Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
Concurso

Melhor pastel de nata vem de Belém

13 | 04 | 2011   18.13H

O melhor pastel de nata de 2011 vem de uma pastelaria de Belém, assegurou hoje o júri do concurso realizado no festival Peixe em Lisboa.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

O presidente do júri, Virgílio Gomes, disse que nenhum dos 15 bolos provados esta tarde se “distinguiu pela negativa”, mas “neste momento o melhor é da Chique de Belém”.

Explicando como se chega ao melhor, o também especialista em gastronomia explicou que cinco minutos a menos no forno ou o transporte podem ser suficientes para decidir o ‘pódio’.

“Esta é uma arte efémera, nós destruímos os pastéis de nata para os comer. Um ícone da doçaria”, afirmou.

A primeira avaliação é feita com um toque inicial. “Temos de sentir a massa e não é a mesma coisa fazê-lo com os dedos e com a boca”.

Depois é feita a análise ao creme, desde o gosto à textura e finalmente o aspeto geral.

Sobre as dúvidas de leigos em pastéis de nata, o especialista referiu que não são as manchas escuras que podem decidir.

“Podem ficar escuros porque o forno estava forte demais, mas mal cozidos”, notou.

A distinção deste concurso numa anterior edição do prémio valeu o aumento de produção de 600 para 2.000 pastéis de nata diários numa pastelaria da baixa pombalina.

O sócio gerente da Chique de Belém, Fernando Ferreira, também espera dar mais trabalho aos seus quatro pasteleiros, que, em média, fazem mais de mil euros por dia.

Aos sábados e no verão, a pastelaria vê subir a procura sobretudo com os turistas espanhóis, que “levam e levam pastéis”.

Quase ao lado da pastelaria está o Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República. E se o actual não é cliente, Jorge Sampaio fazia visitas regulares, contou ainda.

Quanto ao segredo da receita dos seus pastéis de nata, Fernando Ferreira acrescenta apenas “é segredo”.

Saiba mais sobre:

2 comentários

  • NÃO CONCORDO.
    O melhor pastel de nada de Belém é o avô Cavaco. Esse sim é um bom pastelão.
    anticristo | 13.04.2011 | 21.15Hver comentário denunciado
  • Sem dúvida o melhor pastel de Belém. É por isso que no Verão está sempre cheio.
    Inês | 13.04.2011 | 19.11Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE