PUBLICIDADE
Eleições|Sporting

Godinho Lopes, de "pai" do novo estádio a presidente do Sporting

27 | 03 | 2011   10.20H

Luís Godinho Lopes, até há poucas semanas mais conhecido por ter sido o responsável pela construção do novo Estádio José Alvalade, inaugurado em finais de 2003, foi hoje anunciado como o 36.º presidente do Sporting, com mandato até 2014.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Engenheiro de formação, Godinho Lopes, um empresário do ramo da construção civil nascido há 58 anos em Moçambique, venceu as eleições de sábado com apenas mais 360 votos do que Bruno de Carvalho, num ato eleitoral com cinco candidatos e mais de 14.000 votantes e 88.000 votos expressos.

Com o número 26.547, Godinho Lopes era o sócio do Sporting mais recente entre os candidatos à presidência, mas já teve experiência dirigente no clube, uma vez que foi vice-presidente, responsável pelo património, no Conselho Diretivo liderado por Dias da Cunha.

Os incidentes registados na madrugada de hoje, por ocasião do anúncio dos resultados, foram o culminar de semanas de campanha eleitoral em polémica crescente entre Godinho Lopes e Bruno de Carvalho, desde cedo apontados como os principais favoritos.

O clima começou a aquecer quando Godinho Lopes acusou Bruno de Carvalho de ser “um Vale e Azevedo de terceira categoria”, numa alusão ao antigo polémico presidente do Benfica, que ainda tem pendentes vários processos judiciais.

Tal como os outros concorrentes – José Dias Ferreira, Pedro Baltazar e Sérgio Abrantes Mendes –, Bruno de Carvalho acusava Godinho Lopes de ser o “candidato da continuidade”, afirmando que na sua lista estavam vários nomes com responsabilidades na gestão do clube na última década e meia, considerada desastrosa nos planos desportivo e financeiro.

Godinho Lopes garantia, no entanto, que era o único candidato credível, por, entre outros argumentos, conhecer a fundo a situação financeira do clube e ter mantido conversações com os dois bancos que são os seus principais credores.

Apesar de não confirmar o treinador do Sporting de Braga Domingos Paciência como seu técnico, com a justificação de que o nome por si escolhido estava a trabalhar noutro clube, Godinho Lopes assentou a sua estratégia desportiva em dois nomes: Luís Duque e Carlos Freitas.

Luís Duque será administrador da SAD, enquanto Carlos Freitas será responsável pela área do mercado futebolístico. Ambos coincidiram no Sporting com Godinho Lopes e estão ligados aos dois últimos títulos nacionais conquistados pelos “leões”: Duque foi campeão em 2000 como presidente da SAD e Freitas em 2000 e 2002 como gestor de ativos.

Na “batalha” dos reforços, estão conotados como sendo possíveis contratações de Godinho Lopes jogadores como os defesas Garay (Real Madrid), Rodriguez (Sporting de Braga), Alex Silva (São Paulo) e Wendt (FC Copenhaga) e os avançados Zahavi (Hapoel Telavive), Jô (Manchester CitY) e Bobô e Hugo Almeida (Besiktas).

Entre os vice-presidente agora eleitos conta-se Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, e Paulo Pereira Cristóvão, o candidato derrotado nas eleições de há ano e meio por José Eduardo Bettencourt, que se demitiu em 15 de janeiro, provocando a realização destas eleições.

2 comentários

  • Os leões não se entendem dentro da própria jaula.
    Portanto, isto é similar às eleições entre Al Gore vs Bush. Bruno de Carvalho teve mais pessoas a votar nele, mas ganhou o Godinho Lopes, pois obteve mais votos.
    Carvalho canta vitória com os adeptos em delírio. Passados uns minutos chegaram à conclusão que tinha sido derrotado e o Godinho profere o discurso de vitória numa sala fechada com meia dúzia de pessoas. Eis, o verdadeiro Sporting. Uma lástima.
    Não sei porquê, mas isto até cheira a mãozinha de Pinto da Costa.
    Fernando | 27.03.2011 | 23.22Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Quantos votos o Pinto da Costa tinha direito????
    Como sportinguista fiquei chocado ao ver muitos sócios com pin's do FC Porto ao peito.
    Sinceramente estou a pensar deixar de ser sócio do Sporting, apesar de já o ser à 30 anos.
    SCP Damas | 27.03.2011 | 14.09Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE