Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
OPINIÃO

Notícias da Guerra

07 | 07 | 2011   19.16H
J.L. Pio Abreu

AMoody’s acabou de nos lançar mais um torpedo. Acertou em cheio no Bolsa de Valores que se afundou de repente. Os piratas internacionais preparam-se para apanhar os destroços. O País, já paralisado pela barragem de fogo que, em Março, as grandes máquinas de guerra – Fitch, Standard & Poors e Moody’s – dispararam em sincronia, pode ficar sem reacção.

Assim vai a guerra mundial. A frente de Wall Street, contando com a estupidez e a cumplicidade dos políticos europeus, acabou de submeter a Grécia. Irlanda e Portugal estão debaixo de fogo e já se preparam para atacar a Espanha, Itália e Bélgica. A guerra, no século XXI, não precisa de armas pesadas. Ela baseia-se em informação. E as máquinas de guerra são as Agências de Rating.

Para o cidadão comum, soa estranho que estas agências privadas, depois dos reconhecidos erros e graves prejuízos que causaram à economia, bem como dos conflitos de interesses que evidenciam e dos processos judiciais que correm contra si, continuem na frente da encarniçada batalha contra a Europa. Mas soa ainda mais estranho que elas sejam pagas pelas instituições que atacam ou protegem. Para que tudo fosse mais transparente, os Estados e instituições europeias deviam divulgar quanto pagam a estas três agências.

Conta-se que quando um sentenciado chinês é executado, o Estado manda à sua família a factura da bala que o fuzilou. Na Europa, somos todos nós, contribuintes, que pagamos as máquinas de guerra que nos estão a destruir.

© Destak

26 comentários

  • As águas já eram.Vão ser vertidas.Ainda que contaminadas, e porque são de todos os portugueses,cada um deve pagar o que consome, a quem as tratar bem.Em vez de pagá-las como águas sujas, que servem apenas para agasalhar o secretariado dos autarcas corruptos, deixando a Companhia, numa seca de milhões.
    Brigada do reumático | 14.07.2011 | 22.21Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • E de facto, acabámos mesmo por ser beneficiados: a Itália assustou a Alemanha o suficiente. Pelo menos vão-nos baixar as taxas de juro. O FEEF deve ser flexibilizado para permitir a recompra da dívida no mercado secundário e mais cedo ou mais tarde o mercado de Obrigações Portuguesas deve acabar (na prática já acabou este ano). Vamos aguardar pela criação do Ministério das Finanças Europeu. É interessante observar que este é o primeiro movimento no sentido da flexibilização do FEEF ( em Março, Sócrates conseguiu convencer Merkel a fazê-lo, mas estava condicionado às medidas do PEC IV que, ao ser chumbado, fez a Alemanha regressar às suas posições anteriores).
    K. | 13.07.2011 | 11.17Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • As águas de Portugal não são da "Águas de Portugal" caro Rigor do Vimieiro, não se iluda, pois que a confusão faz mal à psique. As águas de Portugal pertencem aos portugueses e não a privados mesmo que de forma pomposa se aventurem a chamar à empresa "Águas de Portugal", caro Rigor do Vimieiro. E note bem que antes de as águas dos portugueses serem geridas pela "Águas de Portugal" toda a gente bebia água da torneira. Agora quase se vomita ao fim de fazê-lo durante alguns dias. As águas devem retornar à supervisão das autarquias, e serviços que não devem ser pagos não se pagam. Aliás, porque as águas são importantíssimas num país, até para segurança interna, pois através delas gente sinistra e mal intencionada pode ir aos poucos envenenando uma população inteira, como bem sabem. E muita gente desconfia até que poderá ser para obter esse poder que alguns gostariam de estar em poder das águas dos países. Muito cuidado com as águas públicas! Aliás, a primeira coisa a exigir é que nos fontanários do país passe e poder-se beber água sem ser contaminada, como acontecia antes de existir a "Águas de Portugal".
    CUIDADO COM AS ÁGUAS | 12.07.2011 | 11.32Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O mundo financeiro público e privado, grandes bancos ou governos, têm métodos para medir e analisar a qualidade das economias e das dívidas soberanas. A Moody's apenas foi o primeiro a dar a cara e a fazer soar os alarmes, mas qualquer grupo bancário, banco central, ou sindicato finaceiro, consegue prever e auditar os dados da realidade subjacente às finanças públicas portuguesas, espanholas, italianas, irlandesas ou de qualquer outro país. Se alguma entidade achar por bem que Portugal ou a Grécia, por exemplo, têm uma adminitração pública de qualidade e condições económicas para não empobrecer abruptamente, eles compraram dívida e investirão nesses paises. O que está a acontecer é que finalmente o sistema economico-financeiro chegou ao seu limite no mundo desenvolvido e de elevado rendimento. Não é possível, nem desejável, existir um aumento populacional ao mesmo tempo que se obriga a todo o custo que ocorra crescimento económico anual. A solução passa por reduzir o consumo não produtivo e de artigos que não sejam bens de equipamento e de capital, elevar a propenção a poupar das famílias, reduzir os impostos e reduzir o Estado (reduzir salários, reduzir o número de funcionários redundantes e excedentários, aumentar a eficiência, cumprir objectivos, etc.), criar e acelerar uma economia baseada nos conceitos de sustentabilidade e survivalismo, com aposta nas energias renováveis, na microgeração energética, no aproveitamento dos solos para produção agricola, pecuária e florestal, fomentar uma economia do mar mais ambiciosa, fomentar o autoemprego e o empreendedorismo, etc.
    João Castro | 11.07.2011 | 22.20Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Oh Pio você bem se esforça por arranjar desculpas para a má gestão do Secretário Geral.Agora com a sequência de acontecimentos inegáveis e nefastos e de origem duvidosa,pretende comprovar a teoria da conspiração.Mas apesar desta hipótese ,não desculpa o desfiar da má governação até à penúria, a que nos levou o defunto Secretário Geral.Todos os dias é uma panóplia de erros e do "no fare niente" perante o descalabro geral.Hoje são os milhões de divida das autarquias às Águas de Portugal.Pagamos a água e o lixo para os autarcas se auto promoverem com boas secretárias no trabalho.Todos os dias um coelho, sai da cartola do ex-ilusionista...e futuro filósofo!
    Rigor do Vimieiro | 11.07.2011 | 21.40Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • http://vimeo.com/21049802 ...
    É imperativo difundir este vídeo. Ponham nos vossos blogs, murais, mandem o link por mail, façam download. Primeiro caiu a Grécia, depois caiu a Irlanda, Portugal acabou de cair e a seguir é a Espanha. Para entender qual é o verdadeiro objectivo da consequência da entrada do FMI, é essencial ver este filme.
    http://vimeo.com/21049802 | 10.07.2011 | 17.06Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • 1sóziTYochinezoca jamet `´e sentensiado.....................:::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    s100noninus | 10.07.2011 | 03.54Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Já por aqui há agentes das empresas de rating infiltrados, obviamente. A vender o peixe delas. Estão a trabalhar. É deixá-los trabalhar...
    TOPEM-LHES AS MANHAS | 09.07.2011 | 16.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A explicação para o que se passa em Portugal pode ser dada pela última frase de um anterior artigo do autor, "Os Invejosos": "Se quiser saber quem é o verdadeiro líder de uma comunidade, procure aquele de quem mais mal se diz."...ora, com a queda de Sócrates, o verdadeiro líder de Portugal passou a ser...o Mercado!
    Obama | 09.07.2011 | 10.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ironicamente, Portugal vai ser extremamente beneficiado por este downgrade. É fácil de compreender porquê: ele conseguiu fazer andar o "Elefante no Quarto": a dívida pública italiana. Ora aqui trata-se de 2 Triliões de dólares de dívida soberana. Para além disto a Espanha está quase a ser obrigada a pedir ajuda (está como estava Portugal antes de Sócrates cair)...Como Bélgica e França estão como Portugal (Itália está MUITO PIOR), resta Alemanha +Finlandia, Austria e Holanda para resgatar. Ora o PIB destes 3 países juntos é 3.5 triliões, logo é matemáticamente impossível resgatar a Itália. A espiral labirintica onde a Alemanha se meteu (por estupidez, dizer que Merkel foi cumplice seria reconhecer-lhe um pouco de inteligência, qualidade que é claramente inexistente naquele espírito raquítico) é descumunal, se tivermos em conta as participações cruzadas na banca europeia. Por exemplo, o Unicredit, o segundo banco Italiano mais exposto à divida soberana, é dono do HypoVereinsbank (segundo maior banco Alemão) e do Bank Austria (o maior banco Austríaco). Esta semana caiu 30%! Um Default italiano levaria ao colapso quase todos os bancos Alemães ( e, acredito que, por contágio, todos os bancos do mundo ficariam insolventes). Logo, não podendo fazer nada em relação a Itália, resta ao grupo liderado pela Alemanha recuar nas suas ambições moralistas de reestruturar a dívida Grega e abrir espaço para a mutualização da dívida Europeia, o que iria resolver isto tudo de uma vez. A Moody´s limitou-se a fazer o seu trabalho e dizer a verdade: se avançarem com a reestruturação na Grécia, dentro de pouco tempo irão fazer o mesmo em Portugal. No fundo o rating mede a probabilidade de um país reestruturar a dívida. Ora se a Alemanha vai obrigar Grécia e Portugal a fazê-lo, que rating pode ser dado a estes países? O cúmulo da hipocrisia é ver Schauble e Merkel a criticarem a Moody´s por ter escrito no rating o que eles próprios estavam a fazer. A Moody´s prestou um grande serviço a Portugal. E o país inteiro revoltou-se contra ela, apesar de ter assitido serenamente ao downgrade (esse sim, totalmente injustificado) desde AA até BBB que nos levou a pedir ajuda. Dá que pensar...
    K. | 09.07.2011 | 10.14Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Também te deves lembrar da banda da parolada a fazer estádios de futebol por todo o lado... e muitas outras coisas que seria até maçador enumerar...
    S213 | 09.07.2011 | 09.39Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Muito bom artigo e muito bom comentário do Sócio-económico. Tal como ele também eu me lembro da crise do petróleo de 1973 e como isso coincidiu com um forte sucesso na nossa guerra colonial.
    Foi o tempo em que os camiões TIR avançavam durante a noite pelo país e se discutia se traziam bens alimentares ou material de guerra.
    Bons tempos!!!
    Agora esta guerra parece a guerra do Solnado. É só rir! Antes O PM Sócrates dizia que o problema da dívida era um problema causado por um ataque especulativo e um ataque ao Euro.
    Os jornalistazecos, a mando dos de sempre, diziam que o homem era mentiroso, que inventava justificações, que era preciso vir o FMI porque o acesso ao fundo europeu que tanto trabalho deu a Sócrates e Merkel não interessava, não era suficientemente penalisador de forma a que todo o país odiasse Sócrates e o PS por muitos e muitos anos.
    Agora o PM Coelho meteu-se no mar antes da onda rebentar e vai começar a sentir a turbulência e os murros no estômago, ainda que agora venham todos em socorro do menino, até o "calado" cavaco veio falar "grosso", claro que só depois de ver que a moda era essa. Que isto de sair para a rua só se faz quando não há qualquer hipótese de chuva porque a chuva molha.
    Concluindo, os homens do marketing como Coelho e Cavaco, sem conteúdo mas isso não interessa nada pró-caso, vão navegar no mainstream e desde que dêem as coisinhas que prometeram aos amiguinhos com as privatizações, qualquer cócó que façam vai ser sempre apresentado em jornais e televisões com um óptimo tom de dourado. E entretanto vamos andado entretidos com estas coisinhas da Moodys e companhia com tolinhos a empertigarem-se no seu patriotismo declamatório.
    Siga a banda que eu já vi esta fita há muitos anos.
    Manuel Tavares | 09.07.2011 | 00.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não sejas tão mesquinho, Ó CERQUEIRA! Evolui mentalmente e deixa-te de teatros e de afecções.
    PRÓ AGENTE DOS USA | 08.07.2011 | 16.55Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A Moody’s está ao serviço de quem?
    Quem quer destruir o €uro? … E porquê?
    O “esquema” do petrodolar …
    A queda do dólar americano…
    As pessoas não compreendem a verdadeira razão que levou à guerra do Iraque e a razão que levou a ameaça de guerra pelos EUA ao Irão.
    Não são armas nucleares, não é o terrorismo e não é por causa do petróleo.
    Tem sim a ver, com a protecção e manutenção do maior “esquema” da história moderna, o “esquema” do “petrodolar americano”.
    Em 1971 EUA imprimiam e gastavam muito mais dinheiro do que aquele que podia ser coberto pelo ouro que possuíam e produziam. Uns anos mais tarde a França exigiu a redenção dos dólares que tinha acumulados em Stock aos EUA, em troca de ouro. Mas os EUA rejeitaram a exigência já que de facto não tinham ouro suficiente para cobrir os dólares que tinham imprimido e usado para pagar bens por todo o mundo, cometendo desta maneira um acto de bancarrota.
    Por isso, os EUA foram ter com os Sauditas e fizeram um acordo – A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) passaria a fazer todas as vendas de petróleo em dólares americanos.
    A partir daquele ponto, qualquer nação que desejasse comprar petróleo, teria primeiro de ter em sua posse dólares americanos. Isso queria dizer que essas nações tinham de pagar aos EUA com bens e serviços, em troca de dólares que os EUA se limitavam a imprimir.
    Os americanos mantinham assim “artificialmente” o valor comercial do dólar e compravam o petróleo literalmente de graça ao imprimir esses dólares. O perfeito “almoço grátis” para os americanos, à custa do resto do mundo.
    No entanto, o “esquema” começou a ser exposto, quando Saddam Hussein começou a vender o petróleo do Iraque directamente por Euros, anulando o acordo confortável que os EUA tinham com a OPEP. Sendo assim, Saddam tinha de ser eliminado.
    Como?
    Os EUA “cozinharam” um pretexto para defender a guerra (o drama das torres gémeas) invadiram o Iraque e a primeira coisa que fizeram foi reverter a moeda de venda de petróleo para dólares americanos novamente.
    A crise monetária estava temporariamente resolvida.
    Mas Hugo Chávez, presidente da Venezuela, começou também a vender o petróleo venezuelano por outras moedas além do dólar e por isso houve vários atentados contra a sua vida e tentativas de “mudança de regime”, cujos rastos levam à CIA. O “gato petrodolar” tinha fugido do saco.
    O presidente do Irão, Ahmedinejad, ao assistir a isto, decidiu dar um pontapé no estômago do grande Satã, e fazer ainda mais - Vender o petróleo em troca de todas as moedas excepto dólares americanos.
    O jogo do petróleo e da moeda americana está a chegar ao fim. À medida que as nações do mundo começarem a perceber que podem comprar petróleo em troca de outras ou das suas próprias moedas, em vez de terem de usar dólares americanos, mais nações da OPEP irão abandonar o dólar.
    A pior coisa para os americanos será que, eventualmente, terão também de comprar o seu petróleo em Euros ou Rublos em vez de imprimirem simplesmente o dinheiro para o obter.
    Isso será o fim do império americano, o fim dos fundos para o exército americano e a destruição da economia americana.
    O grande “esquema” está a chegar ao fim e não há muito que os americanos possam fazer acerca disso, excepto talvez, dar inicio a uma nova guerra mundial!
    Eis a crise financeira mundial!
    Esperem e estejam atentos!
    socio-economico | 08.07.2011 | 15.23Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Srs Vergonha e Agentes deles, o meu apelido é Sequeira, não Cerqueira. Para escrevermos convém que saibamos ler. Mas, se se derem ao trabalho de ler devagarinho, pode ser que consigam interpretar o que eu escrevi (em dois comentários). É que foram muito rápidos a catalogar-me e, por isso, falharam redondamente. Ah! Sejam homenzinhos e não se escondam atrás de nomes ridículos.
    António Sequeira | 08.07.2011 | 14.28Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Bem visto e gostei mais uma vez do seu artigo de opinião ... "A Guerra pelo Dinheiro" Dólar Versus Euro... E deveras uma guerra porque esta vive de outra guerra...e em tempos dela as mentiras tanto são em mar como em terra e sabemos todos que se cala a Lei e a Grei.. Sabemos todos que quando existe guerra existem mandatos de Captura ... já era hora da Europa emitir um mandato de Captura Internacional a estas Agências Americanas... pelos crimes que indirectamente cometem sobre os países Europeus ... mais pobres e mais débeis economicamente para os arrasar...e por arrasto serão outros países... E o que mais me surpreende é o teatro das operações na UE ... que me importa a mim virem com justificações injustificadas quando um País fica pior e com que legitimidade podem ofender e insultar um povo ... Lixo verdadeiro reciclado poderia ser enviado num envelope Via Verde a estas agências Tiranas... como forma de protesto... ...Haja coragem de todos para não a alimentar ... mas esta está a ser alimentada pelo o medo que a faz Vencer ...porque quando o dinheiro fala a Verdade cala...
    Marluz | 08.07.2011 | 14.02Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • ANTÓNIO CERQUEIRA, até usas a mesma conversa da Moody's e tudo: os direitos de expressão! É bem provável que até trabalhes para a Moody's. Sempre a mesma treta, a dessa esquerda associada aos mestres da usura. As pessoas já vos pescaram, inventem outras tretas, que essas dos direitos já não pegam. Agora têm que ser mais criativos. Mas na verdade vocês não têm criatividade, por isso mais tarde ou mais cedo vão ter que pagar pelo mal que as vossas tretas têm feito às sociedades.
    AGENTES DELES | 08.07.2011 | 13.44Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • ANTÓNIO CERQUEIRA, a tua conversa é a típica de quem trabalha para os USA. Devias ter vergonha.
    VERGONHA | 08.07.2011 | 13.36Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • As pessoas, Sr. Nuno silva, têm todo o direito de dizer o que entendem. Incluindo asneiras. A menos que estejamos a regressar ao tempo do lápis azul...
    António Sequeira | 08.07.2011 | 13.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A sobranceria com que num segundo se atira ao ar um «bitátite» ou uma «posta de pescada» sobre um tema que desconhecemos é… espantosa. E a bazófia com que julgamos desenterrar as causas e semear as soluções simples que atormentam quem as estuda a fundo e trabalha nelas todos os dias é… assustadora. A economia é tão simples quando vista por um psiquiatra, não é? Deve ser como a psiquiatria se vista por um economista.
    Nuno Silva | 08.07.2011 | 13.15Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Acrescente-se que as ditas agências têm tido a prestimosa ajuda da Alemanha, com a Sra. Merkel ao leme. E será a Alemanha que vai escangalhar a UE. E quando se aperceber de que se afundará também, será tarde.
    António Sequeira | 08.07.2011 | 13.14Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Porque é que a Holanda, a Républica Checa, a Finlâmdia, o Chipre, a Suíça, Taiwan, ou a Coreia do Sul, não estão a passar pelo mesmo caos financeiro? Será que os seus governantes têm sido melhores do que os nossos? Será que as suas economias têm menos problemas estruturais do que a nossa? Não, não, nada disso, as agências é que estão a aproveitar-se de uma fragilidade nacional que não existe - é totalmente irreal pois nós somos frotes e estamos muito bem.
    JM | 08.07.2011 | 12.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Um óptimo artigo, caro Pio Abreu! A guerra está aí, não haja dúvidas. E as armas convencionais estão a cair em desuso porque são cada vez mais mal vistas pelo mundo. No entanto, é mesmo guerra, que não se perca mais tempo a pensar o contrário. E se as armas convencionais são mal vistas, em nada espantaria que os agressivos passassem a tentar usar armas não-convencionais, de forma a afastarem si os olhares reprovadores das opiniões públicas de hoje. Será que muita da destruição "indirecta" que se vê por aí é já provocada por armas não convencionais a serem já utilizadas pelos agressivos? Concordo com isto: "...Mas essa gente é voraz e não olha a meios, pois sempre se achou dona do mundo e agora está a entrar em pânico porque começa a ser óbvio que o seu reinado tem fim à vista. A UE não pode é deixar-se levar nessa mesma onda. A superioridade intelectual é óbvia. É ignorar os miseráveis que só com USURA conseguem ser poderosos. Mas com tanta voracidade é bem possível que eles estejam também a actuar de forma a enfraquecer a saúde das populações europeias, enquanto o pessoal aqui está entretido a discutir o assunto, por exemplo. O novo Ministério do Interior devia abrir bem os olhos para o que se anda desde há uns anos a passar nos céus do país, pois cada vez mais gente se sente mal devido a esses estranhos rastos que nele despejam certos aviões. É fazer uma lista desses aviões e ver a quem pertencem e as rotas que levam. Como é que um país poderá andar para a frente se a saúde dos seus cidadãos for sendo lentamente arruinada? O senhor ministro do Interior, por favor investigue na net o que o mundo diz sobre o assunto. É coisa muito estranha e pode estar a ser usada como uma forma "indirecta" de prejudicar grande número de pessoas, como quem não quer a coisa. E se isso for verdade, poderão estar também envolvidos tanto elementos da Meteorologia do país, da navegação aérea, e da própria força aérea, tudo instituições pagas com os dinheiros dos cidadãos. Os jornais e as TVs também encobrem o assunto, pois nunca o referem, por isso é provável que façam também parte do processo. Com a voracidade demonstrada por estes da Moody's já não há dúvidas de que as instituições dos países têm de deixar de estar numa posição de complacência. Senhor ministro, por favor Google "chemtrails". CHEMTRAILS | 07.07.2011 | 20.17H"
    HÁ QUE ESTAR ATENTOS | 08.07.2011 | 12.20Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • dá-me a impressão que embora seja uma guerra moderna de informação, com os símbolos monetários no cimo da haste, que em termos geográficos a estratégia é bem "primitiva"... estamos a ser cercados... depois do resultado da guerra fria, a desmantelação da URSS,.. finalmente chegam a Europa que desde esse período se vem a unir mais e mais. "can`t have that"!
    Sérgio | 08.07.2011 | 11.53Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Doutor, nem mais nem menos "...somos todos nós, contribuintes, que pagamos as máquinas de guerra que nos estão a destruir" ! Por acaso, os portugueses sabiam? Mas também estas satisfazem lobbies de interesses de alguns portugueses, os chamados intermediários. De qualquer das formas, tem razão o Catroga quando diz que nós nos colocámos a jeito. Apesar de tudo, consigo vislumbrar algo de positivo nesta avaliação: 1.º É dinheiro que deixaremos de pagar para esses parasitas; 2.º Maior consciencialização do povo para o abismo que está à nossa frente; 3.º A União Europeia poderá começar a dar passos sérios para ser isso mesmo "UNIÃO" (política, económica, social...)
    FIFI | 08.07.2011 | 08.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caro JLPA . . . !
    Gostei foi da "cena" . . . !
    "contando com a estupidez e complicidade dos politicos europeus" . . . !
    De qualquer modo . . . !
    As "malguinhas" . . . !
    Agradecem . . . !
    alexandre barreira | 08.07.2011 | 07.01Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE