Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
OPINIÃO

Maria José Nogueira Pinto

11 | 07 | 2011   18.56H
Luisa Castel-Branco

Muito se disse sobre Maria José Nogueira Pinto. Muitos a choraram sem pudor, e de todos os quadrantes ouviram-se elogios a uma mulher que dedicou a sua vida aos outros, em prol dos mais necessitados. Tive o privilégio de a conhecer, de a entrevistar e ficar rendida à história da sua vida, à sua personalidade tão politicamente incorrecta. Muitos poderão dizer dela mais do que eu, mas a mim marcou-me há muitos anos. Contudo, a Maria José Nogueira Pinto conseguiu transformar a sua morte na maior lição de vida que alguma vez recebi.

Quem a viu na SIC Noticias no seu debate habitual, ou ao lado de Pedro Passos Coelho, viu uma mulher irreconhecível de tão magra, tão frágil, tão doente. Contudo, bastava abrir a boca e ainda que com esforço porque a voz já lhe faltava, transmitia uma alegria tão grande, uma tão poderosa força de vida que era impossível ficar-lhe indiferente.

Numa sociedade em que escondemos a doença, o sofrimento e muito mais a morte, ela caminhava entre os outros como se nada se passasse. A Maria José, ou Zezinha, era a grande revolucionária: afirmava-se de Direita e profundamente católica, duas afirmações particularmente graves em Portugal. Mas ninguém poderá dizer que ela descriminou alguém por pensar politicamente de forma diferente ou partilhar ou não da sua fé. “Viver uma boa vida não significa viver uma vida boa”. Creio estar a citar correctamente o artigo que escreveu para o DN pouco antes de morrer.

Para mim, ela foi o maior exemplo de rectidão e amor a um Deus que alguma vez assisti.

Um ser humano assim não morre nunca.

© Destak

48 comentários

  • E digo mais, Eu nao sou comunista. Alias nao defendo ideologia nenhuma pq e tudo uma cambada de ladroes. Mas o unico homem idoneo que conheci, e que levou as suas ideias ate ao fim, certo ou errado nao importa, foi o alvaro cunhal. Estas putas do PS PSD e CDS, sao umas putas vendidas que se odeiam ate ao momento de necessitarem de fazer coligacoes. Ate o bardamerdas do Freitas do Amaral que era un icone do CDS, virou PS quando o tachinho falou mais alto. Que credibilidade tem esta gentalha que salta de partido em partido??? politicos = merda.
    anticristo | 23.07.2011 | 01.26Hver comentário denunciado
  • E obvio Soares, sao os tachinhos a funcionar.... a nogueira pinto era uma santa, o cavaco e um deus, o dias loureiro nao rebentou com o bpn, o paulo portas nao fodeu 30 milhoes nos submarinos e por ai alem..... mas ha gentinha que nao e capaz de olhar para o tachometro e perceber que estas pessoas nao sao idoneas, escrevem o que lhes da na gana de forma a servirem melhor as suas conveniencias...... Pena que os portugueses continuem de olhilhos fechados e e por isso que nao vao a lado nenhum!!!!
    anticristo | 23.07.2011 | 01.21Hver comentário denunciado
  • DESCULPEM, MAS O COMENTÁRIO É PARA A AUTORA.
    AGORA NÃO FALA NO CÃO DO SOCRATES (COELHINHO). AGORA ESTÁ TUDO BEM...
    Soares | 21.07.2011 | 12.19Hver comentário denunciado
  • Grande LOULOU Devia haver mais pessoas assim. Talvez este país nao fosse tao merdoso e hipocrita.
    anticristo | 19.07.2011 | 01.41Hver comentário denunciado
  • você so faz comentários estúpidos e levianos !basta ver de onde sai o seu mini pasquim à borlex! Ser da Direita em Portugal é um facto senhora pois neste simulacro de Pais o que prevalece de momento é a vassalagem dos dirigentes lusos ao nacional socialismo =nazismo!!! portanto deixe-se de lágrimas de crocodilo e de discursos da treta!por ultimo e sabe disso tão bem como eu , este é um Pais de pedofilos e a Igreja Catolica esta por detras disso!Pessoas assim, só servem para ocupar espaço, como se diz lá fora...
    loulou | 18.07.2011 | 20.46Hver comentário denunciado
  • ANABELA, faço das suas palavras, minhas. Esta LUIsA, sempre foi uma tachista.
    tachista - ainda vai ser assessora da preta | 17.07.2011 | 18.53Hver comentário denunciado
  • O Dias Loureiro, o tal que assaltou bancos e está a passar férias em Cabo Verde porque a justiça portuguesa permitiu, também era sacristão..
    laura | 15.07.2011 | 01.02Hver comentário denunciado
  • Esta Luiza é uma trapezista. Também salta de galho em galho à medida das suas conveniências do momento.
    Vejam só o que ela diz:
    "afirmava-se de Direita e profundamente católica, duas afirmações particularmente graves em Portugal."
    O que todos nós constatamos é precisamente o contrário.
    Quem se afirmar de esquerda e ou ateu e até mesmo agnóstico, tem dificuldade em vencer na vida. Eles têm, os de direita e os católicos, dominam a sociedade. e esta Luiza anda à procura de tacho para ela e para a filha.
    Tem tanto descaramento que até inverte as situações para que os carrascos da direita lhe venham agradecer e dar o tacho que ele procura!!!
    anabela | 15.07.2011 | 00.58Hver comentário denunciado
  • Vê se bem que a luisinha maria (mais uma catrafada de nomes) sebastião está nervosinha. É que o seu primeiro paragrafo não faz sentido nenhum.
    Não esteja nervosa rica. Sente-se no sofázito a ouvir umas musiquinhas do Tony Carreira, e quando se fartar ouças umas musiquinhas do Jaimão que lhe vão fazer bem. Também pode ligar a um massagista negão para lhe tratar das costas.....
    anticristo | 15.07.2011 | 00.58Hver comentário denunciado
  • Acho muito estranho tudo o que por aqui se diz sobre determinadas figuras públicas, nomeadamente esta a que a articulista se refere. Do que conheço da referida senhora, ela andou sempre a pular de galho em galho, em diferentes árvores da floresta, consoante os lugares disponíveis ou as conveniências. Não tenho conhecimento do exercício de nenhuma actividade que não tenha sido bem remunerada.
    Pela minha parte, apenas, lamento a morte de um ser humano e, sobretudo, vítima de doenças daquela natureza. No entanto, para um católico, como ela se afirmava, tudo será mais fácil porque o além promete.
    Em hipocrisias ou palavras de circunstância, eu não alinho. Conheço muitos anómios que, esses sim, merecem todos os elogios dos terráquios e todas as bençãos celestiais porque tudo fizeram e tudo deram pelos outros sem a pretensão de reconhecimento de qualquer natureza ou de chegar a lugares públicos, onde o dinheiro dos outros é mais fácil de administrar ou onde a visibilidade e a fama se alcançam mais facilmente. Daquela senhora, tenho bem presente as ofensas dirigidas a um seu colega deputado, numa comissão de inquérito. De resto, nada mais!!!!!
    donalda | 15.07.2011 | 00.57Hver comentário denunciado
  • Esta Luiza é uma trapezista. Também salta de galho em galho à medida das suas conveniências do momento.
    Vejam só o que ela diz:
    "afirmava-se de Direita e profundamente católica, duas afirmações particularmente graves em Portugal."
    O que todos nós constatamos é precisamente o contrário.
    Quem se afirmar de esquerda e ou ateu e até mesmo agnóstico, tem dificuldade em vencer na vida. Eles têm, os de direita e os católicos, dominam a sociedade. e esta Luiza anda à procura de tacho para ela e para a filha.
    Tem tanto descaramento que até inverte as situações para que os carrascos da direita lhe venham agradecer e dar o tacho que ele procura!!
    anabela | 15.07.2011 | 00.37Hver comentário denunciado
  • Vê se bem que a luisinha maria (mais uma catrafada de nomes) sebastião está nervosinha. É que o seu primeiro paragrafo não faz sentido nenhum.
    Não esteja nervosa rica. Sente-se no sofázito a ouvir umas musiquinhas do Tony Carreira, e quando se fartar ouças umas musiquinhas do Jaimão que lhe vão fazer bem. Também pode ligar a um massagista negão para lhe tratar das costas....
    anticristo | 15.07.2011 | 00.36Hver comentário denunciado
  • Acho muito estranho tudo o que por aqui se diz sobre determinadas figuras públicas, nomeadamente esta a que a articulista se refere. Do que conheço da referida senhora, ela andou sempre a pular de galho em galho, em diferentes árvores da floresta, consoante os lugares disponíveis ou as conveniências. Não tenho conhecimento do exercício de nenhuma actividade que não tenha sido bem remunerada.
    Pela minha parte, apenas, lamento a morte de um ser humano e, sobretudo, vítima de doenças daquela natureza. No entanto, para um católico, como ela se afirmava, tudo será mais fácil porque o além promete.
    Em hipocrisias ou palavras de circunstância, eu não alinho. Conheço muitos anómios que, esses sim, merecem todos os elogios dos terráquios e todas as bençãos celestiais porque tudo fizeram e tudo deram pelos outros sem a pretensão de reconhecimento de qualquer natureza ou de chegar a lugares públicos, onde o dinheiro dos outros é mais fácil de administrar ou onde a visibilidade e a fama se alcançam mais facilmente. Daquela senhora, tenho bem presente as ofensas dirigidas a um seu colega deputado, numa comissão de inquérito. De resto, nada mais!!!!
    donalda | 15.07.2011 | 00.34Hver comentário denunciado
  • Acho muito estranho tudo o que por aqui se diz sobre determinadas figuras públicas, nomeadamente esta a que a articulista se refere. Do que conheço da referida senhora, ela andou sempre a pular de galho em galho, em diferentes árvores da floresta, consoante os lugares disponíveis ou as conveniências. Não tenho conhecimento do exercício de nenhuma actividade que não tenha sido bem remunerada.
    Pela minha parte, apenas, lamento a morte de um ser humano e, sobretudo, vítima de doenças daquela natureza. No entanto, para um católico, como ela se afirmava, tudo será mais fácil porque o além promete.
    Em hipocrisias ou palavras de circunstância, eu não alinho. Conheço muitos anómios que, esses sim, merecem todos os elogios dos terráquios e todas as bençãos celestiais porque tudo fizeram e tudo deram pelos outros sem a pretensão de reconhecimento de qualquer natureza ou de chegar a lugares públicos, onde o dinheiro dos outros é mais fácil de administrar ou onde a visibilidade e a fama se alcançam mais facilmente. Daquela senhora, tenho bem presente as ofensas dirigidas a um seu colega deputado, numa comissão de inquérito. De resto, nada mais!!!
    donalda | 14.07.2011 | 23.52Hver comentário denunciado
  • Perdão perdão. Esta senhora é a nossa senhora de Fátima!!!!! Pelo amor de Deus!!!!!!!
    anticristo | 14.07.2011 | 19.38Hver comentário denunciado
  • Jorginho vai-te catar filho. Eu não me escondo atras de nada e o que tenho a dizer digo.
    POLITICOS = PALHAÇOS MENTIROSOS ALDRABÕES CHULOS E GATUNOS, VIVOS OU MORTOS A MERDA É TODA A MESMA!!!!
    E eu trabalho ó porco, se calhar tu é que andas à mama de algum tacho e por isso há que defender tais figuras publicas. Vai dar sangue pá!!!!
    anticristo | 14.07.2011 | 19.37Hver comentário denunciado
  • Vóvó Donalda, daquela Senhora tenha bem presente a obra que ela deixou e os elogios feitos pelos responsáveis de todos os partidos politicos, da esquerda à direita.
    Antes de se referir a episódios menos felizes, preocupe-se em perceber as razões que levam a determinadas atitudes e em que enquadramento são referidas.
    As pessoas são julgadas pelos seus actos e esta Senhora é um exemplo de patriota e preocupada com os mais desfavorecidos.
    De qualquer forma, para quê tentar explicar uma coisa que todo o País sentiu.
    Basta ter visto televisão e lido qualquer jornal.
    Se tivesse lido a artigo publicado no DN talvez pensasse de outra forma.
    Ana Dias | 14.07.2011 | 11.50Hver comentário denunciado
  • Acho muito estranho tudo o que por aqui se diz sobre determinadas figuras públicas, nomeadamente esta a que a articulista se refere. Do que conheço da referida senhora, ela andou sempre a pular de galho em galho, em diferentes árvores da floresta, consoante os lugares disponíveis ou as conveniências. Não tenho conhecimento do exercício de nenhuma actividade que não tenha sido bem remunerada.
    Pela minha parte, apenas, lamento a morte de um ser humano e, sobretudo, vítima de doenças daquela natureza. No entanto, para um católico, como ela se afirmava, tudo será mais fácil porque o além promete.
    Em hipocrisias ou palavras de circunstância, eu não alinho. Conheço muitos anómios que, esses sim, merecem todos os elogios dos terráquios e todas as bençãos celestiais porque tudo fizeram e tudo deram pelos outros sem a pretensão de reconhecimento de qualquer natureza ou de chegar a lugares públicos, onde o dinheiro dos outros é mais fácil de administrar ou onde a visibilidade e a fama se alcançam mais facilmente. Daquela senhora, tenho bem presente as ofensas dirigidas a um seu colega deputado, numa comissão de inquérito. De resto, nada mais!!
    donalda | 14.07.2011 | 01.47Hver comentário denunciado
  • Como é possível um tontinho analfabeto deste calibre, escrever tamanhas baboseiras, só porque se esconde atrás dum computador!
    Isto é o espelho de grande parte do nosso povinho rasca e sem qualquer interesse.
    Merecemos mesmo estar na cauda da Europa!
    Vai mas é trabalhar se quiseres ser alguma coisa de jeito e dar algum exemplo aos teus filhos!
    Que grande falta de educação e respeito que eu vejo por aqui...
    Jorge | 14.07.2011 | 01.15Hver comentário denunciado
  • Grande Laura!!!! Assim é que é falar, sem hipocrisias e parvoíces como alguns dos ótários que vem para aqui armar-se em tótós.
    anticristo | 14.07.2011 | 00.02Hver comentário denunciado
  • O Dias Loureiro, o tal que assaltou bancos e está a passar férias em Cabo Verde porque a justiça portuguesa permitiu, também era sacristão.
    laura | 13.07.2011 | 20.39Hver comentário denunciado
  • Ah, e vê-se bem que a srª. é católica. Sabe, o ultimo catolico que conheci, até era sacristão, e além de andar a mijar fora do penico com uma beata, não ligava puto à familia
    Cristãos assim, dispensam-se.....
    anticristo | 13.07.2011 | 20.27Hver comentário denunciado
  • Vê se bem que a luisinha maria (mais uma catrafada de nomes) sebastião está nervosinha. É que o seu primeiro paragrafo não faz sentido nenhum.
    Não esteja nervosa rica. Sente-se no sofázito a ouvir umas musiquinhas do Tony Carreira, e quando se fartar ouças umas musiquinhas do Jaimão que lhe vão fazer bem. Também pode ligar a um massagista negão para lhe tratar das costas.......
    anticristo | 13.07.2011 | 19.53Hver comentário denunciado
  • Vê-se bem que és pitosga e mau observador.
    Se te dou sono vai nanar morre ao sol, e não vejas em mim o que provavelmente te aconteceu a ti que não saberás quem é o teu pai, provavelmente nem a tua mãe sabe, e às tantas foste abandonado para os lados da Casa Pia, onde para teres algum dinheiro para o tabaquito tiveste que andar a dar o pandeiro.
    anticristo | 13.07.2011 | 19.49Hver comentário denunciado
  • Estes AntiCristos deveriam era tem nas lingua o que esta senhora teve na lingua.
    Ide trabalhar, pois se vos tocasse pela porta, talvez, não agiriam assim. Até chamavam por Deus e seus Santos. Sou Católica convicta, que por vezes tenho os meus ideias, talvez virados um pouco mais á esquerda, e saúdo-o o Sr. Amadeu Monteiro pelas suas palavras. Eu não conheci a Srª em questão pessoalmente, e para ser verdadeira nem simpatzava muito com ela, mas fiquei chocada com a sua morte, e a título postimo elogio a sua forma de estar quer politica, quer socilamente. Os meus sentidos pesâmes, atoda a familia, amigos e conhecidos.
    Luisa Maria Gonçlaves Sebastião | 13.07.2011 | 15.21Hver comentário denunciado
  • Considero-me convicto de ideais de esquerda mas prezo sobretudo as pessoas. Fui funcionário da DRCC e na nossa sede vi entrar alguns dirigentes politicos de topo entre os quais Santana Lopes e Maria José Nogueira Pinto. Esta Senhora;à altura subsecretária de Estado da Cultura, sentou-se junto dos funcionários da casa (que eram poucos) e indagou da sua satisfação, dos seus anseios e aspirações e familiar e cordialmente aproveitou para nos dizer que ficaria em Coimbra nessa noite para visitar o marido que fora operado. Conquistou por isso o meu respeito ao mostrar sua humanidade e mostrando-se o oposto de outros politicos para quem as beijocas nos cidadãos só são moda em campanha e logo se desinfectam dessa cordialidade para preferir serem tratados por "excelências". Tenha pois a paz que merece longe dos pobres de espirito deste mundo que não sabem sequer respeitar as bonitas palavras que escreveu antes de se despedir da sua gente. Espero que os seus familiares e amigos sintam orgulho desta mãe, mulher, irmã e amiga
    amadeu castro monteiro | 13.07.2011 | 10.15Hver comentário denunciado
  • Perdoai-lhes Senhor.
    Quando um dos vossos queridos ( se é que tême algum...) estiver a morrer até aos Santos vão rezar. Não acreditam? Deus queira que nunca tenha de passar por tal experiência. Sem fé.
    Phil y Bread | 13.07.2011 | 02.29Hver comentário denunciado
  • O AntiCristo dá-me sono....Zzzzzzzzzzzzzzz
    Pela forma de escrever e pelo que "arrota" cá pra fora, deve ser uma criatura bastante reçaibiada, filho de pai incognito e possívelmete dado para adopção quando nasceu.
    Enfim, um coitadinho...
    Observador Pitosga | 13.07.2011 | 01.38Hver comentário denunciado
  • É verdade Pedro L. Vê-se bem que tu e o Santos pertencem à geração rasca. Rasca de mamões, hipocritas e por aí além. Aprendam que as acções das pessoas reflectem-se para a vida das mesmas. Se as pessoas são hipocritas, se são oportunistas, se apenas procuram tacho, é obvio que não é porque morrem que se vão tornar santos..... Meus amigos, todos nós vamos morrer. Mais a mais, gente ligada à politica, e aquelas que tal como vocês os apoiam talvez porque vos dá jeito, esses sim são gentalha. E se existe uma geração rasca é porque hipocritas, oportunistas, gatunos, mentirosos, chulos e parasitas que infestam a nossa realidade politica assim os tornaram. Tenham vergonha inuteis porque gentalha como vocês puseram Portugal na miséria. E esta senhora vive numa realidade totalmente diferente da maioria dos portugueses.
    Politicos = Palhaços!!!!
    anticristo | 13.07.2011 | 01.14Hver comentário denunciado
  • O J.Santos tem toda a razão.
    Até pela maneira de escrever e pelos nomes utilizados se percebe logo que fazem parte da Geração Rasca! Pura "gentuça"!
    Divirtam-se!
    Pedro L. | 13.07.2011 | 01.02Hver comentário denunciado
  • ....e coitadinho é CORNO, sr. J. santos. Ha-de sempre haver os mamões, hipocritas, tachistas como vocês para lamber uns quantos cús a ver se arrajam uma reformazinha.... Pessoas como voces é que são coitadinhos, cambada de inuteis, parasitas.
    agente imobiliario | 13.07.2011 | 00.52Hver comentário denunciado
  • J. Santos, vai levar na bolha..... Se calhar andas à mama como esta senhora andava e como todos os politicos andam. Brejeiro é o cuzinho da tua maezinha....
    abilio punheteiro | 13.07.2011 | 00.50Hver comentário denunciado
  • Luisa, com o seu artigo honrou a memória desta grande Senhora que nos deixa a todos mais pobres.
    É caricato como uns tantos tontinhos analfabetos com pretensões a iluminados, se atrevem a escrever as brejeirices que eu por aqui vejo.
    Coitadinhos, não sabem o que dizem...
    J.Santos | 13.07.2011 | 00.47Hver comentário denunciado
  • Concordo totalmente com a Donalda. Esta srª Luisa Castel Branco, além de burra, agora deu uma de demagoga.... Minha senhora, mas você quer convencer o Zé Povo que há poliicos em condições? Rectos? A srª deve estar a brincar.... Já lhe disse para não fumar aquelas coisas que fazem rir antes de escrever..... Esta senhora, tal como os outros politicos, era uma demagoga de primeira, e sim andou a saltar de galho em galho como todos os outros porcos da nossa politica nacional. Só falta a srª escrever a mesma balela quando morrer o Freitas do Amaral...Não se esqueça que ele era um icone do CDS e de repente passou para o PS..... tenha cuidado quando escrever sobre as convicções politicas. Como diria o amigo Barreira, as unicas convicções e ideais dos nossos politicos são as malguinhas e o que melhor lhes convem. Minha senhora, aprenda que SERIEDADE e POLITICA são duas palavras OPOSTAS, e então em Portugal nem se fala.... Lamento a morte de um ser humano tal como lamento a morte do Zé da esquina. Agora não queiram fazer do Diabo um anjo porque isso ele não é!!!!! Hipocrita.
    anticristo | 13.07.2011 | 00.09Hver comentário denunciado
  • Esta Luiza é uma trapezista. Também salta de galho em galho à medida das suas conveniências do momento.
    Vejam só o que ela diz:
    "afirmava-se de Direita e profundamente católica, duas afirmações particularmente graves em Portugal."
    O que todos nós constatamos é precisamente o contrário.
    Quem se afirmar de esquerda e ou ateu e até mesmo agnóstico, tem dificuldade em vencer na vida. Eles têm, os de direita e os católicos, dominam a sociedade. e esta Luiza anda à procura de tacho para ela e para a filha.
    Tem tanto descaramento que até inverte as situações para que os carrascos da direita lhe venham agradecer e dar o tacho que ele procura!
    anabela | 13.07.2011 | 00.01Hver comentário denunciado
  • Apenas conheci esta senhora pela TV em debates políticos..... não elogio, nem menosprezo.Teve a sua vida, a sua carreira, boa ou má, passou por este mundo, deixou amigos e inimigos, agora sua vida espiritual é diferente no outro plano de que todos querem fugir, mas não poderão. Portanto, cada um de nós tem virtudes e fragilidades, a mim, como compete, alma que sou revestido de um corpo é dizer...Amiga e companheira de eternidade em eternidade, até sempre, ver-nos-emos.A Luz Divina te ilumine e ajude e tenhas paz.Saúdo-te com carinho.
    Jose Sobral ribeiro | 12.07.2011 | 23.37Hver comentário denunciado
  • Esta Luiza é uma trapezista. Também salta de galho em galho à medida das suas conveniências do momento.
    Vejam só o que ela diz:
    "afirmava-se de Direita e profundamente católica, duas afirmações particularmente graves em Portugal."
    O que todos nós constatamos é precisamente o contrário.
    Quem se afirmar de esquerda e ou ateu e até mesmo agnóstico, tem dificuldade em vencer na vida. Eles têm, os de direita e os católicos, dominam a sociedade. e esta Luiza anda à procura de tacho para ela e para a filha.
    Tem tanto descaramento que até inverte as situações para que os carrascos da direita lhe venham agradecer e dar o tacho que ele procra!
    anabela | 12.07.2011 | 22.06Hver comentário denunciado
  • Acho muito estranho tudo o que por aqui se diz sobre determinadas figuras públicas, nomeadamente esta a que a articulista se refere. Do que conheço da referida senhora, ela andou sempre a pular de galho em galho, em diferentes árvores da floresta, consoante os lugares disponíveis ou as conveniências. Não tenho conhecimento do exercício de nenhuma actividade que não tenha sido bem remunerada.
    Pela minha parte, apenas, lamento a morte de um ser humano e, sobretudo, vítima de doenças daquela natureza. No entanto, para um católico, como ela se afirmava, tudo será mais fácil porque o além promete.
    Em hipocrisias ou palavras de circunstância, eu não alinho. Conheço muitos anómios que, esses sim, merecem todos os elogios dos terráquios e todas as bençãos celestiais porque tudo fizeram e tudo deram pelos outros sem a pretensão de reconhecimento de qualquer natureza ou de chegar a lugares públicos, onde o dinheiro dos outros é mais fácil de administrar ou onde a visibilidade e a fama se alcançam mais facilmente. Daquela senhora, tenho bem presente as ofensas dirigidas a um seu colega deputado, numa comissão de inquérito. De resto, nada mais!
    donalda | 12.07.2011 | 21.48Hver comentário denunciado
  • Paz à sua alma e os meus pêsames à familia, nunca á bom saber da perda de um ser humano, seja quem for.
    Só uma ressalva, não vou ser hipócrita como a D.Luisa que é daquelas que quando alguém morre torna-se automaticamente num "Santo", pois a verdade é que como profissional da política e na sua vida social publica a Maria José não passava de mais uma "papa-tachos" oportunista que, além de atrevida e arrogante, era uma politica de carreira, o que só por si mostra bem o que era.
    Da minha parte, quando morrer, podem falar o que quiserem de mim, e mal, pois tenho a certeza que a grandeeeee maioria dos comentários e ditos será verdade, ai é, isso garanto eu que não sou Santo nenhum e não tenho pretensões a tal.
    pedro lindo | 12.07.2011 | 20.22Hver comentário denunciado
  • Há dias, perguntaram a Rita Ferro se confiava no secretário de estado da cultura, ao que respondeu que nem nela própria confiava quanto mais nos outros. Exactamente! ninguém pode ter a certeza de como reagirá perante as situações concretas. Pelo contrário, a articulista põe as mãos no fogo por quem não deve, mas parece insensível às queimaduras!
    Abel | 12.07.2011 | 18.53Hver comentário denunciado
  • Se fosse eu ou muitos outros chamar-me-iam oportunista e vira-casacas.
    Cheira-me qualquer tipo de linhagem (azul, amarela...)
    CINHA | 12.07.2011 | 17.59Hver comentário denunciado
  • Faço meu, o comentário de DONALDA. Para quê, acrescentar mais palavras!
    Hipócrita , arrogante e chula | 12.07.2011 | 17.33Hver comentário denunciado
  • Boa tarde Dª. Luísa ... Para mim todos os seres humanos nunca morrem ... a memória é uma biografia que se escreve e perdura ... a morte apesar de para mim ser aceitável porque a Vida se encarrega de forma amena, bálsamo que suaviza a perda ... Porque ter tanto medo dela?? ... Já em vida o luto das pessoas pode encarar-se de várias maneiras ... a pobreza que se instala tanto física como psíquica, a perda de um emprego, um aborto, transformações, colectivas e individuais ... Quanto a Maria José Nogueira Pinto não a conheci, do verbo conhecer na verdadeira acepção da palavra ... é um vida que se perde ... é sempre uma dor lancinante para os familiares ... mas a morte não apaga ... uns mais lembrados que outros ... Eu sinceramente não gosto de misturar a Religião com Política ... Sou adversa a essa atitude... para mim os actos que se praticam significam mais que palavras ... passam pelo respeito pelo outro ... para mim exercer a capacidade única do Homem para o conhecimento e o Amor como fins em si mesmos... e não o homem ser muitas vezes como meio e não como um fim em si mesmo, para se atingir fins ... mas isto iria dar outra opinião ... Política é uma arte que se estuda e é feita por homens à consecução dos seus fins ... a Religião num plano metafísico é o encontro do homem com uma realidade sagrada e incide em atitudes práticas ... na sua relação com Deus e o homem em si... Por isso só me resta dizer que uma vida é sempre uma importante vida ... a linha ténue que atravessamos numa fragilidade... devia o ser humano despertar a ética/moral perante os outros ... e ser praticada ... mas estas ideias e opiniões que não se tornem superficiais pelo pensamento … mas sejam Acções conscientes e de … gestos nobres…no processo de Viver.
    Marluz | 12.07.2011 | 14.22Hver comentário denunciado
  • Excelente artigo que reflecte bem o ser frontal e desprendido de Maria José Nogueira Pinto. Tinha um espírito interventivo e por isso acabou por entrar na cena política e teve a ombridade de nunca renegar as suas convicções por pressões de máquinas partidárias. Por isso surgiu como independente, bem na atitude de quem não se vende por uma carreira. É um belíssimo exemplo de que afinal é possível estar na política e manter uma atitude honesta. Por isso não será esquecida.
    Humana | 12.07.2011 | 13.19Hver comentário denunciado
  • Era bom que houvesse mais respeito pela opinião do "outro" e deixassemos as "amarguras" e "ódios" de lado porque não é nada bonito... Parece-me que com este tipo de comentários, que começam a multiplicar-se por todo o lado, há muita gente mal amada neste país... é triste!
    Quanto ao artigo, está simples e cheio de sentimento. Parabéns Luisa ;)
    Maria | 12.07.2011 | 12.12Hver comentário denunciado
  • Concordo totalmente com a Donalda. Esta srª Luisa Castel Branco, além de burra, agora deu uma de demagoga.... Minha senhora, mas você quer convencer o Zé Povo que há poliicos em condições? Rectos? A srª deve estar a brincar.... Já lhe disse para não fumar aquelas coisas que fazem rir antes de escrever..... Esta senhora, tal como os outros politicos, era uma demagoga de primeira, e sim andou a saltar de galho em galho como todos os outros porcos da nossa politica nacional. Só falta a srª escrever a mesma balela quando morrer o Freitas do Amaral...Não se esqueça que ele era um icone do CDS e de repente passou para o PS..... tenha cuidado quando escrever sobre as convicções politicas. Como diria o amigo Barreira, as unicas convicções e ideais dos nossos politicos são as malguinhas e o que melhor lhes convem. Minha senhora, aprenda que SERIEDADE e POLITICA são duas palavras OPOSTAS, e então em Portugal nem se fala...... Lamento a morte de um ser humano tal como lamento a morte do Zé da esquina. Agora não queiram fazer do Diabo um anjo porque isso ele não é!!!!! Hipocrita.
    anticristo | 11.07.2011 | 21.40Hver comentário denunciado
  • Cara Luisa . . . !
    È a lei implacável . . . !
    Desta vida . . . !
    E mesmo . . . !
    As "malguinhas" . . . !
    Com uma "bolinha" . . . !
    Vermelha no nariz . . . !
    Escapam . . . !
    (e ela sabe que eu sei que ela sabe) . . . !
    De qualquer modo . . . !
    Os meus pêsames . . . !
    alexandre barreira | 11.07.2011 | 20.52Hver comentário denunciado
  • Acho muito estranho tudo o que por aqui se diz sobre determinadas figuras públicas, nomeadamente esta a que a articulista se refere. Do que conheço da referida senhora, ela andou sempre a pular de galho em galho, em diferentes árvores da floresta, consoante os lugares disponíveis ou as conveniências. Não tenho conhecimento do exercício de nenhuma actividade que não tenha sido bem remunerada.
    Pela minha parte, apenas, lamento a morte de um ser humano e, sobretudo, vítima de doenças daquela natureza. No entanto, para um católico, como ela se afirmava, tudo será mais fácil porque o além promete.
    Em hipocrisias ou palavras de circunstância, eu não alinho. Conheço muitos anómios que, esses sim, merecem todos os elogios dos terráquios e todas as bençãos celestiais porque tudo fizeram e tudo deram pelos outros sem a pretensão de reconhecimento de qualquer natureza ou de chegar a lugares públicos, onde o dinheiro dos outros é mais fácil de administrar ou onde a visibilidade e a fama se alcançam mais facilmente. Daquela senhora, tenho bem presente as ofensas dirigidas a um seu colega deputado, numa comissão de inquérito. De resto, nada mais.
    DONALDA | 11.07.2011 | 19.16Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE