Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
OPINIÃO

Austeridade

20 | 07 | 2011   18.20H
João César das Neves | naohaalmocosgratis@ucp.pt

Foi a 14 de Setembro de 2008 que o Lehman Brothers faliu, lançando a crise global. Logo a 21 de Janeiro de 2009 a Standard & Poor’s reduziu o rating da dívida pública portuguesa para o nível mais baixo desde que começou a analisá-la no início da década de 1990. Mas só 540 dias depois do início do tumulto, a 8 de Março de 2010, o Governo descobriu que havia problemas, e anunciou a austeridade do PEC 2010-2013, que corrigiria várias vezes, até pedir ajuda externa a 6 de Abril de 2011. A 20 de Maio o programa da troika foi aprovado pelo FMI.

Só existe uma coisa estável neste longo processo: ainda não houve austeridade. Já passou mais de um mês desde o novo programa e ainda não se viu nada. Muita gente sofre e a economia cai. Proclamam-se medidas simbólicas e sobem-se os impostos. É assim há anos, mas não se reduz a despesa.
O actual Governo, como o anterior, disse que ia cortar. Marcou um novo estilo, mais adequado aos tempos de austeridade, com a eliminação de ministérios, redução nos automóveis, viagens em turística. Mas nada disso tem efeitos.

Falta um punhado de medidas bombásticas. Têm de ser lançados alguns processos radicais que coloquem o Estado firmemente num caminho diferente do que percorre há duas décadas. Não nos próximos meses ou semanas, mas nos próximos dias. Ou surgem medidas inovadoras, dramáticas, revolucionárias, que modifiquem os hábitos ruinosos, ou continuaremos na pseudo-austeridade que desde 2008 alimenta as ilusões e aumenta os problemas. Entretanto o tempo esgota-se. E o dinheiro também.

© Destak

19 comentários

  • Então a derrocada não começa nos economistas, não são eles que abalizam as contas, que com o método das estatisticas e números que só eles sabem apresentar, mas depois não sabem justificar, teem conduzido o país ao longo do tempo para a ruína.
    Não foram os trabalhadores que nos conduziram para esta situação, foram doutores, engenheiros, generais, arquitetos e outros super, que nos meteram neste atoleiro
    Fernando | 03.08.2011 | 02.18Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mais uma vez concordo com o FIFI, as verdadeiras reformas, o que poderia realmente dar a volta ao País nunca passará de intenções, nunca. Não existe nenhum político com coragem, com "tomates" digno de um grande líder, de um estadista capaz de fazer frente aos interesses instalados, e o que nos resta é ir pagando e pagando e pagando cada vez mais para engordar os grandes grupos e os especuladores. E ponto final.
    pedro lindo | 25.07.2011 | 20.08Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • "Senhor" César das Neves, vi que tinha escrito este artigo e logo vim lê-lo! Li-o duas vezes e até uma terceira vez e então... apercebi-me que você não escreveu nada de jeito!
    De facto, que medidas sugere? É economista não é? Ou não faz ideia do que se pode mexer verdadeiramente nas contas do Estado? Na FCEE até pode dar baile nas teorias mas bem-vindo à realidade!
    Assim como você pede ideias do Governo, eu como leitor(a) também lhe peço (e espero) ideias. Lá porque tem espaço para um artigo, não quer dizer que papemos tudo o que escreve... Melhore lá o conteúdo para algo que não tenha sido escrito na casa de banho.
    Grilo | 25.07.2011 | 18.02Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Tenho consideração pelo prof.C ésar das Neves,mas que medidas seriam essas?Por mim seria o derrube deste sistema podre e corrupto,e colocar um governo verdadeiramente democrático(não socrático eh,eh) e patriótico,ao serviço do povo português,mas isso não se faz com com cravos,nem com aventureiros (cowboys)como o famigerado Otelo,é com um partido verdadeiramente revolucionário à cabeça, o PCTP-MRPP.viva o povo.
    Carlos Alberto Alves | 25.07.2011 | 10.50Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Cá para mim isto só lá vai, com 007 JAMES EUROBOND - ORDEM PARA MENDIGAR.
    Brevemente em exibição.
    Alberto Sousa | 23.07.2011 | 01.28Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caro JONHY ENCAVANÇOS . . . !
    Não te distraias . . . !
    Olha a "malguinha" . . . !
    E a "fila" . . . !
    E já agora . . . !
    Também cuidadinho . . . !
    Com as "nalgas" . . . !
    Depois não digas . . . !
    Que foi . . . !
    O destino . . . ! ! !
    alexandre barreira | 22.07.2011 | 07.24Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ah ah ah Grande António Malgas, acertou em cheio... pois também me parece que o Alexandre Barreira, passa a vida a confundir malgas com nalgas... e não é do acordo ortográfico, é mesmo bichanice pseudo-intelectualóide! LOL ;)
    Jonhy Encavanços | 21.07.2011 | 22.56Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • As medidas bombásticas são despedir 100 mil funcionários públicos, privatizar empresas públicas e em parceria, e fundir juntas e câmaras municipais, etc.. Essas são as medidas de que o Prof. César das Neves fala. Não é preciso tirar um curso de economia para saber português e somar 1000 + 1!
    JM | 21.07.2011 | 22.04Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Um partidário acérrimo do "laissez-faire, laissez-passer" a pedir medidas bombásticas. Às vezes tenho vontade de rir, mas isto não está para piadas.
    Bom comentário FIFI.
    anónimo | 21.07.2011 | 18.10Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • PROCESSOS RADICAIS!? MEDIDAS INOVADORAS!? AH, AH, AH... Não bastava correr com o Sócrates e levar a direita ao poder!? Doutor, poupe-nos! Desde sempre que a receita é a mesma e continuará a a ser. O que seria dos bois, das vacas (sagradas ou não) e de toda essa cáfila que gravita em torno do poder e do estado? Que ninguém se iluda porque a verdadeira e necessária reforma do estado não vai acontecer nunca, seja qual for o poder. Agora já anunciaram mais uns impostositos para aumentar o financiamento de quem nos tira o coiro e o cabelo: a DONA BANCA.
    Enfim, por que esperas, meu bom povo!? Quanto ao cronista, mais umas palavrinhas para aguçar o prazer da palavra, mas soluções ZEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    FIFI | 21.07.2011 | 16.13Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Vá lá . . . !
    Meus "meninos" . . . !
    Respeitem a "fila" . . . !
    E não esquecer . . . !
    A "malguinha" . . . !
    Bem "asseada" . . . !
    E depois não venham . . . !
    Dizer que . . . !
    Não foram avisados . . . ! ! !
    alexandre barreira | 21.07.2011 | 15.41Hver comentário denunciado
  • Vejam lá...
    Se em vez de "malgas"
    começam a falar...
    Das nalgas ...
    Bem asseadas!...
    anónimo | 21.07.2011 | 14.54Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caro Alexandre . . . !
    Estou-lhe muito grato . . . !
    Com a "malguinha" lavada . . . !
    Espero então a minha vez . . . !
    Venha mais "detergente" . . . !
    Pois a "fila" já é grande. . . !
    Enche toda a "praça". . . !
    Mais lá atrás . . . !
    Quer-se "desinfectante" . . . !
    António Malgas | 21.07.2011 | 14.51Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caríssimo ANTONIO MALGAS . . . !
    Agradeço o "gesto" . . . !
    Mas olha . . . !
    Podes usar . . . !
    O "detergente" Moody´s . . . !
    Porque não há . . . !
    Lixeira que resista . . . !
    E, já agora . . . !
    O "desinfectante" . . . !
    De "malguinhas" . . . !
    Troica (splex) . . . ! ! !
    alexandre barreira | 21.07.2011 | 12.26Hver comentário denunciado
  • AGORA NÃO FALA DO CÃO DO SOCRATES (COELHINHO). OS AUTOMÓVEIS CONTINUAM OS MESMOS, AS VIAGENS SÃO OFERTA DA TAP.
    Soares | 21.07.2011 | 12.25Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caro Alexandre . . . !
    Estou aqui na "fila" . . . !
    Há tanto tempo . . . !
    Que um pardaleco defecou . . . !
    Na minha "Malguinha" . . . !
    Devo sair da fila? . . . !
    Gostaria de saber . . . !
    O detergente que usa. . . !
    Para limpar a sua . . . !
    Pois a "malguinha" só serve . . . !
    Se estiver bem "asseada" . . . ! ! !
    Antonio Malgas | 21.07.2011 | 11.19Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Como ele nem sequer deu pela crise no seu bolso, acha que devemos ser rigorosos e poupadinhos ... não era assim quando era conselheiro do CS. Na altura a ordem era gastar!
    anónimo | 21.07.2011 | 09.24Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não sei se . . . !
    Com o acordo "extrográfico" . . . !
    A palavra "cionseguiu" . . . !
    É assim ou . . . !
    É conseguiu . . . !
    (a "malguinha" agradece)
    alexandre barreira | 21.07.2011 | 07.06Hver comentário denunciado
  • Caro JCN . . . !
    Estou a ver que . . . !
    Cionseguiu descobrir a . . . !
    Pólvora sem fumo . . . !
    De qualquer modo . . . !
    Sugiro que . . . !
    Não saia da "fila" . . . !
    E mantenha . . . !
    A "malguinha" . . . !
    Bem "asseada" . . . ! ! !
    alexandre barreira | 21.07.2011 | 07.02Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE