PUBLICIDADE
Ajuda Externa

FMI já entregou 6,1 mil ME na terça-feira

25 | 05 | 2011   16.58H

O Fundo Monetário Internacional (FMI) já entregou na terça-feira a primeira tranche de ajuda financeira a Portugal, no valor de 6,1 mil milhões de euros, segundo fonte da instituição em Washington.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

“A primeira tranche do empréstimo foi desembolsada no dia 24”, disse a mesma fonte oficial do Fundo Monetário Internacional. O valor da mesma tranche, adiantou, é o que a instituição tinha dito que iria entregar de forma imediata, 6,1 mil milhões de dólares.

Até ao final do ano, Portugal deverá receber de Washington 12,6 mil milhões de euros, no âmbito do resgate financeiro a Portugal, que envolve também a União Europeia. O apoio do FMI e UE, no valor de 78 mil milhões de euros, permite às autoridades portuguesas evitar recorrer aos mercados financeiros internacionais a taxas de juro mais altas durante o período de ajustamento e introdução de reformas.

A taxa juro do crédito do FMI será flexível, ajustada a cada duas semanas.

Começará nos 3,25 por cento nos primeiros 3 anos, subindo para 4,25 para os montantes em falta para além desse período.

Incluindo o período de carência, o reembolso do empréstimo será feito ao longo de 12 anos, adiantou.

Na passada sexta feira, a administração do FMI aprovou a participação da instituição financeira no resgate internacional a Portugal, com um empréstimo de 26 mil milhões de euros.

O Fundo Monetário Internacional enviará uma missão de assistência técnica a Lisboa entre os dias 30 e 31 de mão, para preparar o acompanhamento do programa económico das autoridades portuguesas.

Esta missão mais curta, de natureza “preliminar” irá “preparar o terreno para uma missão completa de gestão financeira pública, mais tarde no verão”, segundo fonte oficial do FMI

Fonte comunitária revelou à Lusa na terça-feira que Portugal vai receber 1,75 mil milhões de euros a 31 de maio da Comissão Europeia, no âmbito da ajuda internacional, devendo pagar uma taxa de 5,68 por cento por esta tranche.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
FMI já entregou 6,1 mil ME na terça-feira | © DR

2 comentários

  • Senhores jornalistas, haja rigor nas palavras...
    Quando se fala em AJUDA FINANCEIRA, dá a ideia que o FMI e a UE nos vão dar alguma coisa... É um empréstimo com juros bem mais altos do que o BCE cobra.
    Scallabis Sniper | 25.05.2011 | 18.10Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Até as "malguinhas" . . . !
    Estão "arreganhadas" . . . !
    alexandre barreira | 25.05.2011 | 16.59Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE