O João Braga convida-me para fazer parte de um programa na RTP. Depois tenho um convite do Mário Pacheco para cantar no Clube do Fado, onde ainda hoje canto. Lá, conheço, na mesma semana, Ivan Dias (que me convidou para participar no filme Fados, de Carlos Saura) e o Gustavo Santaolalla (que gravou este disco).

O Clube de Fado serve de palco para mostrar a sua voz?

Passam lá escritores, actores e músicos. O Gustavo veio a Lisboa dar um concerto. Indicaram-lhe o Clube de Fado e ele foi lá parar!

Até aos 19 anos não conhecia o fado, mas hoje é nessa música que se sente bem?

É a minha linguagem, a minha vida e a minha maneira de ser eu própria hoje em dia.

Foi difícil escolher estes temas?

Houve imensos temas que entraram e outros que saíram, durante três anos. Acabaram por ficar os que tinham de ficar. Não há nenhum que eu não adore.

Consegue escolher um?

Gosto mesmo de cada um! Demorámos tanto tempo a escolher, que adoro todos. Cada um faz-me lembrar uma parte de mim ou uma parte da minha vida. São todos diferentes e cada um conta uma história.

Escrever poesia também lhe está no sangue?

Sempre escrevi, desde miúda, mas não escrevia poesia. Só escrevi poesia para o meu disco. E agora já escrevo!

Há algum conceito neste disco?

É um conceito muito puro. Quando pensam que é gravado pelo Gustavo Santaolalla pensam que é mais complexo. Mas é o oposto. A minha voz tem o menos efeitos possível, e é muito minimalista.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
«Desisti dos Toranja por causa do fado» | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE