Gostar de futebol
Eu gostava de gostar de futebol. Assim daquela forma que já conheço muitas mulheres, e quanto aos homens nem vale a pena falar, tão apaixonada e violenta que não consigo deixar de me surpreender. Mas nesta altura do campeonato, o de futebol e o da Nação, dava-me imenso jeito ser fanática e estupidamente apaixonada por um clube fosse ele qual fosse.
Quem gosta de futebol tem sempre tema de conversa e, muito mais importante, tem sempre onde gastar todas as frustrações. Não há jogo sem polémica. E cada um distribui as culpas sobre pessoas diferentes. Umas vezes são os árbitros, outras os treinadores, outras os presidentes dos clubes. É um rol que não acaba. O que também não acaba é o número de programas de televisão e rádio sobre o assunto. Temos portanto primeiro a transmissão do dito, de seguida as conferências de imprensa no local, seguidas dos comentários nos noticiários. E no dia seguinte lá vêm os programas desportivos e em qualquer canal podemos ver homens de barba feita a esgatanharem-se, a berrarem. Um espectáculo a todos os títulos muito bonito. E por falar em título, esse, o título de campeão é decidido logo nas primeiras jornadas. Depois andam os três maiores clubes a fingir que não o sabem e bola para a frente!
Para terminar, para quem não sabe, os jornais desportivos são os de maior tiragem em Portugal. Ora digam lá que no meio de tantos impostos, Troikas e mais tristezas não é bom esquecer tudo e gostar de futebol?





18 comentários