PUBLICIDADE
Futebol

DIAP considera que não há suspeitas de crime no "apagão" na Luz

04 | 04 | 2011   21.05H

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa considera que o "apagão" no estádio da Luz, no final do jogo de futebol de domingo entre Benfica e FC Porto, não preenche "os pressupostos de suspeita fundada de crime".

Fonte oficial do DIAP de Lisboa disse hoje à agência Lusa que "não foi instaurado qualquer processo-crime" ao Benfica e sublinhou que uma eventual sanção ao clube será aplicada no âmbito da esfera jurisdicional dos organismos desportivos.

"Para os acontecimentos em meio desportivo, a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm poderes especiais para atuarem", referiu a mesma fonte do DIAP de Lisboa.

À luz do Regulamento Disciplinar da Liga, o "apagão" no final do encontro entre Benfica e FC Porto poderá ser considerado uma infracção leve e o Benfica incorre numa multa pecuniária de 250 a 2.500 euros.

O "apagão" não está especificamente consignado no regulamento, mas a ocorrência no estádio da Luz poderá ser enquadrada no âmbito do que toca à inobservância dos deveres dos clubes.

O artigo 101.º refere que “em todos os outros casos não expressamente previstos em que os clubes deixem de cumprir os deveres que lhes são impostos pelos regulamentos e demais legislação aplicável são punidos com a multa de 250 a 2.500 euros”.

A LPFP, de acordo com uma fonte contactada pela Lusa, “não vai tomar nenhuma posição oficial sobre a matéria”, que, no entanto, poderá ser objecto de análise pela Comissão Disciplinar (CD) na reunião de terça-feira.

Elemento fundamental a ter em conta para uma eventual sanção a aplicar pela CD da Liga ao Benfica, no que toca ao “apagão” no final do jogo, é o relatório do árbitro Duarte Gomes.

O "apagão" na Luz ocorreu no final do jogo que opôs o Benfica ao FC Porto, da 25.ª jornada da Liga, e que terminou com o triunfo dos “dragões”, por 2-1.

A luz apagou-se no estádio, ao mesmo tempo que foi ligado o sistema de rega, quando os jogadores portistas festejavam com os seus adeptos a conquista do título de campeão nacional de futebol.

Quanto aos detidos nos incidentes registados junto ao estádio da Luz momentos antes do jogo, o DIAP de Lisboa garantiu que "os mesmos foram notificados pela PSP (Polícia de Segurança Pública) para se apresentarem hoje, 4 de abril, no Tribunal de Pequena Instância".

Sem fornecer mais elementos, o DIAP de Lisboa frisou que "o Ministério Público tem 15 dias para fazer a apresentação para julgamento em processo sumário, se for esse o caso".

Os incidentes ocorreram cerca de uma hora antes do início do jogo com a polícia a ser obrigada a disparar tiros de borracha e a investir sobre adeptos do Benfica, junto ao Estádio da Luz, que arremessavam pedras e bolas de golfe sobre adeptos do FC Porto, tendo dessa ação resultado várias detenções e quatro feridos.

A Agência Lusa testemunhou o início dos distúrbios, quando centenas de adeptos do FC Porto, que se acumulavam junto às entradas para o estádio devidamente escoltados pela polícia, que formou uma zona tampão em seu redor, começaram a ser alvejados com pedras e bolas de golfe por parte de presumíveis adeptos "encarnados".

As pedras usadas foram retiradas das obras de prédios de um condomínio fechado junto ao edifício do Media Markt, o que forçou a polícia a investir sobre a zona de onde foram lançadas as pedras e a disparar balas de borracha.

Face à acção policial, os adeptos "encarnados" dispersaram, mas, de repente, nas imediações do pavilhão e do Media Markt, iniciaram-se confrontos entre a polícia e adeptos do Benfica, dos quais resultaram alguns feridos, que sangravam da cabeça, e vários detidos, tendo sido chamada de imediato uma ambulância.

Foto: Mário Cruz/EPA
DIAP considera que não há suspeitas de crime no "apagão" na Luz | © Mário Cruz/EPA

28 comentários

  • Corruptos
    FC PORTO ??? ►►►►www.mentiradesportiva.com | 06.04.2011 | 01.51Hver comentário denunciado
  • CAMPEÃO CORRUPTO
    CAMPEÃO CORRUPTO
    CAMPEÃO CORRUPTO
    CAMPEÃO CORRUPTO
    Marinho | 05.04.2011 | 22.33Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Em primeiro lugar queria dizer ao Atento que cu não se escreve com acento. Em segundo lugar queria dizer a este analfabeto que o que diz é pura idiotice, não é nada, não tem conteúdo, são alarvidades - como as do Rui Gomes da Silva - , disparates e insultos. Muito bem, com esta personagem absurda e imbecil não há discussão. É deixá-lo ladrar a ele e aos restantes invejosos e tinhosos que não sabem escrever nem argumentar. O programa Dia Seguinte é desprezado pelos portistas que não perdem tempo a ouvir esse energúmeno, esse instigador da violência, esse fanático, esse desmiolado, incompetente político, dirigente e indigno cidadão que ocupa uma das cadeiras do programa. Um estafermo. Outro pormenor: ficou claro quem é essa gentalha, não todos, reconheça-se, que dirige o Benfica ou que é adepta, sócia ou simpatizante desse clube . O que aconteceu no final do banho defutebol no domingo é esclarecedor: uma arbitragem comprada, vergonhosa, o tal tipo de arbitragem que os lampiões queriam para prolongarem os roubos de igreja do passado; e como se não bastasse, ainda o apagão criando condições imprevisíveis para a segurança das pessoas no recinto do estádio. Inacreditável! Foi um banho de bola, a redução à insignificância desse clube de Calabotes, de Vatas, de Salazar, de presidentes crimonosos, enfim, de uma chusma de gente que se apresenta muita digna apenas na máscara, isto para enganar os papalvos, os acéfalos que os seguem por devoção fanática e ausência total de cultura e inteligência. Não acredito, até pelo que aqui se escreve, na seriedade dos dirigentes do Benfica e não acredito que grande parte dos adeptos seja gente séria e digna. O que aqui se lê é do pior, do mais reles e miserável que se poderá encontrar nas profundezas da sordidez humana. Ó Atento, cala-te, tem vergonha, reduz-te à tua insignificância. E fiquemos por aqui, não dou trela a bacocos e imberbes.
    Campeão, Campeão, Campeão | 05.04.2011 | 20.13Hver comentário denunciado
  • Em primeiro lugar queria dizer ao Atento que cu não se escreve com acento. Em segundo lugar queria dizer a este analfabeto que o que diz é pura idiotice, não é nada, não tem conteúdo, são alarvidades - como as do Rui Gomes da Silva - , disparates e insultos. Muito bem, com esta personagem absurda e imbecil não há discussão. É deixá-lo ladrar a ele e aos restantes invejosos e tinhosos que não sabem escrever nem argumentar. O programa Dia Seguinte é desprezado pelos portistas que não perdem tempo a ouvir esse energúmeno, esse instigador da violência, esse fanático, esse desmiolado, incompetente político, dirigente e indigno cidadão que ocupa uma das cadeiras do programa. Um estafermo. Outro pormenor: ficou claro quem é essa gentalha, não todos, reconheça-se, que dirige o Benfica ou que é adepta, sócia ou simpatizante desse clube . O que aconteceu no final do banho defutebol no domingo é esclarecedor: uma arbitragem comprada, vergonhosa, o tal tipo de arbitragem que os lampiões queriam para prolongarem os roubos de igreja do passado. Mas nem assim, foi um banho de bola, a redução à insignificância desse clube de Calabotes, de Vatas, de Salazar, de presidentes crimonosos, enfim, de uma chusma de gente que se apresenta muita digna apenas na máscara, isto para enganar os papalvos, os acéfalos que os seguem por devoção fanática e ausência total de cultura e inteligência. Não acredito, até pelo que aqui se escreve, na seriedade dos dirigentes do Benfica e não acredito que grande parte dos adeptos seja gente séria e digna. O que aqui se lê é do pior, do mais reles e miserável que se poderá encontrar nas profundezas da sordidez humana. Ó Atento cala-te, tem vergonha, reduz-te à tua insignificancia. E fiquemos por aqui, não dou trela a bacocos e imberbes.
    Campeão Campeão | 05.04.2011 | 20.07Hver comentário denunciado
  • FCP & CORRUPÇÃO Lda.
    Dionisio | 05.04.2011 | 15.30Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Deixem-se de palhaçadas, quando o SLB vai ao norte,é apedrejado,roubado,insultado,com acumplicidade dos agentes das autoridade, ...é por isto que os pintos costa/sousa e seus capangas, não querem alterar os Rg da FPF.
    ´José A.C. Amoêdo | 05.04.2011 | 12.35Hver comentário denunciado
  • Os corruptos dos adeptos do clube corrupto, Fruta Corrupção e Porstituição, gostam muito de dar lições de moral aos outros. Para eles próprios têm uma "moral" própria que lhes é nata.
    Psicólogo | 05.04.2011 | 12.11Hver comentário denunciado
  • Se houvesse vitimas era crime, mas quem manda na justiça ainda não viu isso, porque se os clubes e dirigentes infractores fossem devidamente punidos, assim como os marginais que até são conhecidos de certeza que não chegavamos a tal ponto.
    Ai é só no Estádio da Luz é que á crianças e policias em perigo, no Dragão e na Pedreira não há?
    Por falar em crianças, quem foram ou de quem eram as crianças que iam na frente de marginais para estragarem e impedirem os Benfiquistas de fazerem a festa do titulo o ano passado nos Aliados? E para mais um lugar publico.
    Estão esquecidos?
    Fernando | 05.04.2011 | 11.00Hver comentário denunciado
  • Se houvesse vitimas não seria crime? Ñão colocaram em risco a vida de adeptos e policias? Isso não é crime? Ou os Srs também são dos que jogam com as leis conforme querem?
    Ana | 05.04.2011 | 09.46Hver comentário denunciado
  • Com que então queriam luxo no Estádio da Luz? Calem-se HIPOCRITAS, e festejai no cemitério do Dragão, mas aí tendes medo, porque o acesso é feito por cano de esgoto.
    Posto isto, è de toda a justiça a forma como foram recebidos, senão gostam não semeiem para não colher os frutos.
    Agora acham uma vergonha, mas quando no cemitério deles fazem e muito pior.
    Mas a culpa não é só deles, é tambem dos dirigentes desportivos, jornalistas e comentadores, que só acham mal feito quando lhe tocam na pele.
    Quanto ao apagão, acho e muito bem, as grandes festas são á luz de velas e bem regadas.
    Fernando | 05.04.2011 | 08.26Hver comentário denunciado
  • Anticristo@
    Tu ou és mentecapto, ou tens algo grande enfiado no cú...
    Já viste bem as "alarvidades" q dizes???
    Incompetência existe em todo lado, una mais q outros...
    Agora escamotear os 30 anos, ou mais, da presidência do PC em q apenas trouxe ao futebol português ódio, violência e corrupção, é mesmo de ceguinho!!!
    Se n queres ver o evidente, tenta destapar o olho do cú... ele serve para outras coisas!!!
    Xiça, q há gente burra neste país!
    O Atento... | 05.04.2011 | 07.55Hver comentário denunciado
  • E para finalizar, a esta malta benfiquista deixo uma questao. Ok, segundo voces o Porto e tudo o que de mau o futebol representa. E eu pergunto, E o que o Benfica fez com o apagao e com o sistema de rega?? E de que?? De gajos honestos??? E so rir....... Ceguinhos!!!!
    anticristo | 05.04.2011 | 02.44Hver comentário denunciado
  • FCP
    Favores Com Putas
    A comprar campeonatos desde 1983!
    Lino | 05.04.2011 | 02.44Hver comentário denunciado
  • "O Dia Seguinte"
    Acha que o FC Porto foi um justo vencedor?
    Sim -- 38 %
    Não -- 62 %
    Querem mais??????
    Já nem falos das escutas!!!!
    geek | 05.04.2011 | 02.39Hver comentário denunciado
  • FCP Fruta Corrupção Prostituição
    Anti-corruptos | 05.04.2011 | 02.04Hver comentário denunciado
  • Ainda estou curioso de ver o que vai acontecer quando morrer o Pinto da Costa. Voces vão dizer que é a alma do Pinto da Costa que encarnou nos arbitros!!!!! Por favor.... Qualquer benfiquista que se preze sabe bem a jorda de direcção que ali vai, e sabe bem que nunca mais vão a lado nenhum... Mas voces gostam de ser as vitimazinhas. Coitadinhos. O Benfica é o melhor clube do mundo, do universo. Quando se descobrir vida noutros planetas e se organizarem campeonatos inter planetarios, o Benfica vai continuar a ser o maior e quando perder, a culpa é de algum marciano que pertence ao Pinto da Costa!!!!!! É só rir....
    anticristo | 05.04.2011 | 01.47Hver comentário denunciado
  • Ó Teodoro, estas enganado. Não fugi. A unica coisa que faço é simplesmente nem sequer perder o meu tempo com pessoas que só veem o que lhes apetece. Como disse anteriormente, vocês passam a vida a culpar o Pinto da Costa, que por acaso não é sequer o meu presidente, àlias eu sou o presidente de mim mesmo, mas a verdade é que vocês veem corrupção em tudo. Eu volto a repetir. A corrupção não serve de desculpa para as decisões desastrosas que o Benfica tem tomado. Desde direcções incompetentes, a treinadores duvidoso e jogadores como o Mantorras....... Olhem meus amigos, decisões como despedir o Toni quando o Benfica foi campeão, ou correr com o Mourinho que volto a repetir, só é o melhor treinador do mundo.... Ele foi campeao no Porto colhoadas de vezes, e vocês disseram que era corrupção. Ok, e no Chelsea??? E no Inter??? tambem foi corrupção??? Foi culpa do Pinto da Costa??? Pelo amor de Deus. Para bem do Vosso clube não confundam a expressão corrupção com INCOMPETENCIA DA VOSSA EQUIPA. E eu repito, não sou de clube nenhum, só acho que não há pior cego do que aquele que não quer ver. Até os media vivem desta merda. Sempre que se fala no Benfica vem com campeonatos ganhos na idade jurassica, ainda se fala no Eusebio.... Pelo amor de Deus. Porque é que o Eusebio andava na comitiva da selecção??? Mais de metade da malta que la anda não é do tempo dele..... São os velhos do Restelo..... Digo eu....
    anticristo | 05.04.2011 | 01.43Hver comentário denunciado
  • "O Dia Seguinte"
    Acha que o FC Porto foi um justo vencedor?
    Sim -- 38 %
    Não -- 62 %
    Querem mais??????
    Já nem falos das escutas!!!
    GEEK | 04.04.2011 | 23.54Hver comentário denunciado
  • Eh eh eh eh! Justiça rápida e cega. Afinal está tudo bem. E mais não digo, que tenho medo.
    Zé | 04.04.2011 | 23.50Hver comentário denunciado
  • Era o que falta, mas podem ir ouvir novamente as escutas do apito dourado....
    Pensar | 04.04.2011 | 23.17Hver comentário denunciado
  • Olha o ANTICRISTO fugiu como um rato de esgoto
    Teodoro | 04.04.2011 | 23.08Hver comentário denunciado
  • O que é inadmissível que os adeptos do FC Porto enfiem as bolas de golfe no anus para passar os controles.
    Então queriam fazer a festa com a luz que não é vossa? Já não chegou a luz dada pelos os árbitros ao FC Porto para encontrar o caminho da vitória deste campeonato?
    Daniel Pinto | 04.04.2011 | 23.07Hver comentário denunciado
  • Ontem à noite passei à porta do Estádio da Luz - aliás Estádio do Apagão - e vi uns 40.000 cabeçudos a chorarem baba e ranho. Alguém me diz o que aconteceu???
    anónimo | 04.04.2011 | 23.04Hver comentário denunciado
  • Neste caso especifico tanto a FPF como a UEFA deveriam actuar severamente, não é admissível que se apague as luzes de um estádio de futebol com adeptos e forças policiais lá dentro, foi uma sorte não ter havido uma tragédia.
    António | 04.04.2011 | 23.01Hver comentário denunciado
  • Ó Anticristo não seja aldrabão como o Pinto da Costa. Ouça bem que foi o Valentim que oferece os árbitros, não deturpe os factos como o seu presidente corrupto assumido.E aproveite para ouvir as outras, não acredito é que se consiga deitar hoje.. Mas de qualquer modo se acha que o LFV é culpado, interrogue-se porque é que o LFV não foi a tribunal.
    Não se esqueça que o seu presidente foi condenado por corrupção e o Boavista desceu de divisão e o FC Porto, não. É mais fácil para o Benfica perder o campeonato para o FC Porto do que o FC Porto ganhar com corrupção.
    Pedro - Trafaria | 04.04.2011 | 22.49Hver comentário denunciado
  • Caro anticristo, caso não saiba devia de ter algum cuidado a quem chama de porco.
    E como gosta de ouvir o que quer... e bom que se lembre de uma coisa.
    O Sr. Luis Filipe Vieira actual presidente do SLB, não é caso (se saiba), conselheiro matrimonial de árbitros, mais ainda os GPS dos árbitros não tem a morada do dito presidente, nem vão (e ainda bem) tomar café na vespera dos jogos.
    No caso do presidente do fcp vêm a Lisboa e que (se saiba) almoça, janta e não é agredido.
    Caso se lembre o estadio da Luz e privado, pode e deve apagar a luz quando quer , agora quando o SLB foi campeão e os seus adptos queriam festejar em LOCAL PÙBLICO, alguns inergumes de adptos do fcp foram agredir e não deixaram que esse grupo de pessoas o fizesse.
    Phillippos | 04.04.2011 | 22.48Hver comentário denunciado
  • Ó amigo Pedro, esta a esquecer-se das escutas ao Porco do Vieira que tambem escolheu arbitros !!!! Porque será que a malta só ouve o que quer ????
    anticristo | 04.04.2011 | 22.27Hver comentário denunciado
  • Se as escutas de corrupção do Pinto da Costa não são válidas, as imagens da televisão também não podem ser válidas no caso do apagão. Correcto?
    Pedro - Trafaria | 04.04.2011 | 21.26Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE