Comércio

CascaiShopping faz 20 anos

14 | 05 | 2011   17.12H

O CascaiShopping abriu portas há 20 anos, constituindo o primeiro grande centro comercial do país na periferia, uma referência que mantém a atualidade hoje em dia, com mais de 200 lojas.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Há 20 anos, o espaço foi uma novidade nacional. Ana Serra recorda com nostalgia esse período mas salienta que o shopping tornou-se numa rotina para muitos moradores da zona, como ela.

O CascaiShopping atravessa “três gerações da minha família. Venho eu para o supermercado, as minhas filhas para as lojas de roupa e agora já vêm também os meus netos, que adoram ir ler livros”, disse a cliente.

Inaugurado a 15 de maio de 1991, o CascaiShopping foi o primeiro grande shopping regional. Constituído por 165 lojas, ao longo dos anos foi passando por várias fases de expansão que permitiu a uma elevação para 205 lojas.

Para o diretor do shopping, a variedade de lojas na área da moda, acessível a diferentes estilos e carteiras, é uma das imagens de marca.

“O mix de moda que foi acompanhando o evoluir dos tempos e correspondendo aos pedidos dos clientes permitiu estes 20 anos de sucesso”, sustentou.

Há 11 anos a dirigir o CascaiShopping, Bandeira Pinto destaca a última grande expansão, em 2003, que permitiu acolher mais 40 lojas e melhorar o acesso ao edifício.

Além da diversidade de lojas, a localização geográfica e a rede viária, que permite ter clientes dos concelhos próximos, são fatores atrativos deste centro comercial, situado em Alcabideche.

Segundo Bandeira Pinto, o volume de tráfego e de vendas é bastante satisfatório, embora admita que a situação financeira do país também afete o centro comercial.

A “crise toca a todas as atividades e esta não está a passar ao lado. Um terço do ano de 2011 já passou e não foi tão bom como no ano passado, mas acredito que o CascaiShopping encontrará as formas para encontrar o sucesso do passado e olhamos o futuro com otimismo”, frisou.

Para isso, o responsável sublinhou a remodelação que está a ser feita na zona da restauração, que terá capacidade para ter mais clientes, com maior conforto e com um estilo mais atrativo.

Há duas décadas a servir os moradores de Cascais e dos concelhos envolventes, no CascaiShopping encontram-se hoje os mesmos clientes do primeiro dia, fiéis a um estabelecimento que consideram “completo”.

Ana Monteiro lembra-se ainda do dia da inauguração, do relógio de água decorativo que entretanto foi retirado, e mostra-se “muito satisfeita” com a variedade de lojas do espaço.

“Venho cá quase todos os dias. Adoro vir aqui, sou completamente viciada nas lojas, no supermercado, em tudo. Isto é bom porque além de morar perto, aqui tenho tudo o que preciso”, disse.

Com três pisos, 205 lojas e 4000 lugares de estacionamento, atualmente trabalham no CascaiShopping 2600 colaboradores.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
CascaiShopping faz 20 anos | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE