Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
Gaia

Ministério suspende Dia da Defesa Nacional após morte de rapariga

20 | 05 | 2011   19.53H

O Ministério da Defesa determinou hoje a suspensão das atividades do Dia da Defesa Nacional, até à conclusão do inquérito à morte de uma rapariga no Regimento da Serra do Pilar, em Gaia.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Em comunicado, o ministério “lamenta profundamente o acidente mortal ocorrido hoje, no Regimento de Artilharia nº. 5, em Vila Nova de Gaia, no âmbito das atividades de demonstração integradas no Dia da Defesa Nacional”.

No comunicado, o ministério exprime “o mais profundo pesar à família enlutada” e recorda que “o Exército iniciou o inquérito para apurar as causas do acidente”.

A Direção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, entidade coordenadora do Dia da Defesa Nacional, foi encarregada pelo ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, de, “em articulação com os ramos das Forças Armadas, proceder, no prazo máximo de 30 dias, à reavaliação das condições de realização das atividades de demonstração integradas no Ministério da Defesa Nacional”.

Uma rapariga que caiu hoje de uma torre durante um exercício realizado no Regimento da Serra do Pilar, no âmbito do Dia da Defesa Nacional, morreu às 16:45 no Hospital de Santo António, no Porto, anunciou fonte militar.

“O Exército confirma o falecimento da cidadã Ana Rita dos Santos Silva Lucas que se encontrava a cumprir as obrigações decorrentes da Lei, relativa à participação nas atividades decorrentes do Dia da Defesa Nacional”, refere uma nota de imprensa do porta-voz do exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão.

Ana Rita “foi prontamente assistida pelo INEM no local, tendo sido posteriormente encaminhada para o Hospital de Santo António”, onde acabou por morrer, acrescenta.

Na nota, o Exército “expressa o seu mais profundo pesar à respetiva família” e reitera que procedeu à abertura de um inquérito para apuramento das causas deste acidente.

A rapariga caiu de quatro a cinco metros de altura quando fazia “slide”, uma das chamadas atividades radicais.

A rapariga estava no quartel no âmbito da imposição legal aos jovens para que compareçam numa unidade militar no Dia da Defesa Nacional e no ano em que completam 18 anos de idade.

Os jovens são então informados sobre o que fazem as forças armadas e tomam contacto com os meios militares.

Têm também a possibilidade de desenvolver algumas atividades e, neste caso, usar uma torre do regimento para fazer escalada, “rappel”, “slide” e atividades similares.

A presença obrigatória num quartel durante o Dia da Defesa Nacional foi instituída depois de o serviço militar passar de obrigatório a voluntário.

Saiba mais sobre:

1 comentário

  • Envio os meus profundos sentimentos de condolencia a familia enlutada da jovem que morreu durante o exercicio no Regimento de Artilharia n0. 5, em Vila Nova de Gaia.
    jesus | 22.05.2011 | 04.01Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE