Verão

Viver o Verão e as férias como eles quiserem

21 | 06 | 2011   09.25H

Estamos em Junho, com as férias escolares já à porta, e há um mundo de actividades à espera dos mais novos.

Filipa Estrela | festrela@destak.pt

O Verão está a chegar e com ele vêm as dúvidas do que fazer com o tempo extra dos seus filhos. O Destak foi à procura de ideias originais. Umas privilegiam a aventura, outras a natureza, outras a diversidade. Mas uma coisa têm em comum: a experiência será inesquecível.

O difícil é escolher, mas cada actividade ou campo de férias é adequado a determinados interesses. Promover a paz no mundo através da amizade, descobrir a vocação na universidade, dormir com as lontras, fazer acampamentos selvagens, experimentar aventuras radicais ou tornar-se um ás do surf são algumas das nossas sugestões.

------------------------------------------------------------------------

CISV: amigos do outro lado do mundo

A paz é possível através da amizade intercultural. Esta é a base do CISV - Children's International Summer Villages, uma organização de voluntários sem fins lucrativos, não política e independente, que organiza campos de férias internacionais.

O objectivo é promover a educação para a paz e construir amizades globais. Para desenvolver a tolerância e a compreensão entre as várias nações, estão disponíveis experiências com conteúdo educacional em mais de 60 países. Cada campo de férias agrupa delegações de várias nações, criando uma verdadeira minialdeia, onde as actividades, jogos e simulações são sempre seguidos de discussão e avaliação.

Para este ano, ainda há vagas para IPP (19+ anos), Seminar (17-18 anos) e um Interchange com o Canadá (12-13 anos). Existem ainda outros programas, como Village (11 anos), Summer (14-15 anos) e Youth Meeting (12-19+ anos).

Local R. Anchieta, n.º 29 - 4.º | Tel. 213 426 426 | pt.cisv.org

------------------------------------------------------------------

Praznik com animação nas férias

Em pleno Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, encontra-se a Quinta da Escola, um espaço que acolhe as divertidas colónias de férias da Praznik. Neste Verão há dois programas temáticos, que diversificam e enriquecem os turnos. Com capacidade para 64 participantes, o espaço conta com sala de jogos com snooker, ténis de mesa, matraquilhos e setas, refeitório e espaço exterior.

A área é perfeita para actividades radicais como escalada, tiro com arco, passeios de burro, BTT e jogos de orientação. Existem nove turnos, que começam ao domingo e terminam no sábado seguinte (3-9 Julho; 10-16 Julho; 17-23 Julho; 24-30 Julho; 31 Julho a 6 Agosto; 7-13 Agosto; 14-20 Agosto; 21-27 Agosto; 28 Agosto a 3 de Setembro).

Local Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros | Preço desde 240 euros/turno (inclui alimentação, actividades, seguro e equipa pedagógica) | Tel. 212 311 229/966 550 642

---------------------------------------------------------------------

Acampamentos pedagógicos e lúdicos

Com o objectivo de educar para um futuro sustentável, o Monte Selvagem - Reserva Animal recebe acampamentos de uma noite, que divertem e ensinam.
Com a iniciativa Uma Noite Dormindo com a Natureza, os participantes conhecem melhor o local, os seus habitats e a rotina diária, num ambiente de aventura, animação e actividade.

Dirigido a jovens dos 6 aos 12 anos, os participantes desenvolvem as suas capacidades de conhecer, interpretar e intervir, contribuindo para a conservação do ambiente e da vida selvagem.

As crianças são acompanhadas por monitores do Monte Selvagem.

Local Monte Selvagem, Montemor-o-Novo | Preço 70 euros | Tel. 265 894 377 | Datas e horários de 28 para 29 de Junho; de 1 para 2 de Julho; de 5 para 6 de Julho, das 19h30 às 18h do dia seguinte

-------------------------------------------------------------------

Descobrir a vocação durante o Verão

Artes de Representar (4 a 8 de Julho), Psicologia (4 a 8 de Julho), Música Moderna - Jazz & Pop/Rock (4 a 8 de Julho), Arquitectura (11 a 15 de Julho), Comunicação & Multimédia (11 a 15 de Julho) e Organização de Eventos (18 a 22 de Julho) são as seis áreas disponíveis na Universidade Lusíada de Lisboa.

Nesta 5ª Edição dos Cursos de Verão, os estudantes do 9º ao 12º podem aproveitar melhor o tempo em que estão sem projectos escolares. O desafio é transformar essa época numa valorização para os jovens, oferecendo-lhes uma experiência universitária, de uma forma divertida.

Os Cursos de Verão oferecem formação em áreas relacionadas com as suas aspirações, ajudando a descobrir a vocação, desenvolver hábitos de estudo e preparar um futuro consistente.

Local Universidade Lusíada | Preço 120 euros | Tel. 213611 504 | Horário das 10h às 18h

--------------------------------------------------------------------

Transforme as crianças em Anjos de surf

Já estão abertas as inscrições para os ATL de Verão da Angels Surf School, que contam com alguns dos melhores professores de surf.

Um dia num ATL da Angels Surf School não é só feito de aulas de surf. Há tempo para os alunos se conhecerem e criarem amizades. Há tempo para apreciar o ambiente e estar em contacto com a Natureza, numa experiência única. Há tempo para muitas outras actividades, que garantem que os alunos estejam sempre ocupados e divertidos. As formações já começaram e prolongam-se até 9 de Setembro, em pacotes semanais.

A Angels Surf School nasce no ano 2000, como a primeira escola de surf sediada na praia de Carcavelos. A escola de surf do Campeão Nacional Marcos Anastácio resulta de uma filosofia saudável, que combina uma base pedagógica, social, cultural e de preocupação ecológica.

Local Marginal n.º 6, Carcavelos | Preço 130 euros (por semana); 25 euros (almoço opcional) | Tel. 962 681 113 | Horário de 2.ª a 6.ª, 9h às 18h

---------------------------------------------------------------------

Dormir com as lontras no Fluviário

O Fluviário de Mora promove umas férias diferentes. Além da visita habitual ao 1º grande aquário europeu de água doce, as crianças são convidadas a participar em actividades, preparadas especialmente para o Verão.

Uma das iniciativas mais apelativas é Dormindo com as Lontras, para saber se os peixes dormem e se as lontras chiam. Outra sugestão é ir À Descoberta dos Bastidores, para saber como se prepara a comida dos animais ou como se tratam quando estão doentes. Também há espaço para cinema, com o filme Expedição Rivus, em exibição diária, às 17h30.

Aberta a todas as crianças, a Sala de Aula/Laboratório permite pintar, modelar e ver à lupa ou ao microscópio várias preparações. Pintar perfis de peixes, moldar plasticina, colar cascas de flores e papéis são alguns exemplos do que se pode fazer em Rio Colado ao Coração.

Local Fluviário de Mora, Mora | Horário das 10h às 19h

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Viver o Verão e as férias como eles quiserem | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE