PUBLICIDADE
Programa do Governo

Saiba o que lhe vai custar o imposto de 50% no Subsídio de Natal

30 | 06 | 2011   18.24H

Passos Coelho anunciou hoje que o Governo vai adoptar «uma contribuição especial para o ajustamento orçamental» em sede de IRS, a vigorar apenas este ano, «equivalente a 50% do subsídio de Natal».

Luis Miguel Mota | lmota@destak.pt

Depois de alguma confusão entre os deputados presentes no Parlamento, o primeiro-ministro esclareceu o teor do novo imposto extraordinário.

«Eu não disse que seria 50% do subsídio de Natal, disse que seria o equivalente em termos financeiros. Por isso reservei o detalhe da medida para as duas semanas que se aproximam», afirmou Passos Coelho.

Deste modo, a contribuição extraordinária poderá ser aplicada de forma faseada e não apenas de uma só vez sobre o 13º mês.

«Com frontalidade, digo que é o que representa 50% do subsídio de natal no que representa o excedente do Salário Mínimo Nacional», disse ainda Passos Coelho.

Deste modo, o imposto será aplicado não sobre 50% do total do valor do subsídio, mas apenas na parte que excede o salário mínimo.

Os detalhe do novo imposto extraordinário está por explicar, nomeadamente como será aplicado na prática, mas já se sabe qual será o impacto para os bolsos dos portugueses.

Assim, e de acordo com as primeiras contas do Jornal de Notícias, um português com um subsídio de Natal de 1000 euros, por exemplo, pagará o imposto em valor “equivalente” a 50% da diferença entre 1000 euros e 485 euros.

Isto é: 50% x (1000 – 485 ) = 50% x 515 euros = 257,5 euros.

Ou seja, o imposto extraordinário para este exemplo de subsídio de Natal de 1000 euros seria de 257,5 euros.

No entanto, importa salientar que o governo ainda não sabe como será aplicada esta medida e que, nas próximas duas semanas, o Ministério das Finanças estudará a questão.

Saiba mais sobre:
Foto: 123RF
Saiba o que lhe vai custar o imposto de 50% no Subsídio de Natal | © 123RF

35 comentários

  • Triste, mas muito triste... uma ABERRAÇÃO, é que as vítimas dos ROUBOS ainda têm de pagar o que a CORJA DE GATUNOS FURTOU À FARTASANA. Sr. Primeiro Ministro, antes de aplicar medidas extras para equilibrar as contas, trate de JULGAR A CORJA DE GATUNOS, OBRIGANDO-OS A REPOR TUDO O QUE ROUBARAM. Caso não saiba por onde começar eu terei todo o prazer de o informar: Para primeiro prato comece pelo SACANA do oliveira do BPN, e basta esse, porque em três temposr o LARÁPIO descarrega os nomes dos restantes VERMES. Pense nisso, e verá que não será muito difícil angariar fundos para equilibrar as finanças, e depois sim: se caso for necessário o povo contribuirá, mas de certeza absoluta que não será necessário os tais 50% que excedem o salário mínimo.
    Armando Dias.
    Armando Dias | 12.07.2011 | 21.22Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Congratulem-se carissimos portugueses em ser so 50% s/ subsidio de natal, mas nao vao perder pela demora que quando a fome apertar vai ser sobre o subsidio de ferias e depois sobre todos os meses de salario. Mas o pior sera quando nos meterem todos em barracoes do Estado e nos derem uma farda e uma sopa quente ao meio dia e nos mandarem trabalhar de sol a sol e de borla, ficando o Estado (nauseabundo) com a totalidade dos nossos rendimentos. Ah e se estivermos doentes, e nao pudermos trabalhar vamos parar a vala comum. "ASSIM SEJA .AMEN"
    Herminio | 06.07.2011 | 14.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ha quem roube e faz o que quer do país, e quem paga sempre o mesmo, não considero ajudar mas sim sustentar quem nos rouba.
    Investiguem essa gente recuperem a riqueza não justificada deles e assim se faz justiça.
    Hugo | 06.07.2011 | 13.44Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Alexandre Barreira.
    Mas é mesmo bem feito, porque este povo rameludo, que nem a cara lava, não vê um combóio à frente dos CORNOS! Será que o POVO ainda não se apercebeu que PS , PSD , CDS/PP , são o BLOCO CENTRAL, portanto a sua politica é a mesma, apenas o que muda é o CHEFE DA CAMORRA. OLHE ó sr. Al. Barreira: repare como o ASSESSORE do Ex - ministro do negócios Estranjeiros - Luís Amado, passou para CHEFE DE GABINETE de PASSOS COELHO !!!!!!!!!!!! Antigamente, no tempo de Salazar, havia a União Nacional - partido único; depois, Marcelo Caetano criou a Acção Nacional Popular - partido Único; agora, embora haja várias siglas a circular por aí, unicamente para baralhar a malta, existe na verdade UM PARTIDFO ÚNICO - BLOCO CENTRAL ( PS;PSD;CDS/PP); os outros, são meros figurantes que o CLUBE DE BILDERBERG deuixa por aí andar, para dizer que estamos em democracia e nada mais.
    a mim pouco interesa - bem feito | 02.07.2011 | 19.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caro A MIM POUCO INTERESSA-BEMFEITO . . . !
    Bem observado . . . !
    Porque as "malguinhas" . . . !
    Gostam muito . . . !
    De "novelas" . . . !
    E se meterem o "natal" . . . !
    Ainda melhor . . . ! ! ! ! !
    alexandre barreira | 02.07.2011 | 13.43Hver comentário denunciado
  • Os olhos da cara, já nos custaram. Agora só falta o olho do c.........
    Alberto Sousa | 02.07.2011 | 13.42Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mas atenção: Esta medida, saiu assim da cartola, para que o ZÉ se entretanha a discutir - mais centimo para qui, menos centimo para ali e se esqueça que há coisas mais importantes com que se deveriam preocupar, tal como o dinheiro que foi ROUBADO À NAÇÃO E NÃO SE OUVE DIZER A ESTE GOVERNO, NADA SOBRE ESTA QUESTÃO, PELO CONTRÁRIO, LÁ VAI MAIS UNS MILHÕES PARA O BPN, do dinheiro do ZÉ, porque o BPN, continua a ser um dos contentores de desvio do dinheiro dos portugueses, para os srs. politicos. O POLVO, CONTINUA NA ROUBALHEIRA, só mudou de PADRINHO.
    a mim pouco interessa - bem feito | 02.07.2011 | 12.27Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Infelizmente a mim não me é cortado nada! Tenho uma reforma de 460,00 €. Eu quando me aposentei já lá vão cerca de 13 anos, fiquei com uma pensão superior ao Ord. Minimo Nacional; estive oito anos sem ter aumento, dado que na função pública, os aposentados só passariam a ter aumentos, quando os funcionários do activo atingissem 10% de aumento! De qualquer modo, pergunto: Porque estou eu hoje com uma pensão inferior ao Ordenado Minimo Nacional? SERÁ QUE SEJA PARA CONTRIBUIR PARA AS DUAS TRÊS E MAIS REFORMAS MILIONÁRIOS QUE POLITICOS E GESTORES TÊM E QUE ADQUIRIRAM EM MEIA DÚZIA DE ANOS?
    Sócrates passou à História, ao esquecimento; cumpriu com a parte que o CLUBE DE BILDERBERG lhe encomendou; O CLUBE DE BILDERBERG, é o Governo Global, e só são eleitos a qualquer país, quem der provas que vai cumprir as ordens dimanadas pelo capitalismo internacional - O CLUBE DE BILDERBERG. Sócrates foi levado a este Clube , pela mão de Pinto Balsemão; Passos Coelho Foi Levado a este CLUBE pela mão de Pinto Balsemão, tal como todos os que nos têm (des) governado. Agora, PASSOS COELHO, vai dar continuidade ao serviço que Sócrates deu - CRIAR MAIS DESEMPREGO, MAIS MISÉRIA, PARA QUE A NOVA ESCRAVATURA DO SÉCULO XXI, SEJA UMA REALIDADE; mas isto não é só em Portugal - isto é a nivel GLOBAL. O CLUBE DE BILDERBERG, de cariz NAZI, quer acabar com a cultura, com a saúde gratuita, apoios sociais, procurando a iliminação dos velhos, dos deficientes e todos aqueles que não possam trabalhar, não através de CÂMARAS DE GÁS, mas através da fome, da miséria, da falta de assistência na saúde. QUANTO AO ROUBO DE PARTE DO SUBSÍDIO DE NATAL E QUE ATÉ , E COMO ACIMA DISSE, NÃO ME ATINGE, Eu acho que é muito bem feito para os TRABALHADORES da PRIVADA, que comam pela MEDIDA GROSSA, pois ao longo dos anos, que VÊM BERRANDO - que se deveria tirar tudo aos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, como se eles fossem os ladrões da NAÇÃO, só que os trabalhadores da PRIVADA, nunca repararam que foi encostados aos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, que lá foram colhendo algumas regalias, tais como aumentos de ordenados, férias, subsidios e outras. Os trabalhadores da PRIVADA, deveriam reparar que o PATRONATO, tem colhido subsídios para tudo e então na agricultura, tem sido um FARTAR... OLHEM COMO AQUELE ENGENHEIRO DO CONCELHO DE montemor o velho , RECEBEU SÓ DE UMA VEZ 150.000,00 € E OUTROS MAIS, SEM FAZEREM COISA NENHUMA, SEM TEREM PREJUIZOS, SEM CULTIVAREM NADA!!!!!!!!! Os trabalhadores da PRIVADA, em vez de lutarem para que os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ganhem menos e percam regalias que adquiriram ao logo de dezenas de anos, deviam se juntar a eles e procurarem ter tambem essas regalias e mais e não ao contrário; assim, já vão sofrendo na pele , A SUA MALVADEZ , que hoje já vão trabalhado , praticamente de sol a sol - NOVA ESCRAVATURA.
    a mim pouco me interessa - bem feito! | 02.07.2011 | 12.16Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • CORRECÇÃO: tanta ignorancia que há por aqui! A maioria das pessoas vai ter pouco desconto! Para se ter 50% de desconto teriam de ganhar uns 20.000 euros! Informem-se antes de dizer bacoradas! Muito feliz estou eu por nao me cortarem o subsidio todo!
    maria | 02.07.2011 | 06.10Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • tanta ignorancia que há por aqui! A maioria das pessoas vai ter pouco desconto! Para se ter 50% de desconto teriam de ganhar uns 2000 euros! Informem-se antes de dizer bacoradas! Muito feliz estou eu por nao me cortarem o subsidio todo!
    maria | 02.07.2011 | 06.07Hver comentário denunciado
  • Este Corte no subsidido de Natal, para todos aqueles que tem um vencimento inferior a 1500,00 euros, e votaram P.S.D. ou C.D.S., é bem feito ainda havia de ser pior, mas isto ainda não vai ficar assim, ainda vamos ter cortes maiores. O Sócrates, só cortava a vencimentos superiores a 1500,00 euros, mensais, e avisou que o P.S.D. mais CDS que iam cortar no susiidio de Natal. Lembram-se quando um jornalista em V.F.Xira uma semana antes das eleições disse a Passos Coelho, Sócrates diz que voces se ganharem as eleições vão cortar no subsidio de natal, passos respondeu isso não tyem cabimento nenhum, é uma pura mentira. Para quem chamava mentiroso a S+ocrates e agora faz isto, só pode ser um grande vigarista, um
    trapaceiro.
    Pagante de impostos para Tapar a ROUBALHEIRA BPN | 02.07.2011 | 00.03Hver comentário denunciado
  • os de esquerda queixam-se agora do que ? nao estao contentes porque ? quando deviam poupar , nao o fizeram , so souberam pensar em legalizar abortos , despenalizar as drogas , casamentos de homoxexuais e legalizar milhares de imigrantes . agora aguentem !
    paulo | 01.07.2011 | 23.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • ah ah ah tais fho di dos . . . ??? votem psd e cds ah ah ah ou ide fazer greve contar o pec 4 ehehehehehehehe
    bandido | 01.07.2011 | 17.03Hver comentário denunciado
  • Pois,mas só aqueles por conte de outrem é que não fojem, porque os taxistas,nem metade das receitas declaram; os feirantes e restaurantes ainda pior e quem se lixa è sempre o mesmo. Á pois, quando o mar bate do rocha quem se lixa é o mexilhão.
    MM | 01.07.2011 | 16.24Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mais quem tem um ordenado de 1.500 euros em Portugal não é nenhum pobrezinho, tenham lá dó ... as pessoas queixam-se de barriga cheia ...
    Birraz | 01.07.2011 | 15.56Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • As pessoas estão a fazer um escandalo por uma porcaria de nada! Ou ainda não perceberam? Eu explico - por exemplo quem ganha 500 euros subtrai a este o valor de 485 euros (valor do ordenado minimo) depois o resultado (15 euros!!) é dividido por 2 (o que dá 7,50 euros!!!) e é esse o valor que vão pagar! Fosga-se acham muito??? Muito seria ficar sem a metade do subsidio, ou todo por completo ...
    As pessoas falam falam/escrevem escrevem só para não estarem caladas ...
    Birraz | 01.07.2011 | 15.53Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Eu sou a favor desta medida, que é para o bem do meu Portugal.
    Venham mais que são bem vindas se for para o bem de todos nós.
    Sensata | 01.07.2011 | 15.14Hver comentário denunciado
  • AGARRA QUE É LADRÃO - PASSOS TIRA O SEU PRIMEIRO COELHO DA CARTOLA-----«Passos Coelho anuncia imposto de 50% no Subsídio de Natal»------------------------------------------- - Um ladrão é sempre um ladrão e assim o é desde o primeiro momento em que começa a roubar. O discurso deste senhor vai na esteira de outros senhores que foram como ele e daquele que ele soube, duramente, criticar. Têm obrigação de conhecer, mas, enganam-nos, sempre passando por ignorantes, para assim "furtarem e continuarem a furtar e mais furtariam se mais houvesse". Passos em vez de seguir por outro caminho, seguiu os passos de Barroso e de Sócrates (limito-me ao séc. XXI). Mas, até acredito que Passos creia não ter aproveitado o dia das mentiras: afinal o candidato nas legistaltivas e o PM são entidades distintas. O primeiro era um mero deputado que não sabia nada e o segundo um governante que as sabe todas. Se sabe tudo, diga lá senhor dos passos, como é que garante a universalidade deste imposto extraordinário? Parece-me que se não o conseguir fazer, como creio que assim é, o mesmo é inconstitucional.
    MIG | 01.07.2011 | 11.15Hver comentário denunciado
  • Quando será que o Zé Povinho acaba de vez com a "classe Politica"??? Estes Exmºs Senhores, fazem a festa, governam e governam-se como bem lhes apetece, e o Zé Povinho paga as favas??? Será isto Democracia??? Não!!! Não é este o tipo de Democracia que pretendo para os meus filhos quanto mais para mim!!! Isto tem apenas um nome: ROUBO!!!
    José Gonçalves | 01.07.2011 | 07.58Hver comentário denunciado
  • AS FORÇAS ARMADAS E AS FORÇAS POLICIAIS TÊM DE SE JUNTAR AO POVO E PRENDER ESTES BANDIDOS TODOS!!!
    TEMOS DE ACABAR COM ESTES LADRÕES TODOS!
    TEMOS DE ACABAR COM ESTES LADRÕES TODOS! | 01.07.2011 | 00.24Hver comentário denunciado
  • BAUNDIDO... Óbistes o Bernardin e o Jeróme...? Akilho é que som pelitricos, puxa? Eles inté incurrilham as caras de tão mauzes que çom...Adoro-los; mas oilha çu Setaline fosse o doije, já xravam a caminhu do GULAG...,Óbistes beinhe???
    purrex | 30.06.2011 | 23.46Hver comentário denunciado
  • O que vai acontecer na realidade é o seguinte:
    Quem ganha 1500€,recebe líqidos +-1200 €,mas este imposto vai incidir no iliquido.Assim (1500-485)x50%=508 €. Quem está habituado a receber 1200 € liquidos de subsídio de Natal,este ano vai ser expoliado em 500 €,recebendo apenas 700 €+-.Estas contas é que são reais e dolorosas......
    Os gestores de topo que ganham 30.000 € mensais, ou mais,não lhes fará grande mossa,porque geralmente recebem 15 meses por ano,fora as mil e uma mordomias, que vai atenuar todo e qualquer imposto extraordinário.
    15000 € a menos num vencimento anual de 1 milhão,é como uma gota de água no oceano.... Coitado do pobre que não sabe o que fazer para sobreviver....Muitos irão para outros países,ou então viverão deprimidos e frustrados recorrendo á sopa dos pobres,ou assaltando algum banco se tiverem iniciativa para isso.....
    matias | 30.06.2011 | 23.45Hver comentário denunciado
  • Poizé...Foram só 3 erros ortográficos e 2 erros sintácticos.... Mas oilha... Num precebesres a entessom?...
    Purrex | 30.06.2011 | 23.42Hver comentário denunciado
  • A todos um bom Natal, a todos o bom Natal, Que seja um bom Natal Para todos nós... Eu não estou a ver como, mas enfim...
    fzappa | 30.06.2011 | 22.32Hver comentário denunciado
  • Ó purrex... pela tua conversa , deves ser daqueles que tem padrinho. Com os erros ortográficos que dás... vai cavar terra!!!
    Henrikovic | 30.06.2011 | 21.34Hver comentário denunciado
  • Junta-te a um país virtual em: http://tiny.cc/prsf6
    jorge | 30.06.2011 | 21.05Hver comentário denunciado
  • andaram a fazer greve contra o PEC 4 agora aguentem com o PEC 5, 6 etc... Votem no PSD e CDS ehehehe
    bandido | 30.06.2011 | 20.49Hver comentário denunciado
  • Estes vigaristas não têm legitimidade nenhuma para governar!
    100% - 42% = 58% ( 58% X 38% = 22% PSD )
    58% X 11% = 6% CDS (22% PSD + 6% CDS ) = 28% TOTAL.
    Estas são as contas reais!
    Eles vão governar contra 72% do povo.
    O Allende tentou governar contra 64% e acabou com um tiro na cabeça!!
    Estes vigaristas não têm legitimidade nenhuma para governar! | 30.06.2011 | 20.21Hver comentário denunciado
  • Estes indivíduos que deviam estar todos presos, é que vão para o poder.
    Neste momento vivemos num pais mafioso!
    Portugal estás nas mãos do crime organizado.
    Passos Coelho é o "testa de ferro" dos assaltantes de Bancos. Paulo Portas é o tal dos Submarinos que não são precisos mas que ele comprou para usurpar 30 milhões.
    Com esta classe politica não vamos conseguir tirar o país da crise!
    Portugal estás nas mãos do crime organizado | 30.06.2011 | 20.20Hver comentário denunciado
  • benfeito a quem votou nestes merdas, agora aguentem a bronca. A direita so lixa os pobres. mil vezes pior que o socras
    alma | 30.06.2011 | 20.09Hver comentário denunciado
  • AS FORÇAS ARMADAS E AS FORÇAS POLICIAIS TÊM DE SE JUNTAR AO POVO E PRENDER ESTES BANDIDOS TODOS!!!
    TEMOS DE ACABAR COM ESTES LADRÕES TODOS!!!
    TEMOS DE ACABAR COM ESTES LADRÕES TODOS!!! | 30.06.2011 | 20.09Hver comentário denunciado
  • Sendo assim . . . !
    Reparem bem . . . !
    Na pancada . . . !
    Ou seja . . . !
    Se ganhares 1000€ . . . !
    Levas uma "medalha" . . . !
    De 257€ . . . !
    Se ganhares 500€ . . . !
    Levas uma "medalhinha" . . . !
    De só 7,50€ . . . ! ? ! ?
    Por favor . . . !
    Deixem de andar . . . !
    A brincar às "malguinhas" . . . ! ! !
    alexandre barreira | 30.06.2011 | 20.04Hver comentário denunciado
  • E se ganhar 500€ . . . ?
    Como é que farão . . . !
    A operação . . . ?
    Será . . . !
    50% X (500 - 485) = 50% X 15€ = 7,50€ . . . ?
    Meus caros . . . !
    Preparem bem . . . !
    As "malguinhas" . . . !
    Porque o povo . . . !
    É "manso" . . . !
    Mas não é estúpido . . . ! ! !
    alexandre barreira | 30.06.2011 | 19.59Hver comentário denunciado
  • Ouve...lá ó Henrikovic... O (NOSSO) Povo sabe muito mais do que tu lhe ensinaste...E wsabe muito bem o que quer e para onde VAI... Limita-te, porra?
    ~~~~
    O MBernardin... tá precisando de um gato esfolado pelo focinho, repito; focinho.
    Purrex | 30.06.2011 | 19.47Hver comentário denunciado
  • Então... e as mordomias dos gestores e companhia. E os subsídios para isto e para aquilo. No caso da agricultura e do mar é o que se vê?! O FP( funcionário público), mesmo aquele que ganha pouco é que está sempre a levar por tabela. Está mal. Há funcionários públicos bons e maus, como em todo o lado. Continua a pagar o justo pelo pecador. O Zé povinho é que se lixa, sempre... sempre... sempre... Depois admiram-se que haja corrupção e Xico-espertismo a rodos. Tenho vergonha de ser português, há tugas de 1ª e outros de 2ª!!!.... a culpa?! - A mentalidade tacanha do nosso povo, que tudo permite e tudo aplaude... mesmo sem saber do que se trata. Passem bem!!!
    Henrikovic | 30.06.2011 | 18.37H
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE