Técnico

11.º Festival Nacional de Robótica

05 | 04 | 2011   12.24H

A partir de amanhã e até ao próximo domingo, o Instituto Superior Técnico vai receber Demonstrações e Competições de Robôs nas mais variadas modalidades como a Dança ou o Futebol, Busca e Salvamento ou Condução Autónoma.

Patrícia Susano Ferreira | pferreira@destak.pt

O festival inicia-se com um Encontro Científico, amanhã dia 6 de Abril, no qual investigadores nacionais e internacionais da área da Robótica se reúnem para apresentar os mais recentes resultados e reflectir sobre esta actividade.

Para além do Encontro Cientifico e das Competições de Robôs, o 11.º Festival Nacional de Robótica terá ainda uma área de Demonstrações aberta a empresas, instituições de ensino e investigação ou outras instituições que de uma forma geral desenvolvam actividades em torno da Robótica.

Segundo Pedro Lima, membro da Comissão Organizadora Local do 11.º Festival Nacional de Robótica e Professor do Instituto Superior Técnico, «este evento tem tido, desde o seu início, uma grande adesão, quer em número de equipas e participantes, quer em termos de público e interessados na área. A Robótica tem apresentado uma grande evolução e relevância na nossa sociedade, podendo ser utilizada em diversos cenários, como por exemplo em operações de busca e salvamento, em ambiente doméstico, na ajuda a incapacitados e idosos, em brinquedos, em centrais nucleares, e outras operações em que a vida humana é colocada em risco desnecessariamente».

Foto: 123RF
11.º Festival Nacional de Robótica | © 123RF
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE