EDITORIAL

Dez personalidades, dez anos de Destak

12 | 09 | 2011   20.41H
Isabel Stilwell | editorial@destak.pt

Ninguém dúvida de que estamos a passar pela crise económica mais complicada que a maioria de nós alguma vez conheceu. Um ponto de viragem, em que somos obrigados a reavaliar as nossas prioridades, e a aprender a viver com menos, esperando-se que sejamos capazes de estender a nossa solidariedade aos que ficam sem o suficiente para uma vida digna. Mas o facto de continuarmos a ser privilegiados, quando comparados com tantos outros seres humanos que tiveram o azar de nascer em países em que a ditadura, a guerra e a fome (aquela que mata!) os privam de todos os direitos, deve obrigar-nos a procurar com persistência e resiliência a luz ao fundo do túnel. Devemo-lo a quem dedicou a vida, ou a deu, para que Portugal fosse um país livre.

Pela minha parte, encontrei um estímulo enorme nas entrevistas que tenho feito a dez jovens personalidades para assinalar os dez anos do Destak, que celebramos no dia 21 de Setembro. Dez pessoas, de entre muitas que nos orgulham, que, tal como o primeiro jornal gratuito português, marcaram com o seu talento e o seu trabalho, nas mais diversas áreas, a última década em Portugal. Ao ouvi-los contar como descobriram a sua vocação, definiram a estratégia para atingir os seus objectivos e foram capazes dos maiores sacrifícios para lá chegar, tirei-lhes o chapéu e senti-me contagiada pela determinação que garantem vão imprimir ao seu trabalho nos dez anos que estão para vir. São todos inteligentes demais para serem ingénuos, lúcidos o suficiente para não se deixarem cegar pela vaidade, por isso acredito neles, e acredito que daqui a dez anos o Destak voltará a falar de todos eles.

Amanhã publicamos a primeira desta série de dez entrevista, que durante dez semanas o surpreenderão todas as quartas-feiras. Catarina Portas, que fez da Vida Portuguesa um negócio de sucesso, e salvou os quiosques de Lisboa, conta-lhe já nesta quarta-feira o que a faz correr...

© Destak

23 comentários

  • NOTÍCIA DO JORNAL PÚBLICO de 2010-NOV-07, pelo Jornalista São José Almeida Na sexta-feira(2010-NOV-05), Passos Coelho defendeu que “não se pode permitir que os responsáveis pelos maus resultados andem sempre de espinha direita, como se não fosse nada com eles. Quem impõe tantos sacrifícios às pessoas e não cumpre merece ser responsabilizado civil e criminalmente pelos seus actos? Se temos um Orçamento e não o cumprimos, se dissemos que a despesa devia ser de 100 e ela foi de 300, aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa também têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus actos e pelas suas acções.”
    David JM Torres - União Europeia - Séc. 21 | 15.09.2011 | 20.11Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ah ah ah ah eu muito me ri quando vi a primeira personalidade entrevistada por este jornal tendencioso de caca.... imagem só..... a Catarina Portas....... Pelo amor de Deus.... este jornal é um jornal nojento, tendencioso, com pessoas que vivem totalmente fora da realidade. As cronicas que escrevem são asquerosas, sem sentido e irrealistas. Quem virá a seguir à Catarina Portas? O Paulo Portas? Talvez ele aproveite para explicar ao país a negociata dos submarinos, e já agora, como é que pagou o mesmo preço tendo mandado retirar 30 milhoes em equipamentos.... até hoje, que eu visse, ele não esclareceu nada relativmente a esta denuncia feita por um individuo da marinha que esteve ligado ao negocio.... zangam-se as comadres sabem-se as verdades.... Este país é um nojo. Pior que os países reles da america latina. Mas apesar de eu não ser catolico, acredito que se o homem não põe mão a isto, Deus põe. O Fidel esta por um fio, o porco do Chavez está a caminho, pena que não venha um Tsunami e rebente com esta chulice deste classe politica, a famelga e os meios de comunicação social tendendicosos como este jornal asqueroso.
    Socrates | 15.09.2011 | 17.50Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Esperemos para ver! para já, pela personalidade(!) anunciada logo se vê tratar-se de alguém que começou do zero e subiu por si. Não ponho em causa que se trata de pessoa capaz; quantas pessoas com capacidade foram contidas nas suas capacidades? Quantos sem nenhuma ajuda foram tão fortes que tudo venceram? Não me parece que seja destes que se vai falar!... pelo começo....
    a.monteiro | 15.09.2011 | 14.48Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Realmente só neste país é que se lembram de fazer acordos em relação ao que estava bem ( o antigo) (...) E, esquecem-se dos inumeros erros que por aí andam na boca de toda agente em geral e, nos políticos em particular.´O nosso problema sempre foi e sempre será, por enquanto de índole cultural. Ainda há muito xico-esperto sem classe e sem saber ler nem escrever.
    henrikovic | 15.09.2011 | 10.54Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Concordo com o que escreve o DAVID JM TORRES. Enquanto os outros, os "limpos", lixaram o povo português, com falsas educações, e sorrisinhos, sabendo que essa é a forma melhor de lixar um povo. Esses deviam era ser pendurados. Vão ver por exemplo as suas propriedades, as suas vaidades, os seus delírios estéticos que ultrapassam o patético, os seus edifícios patéticos, os seus automóveis patéticos, e etc., enquanto à volta o povo de onde eles isso retiraram esmorece e se afunda sem futuro à vista.
    PENDURA-TE JOÃO | 15.09.2011 | 10.50Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • LER COMENTADORES COMO ESTES FAZ TER VERGONHA DE SER PORTUGUÊS. APROVEITAM AS LINHAS QUE LHES OFERECEM, PARA FALAR MAL DOS OUTROS DE FORMA ORDINÁRIA E SEM NÍVEL NEM LITERÁRIO, NEM MORAL. UMA TRISTEZA.
    JOÃO | 14.09.2011 | 22.26Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • AQUI ESTÁ O QUE PASSOS COELHO DISSE. MAS DEVERIA COMEÇAR POR MÁRIO SOARES E ACABAR NELE: Na sexta-feira, Passos Coelho defendeu que “não se pode permitir” que os responsáveis pelos maus resultados “andem sempre de espinha direita, como se não fosse nada com eles”.”Quem impõe tantos sacrifícios às pessoas e não cumpre merece ser responsabilizado civil e criminalmente pelos seus actos? “.”Se temos um Orçamento e não o cumprimos, se dissemos que a despesa devia ser de 100 e ela foi de 300, aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa também têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus actos e pelas suas acções.” NOTÍCIA DO JORNAL PÚBLICO de 2010-NOV-07, pelo Jornalista São José Almeida
    David JM Torres - União Europeia Séc. 21 | 14.09.2011 | 19.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Bom dia caros leitores. Aqui está a primeira entrevista a uma personalidade. A escolha de hoje recaiu na Ermelinda. A Ermelinda é um exemplo de luta e criatividade na nossa sociedade. Ermelinda é traficante de droga, tem prostitutas no tecnico a trabalhar para ela, e aos fins de semana é acompanhante de luxo. Ermelinda como consegue conjugar isto tudo com as suas tarefas de mulher? Ermelinda: Pois isto é uma vida de muito sacrificio. De manhã levanto-me bem cedinho, e perto do meio dia já estou a pé. Depois vou até à escola secundaria mais proxima e vendo uns pacotinhos de chocolate para dar energia aos jovens e faze-los ver o mundo mais colorido tá aver??? Por volta da uma hora vou almoçar, exausta pois desde o meio dia que estou a dar no duro, almoço da 1 as 3, e depois vou até ao shopping porque isto não é facil, e vou comprar alguns artigos de luxo com o dinheiro do chocolate que vendi. Depois vou ao ginasio para manter este corpinho digno, e à noite vou ver as minhas meninas no tecnico. Sou muita cuidadosa com elas, vou sempre perguntar se precisam de preservativos, essas coisas. Por volta das 4 recolho o dinheiro das meninas e vou dormir. Aos fins de semana, só para desanuviar um pouco, acompanho alguns empresarios velhos senis, que se acham muito bons e pagam o que eu quero só para verem..... Pois, aqui está alguem que a nossa sociedade devia orgulhar-se. Um exemplo de determinação. Amanhã entrevistaremos um assassino, depois um violador, um politico que roubou o BPN e fugiu para cabo verde, outro politico que tirou o diploma por fax, um outro que tem milhões não declarados mas diz que foi o sobrinho que ganhou como taxista......, uma senhora que foge à justiça para o brasil, volta, não é detida (que isso de ir para a prisa é coisa de pobre) e ainda é reeleita......, um ministro que compra submarinos e rouba 30 milhões, vários padres acusados de molestar sexualmente crianças, TODOS os implicados no caso CASA PIA e que nunca foram castigados, os responsaveis pelo desaparecimento pelos documentos que provavam as viagens fantasma dos deputados, e tantos outros bons exemplos para a nossa sociedade. E ainda dizem que Portugal é um país de filhos da puta!!!!!!!
    jornalista | 14.09.2011 | 17.20Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • eu, ALBERTO/APOLO, sim, eu mesmo, sou uma das personalidades do Destak!
    oiééé | 14.09.2011 | 14.56Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Dois jovens foram assassinados em Nuevo Laredo, no México, e pendurados de uma ponte pedonal por utilizarem as redes sociais para denunciar actividades criminosas. Os dois jovens, um rapaz e uma rapariga apresentavam sinais de tortura. As autoridades ainda não adiantaram mais pormenores, mas os jovens foram encontrados com mensagens anexadas ao corpo. As mensagens serviriam para ameaçar quem denuncia criminosos na Internet. "Isto vai acontecer com todos", diz um dos bilhetes, assinado com a letra "Z", garante a AFP. Nuevo Laredo, nordeste do México, é controlada pelo cartel Los Zetas, formado por ex-militares de elite, que lutam, diz a agência, contra o Cartel do Golfo pelo controle do tráfico de droga. A zona de Nuevo Laredo faz fronteira com os EUA e todos os dias é notícia nas redes sociais, utilizadas para denunciar a violência e antecipar tiroteios. A tortura e assassinato dos dois jovens já está a mobilizar equipas policiais para impedir que o mesmo aconteça a mais internautas.
    David JM Torres - União Europeia Séc. 21 | 14.09.2011 | 12.54Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Anti-Cristo e Xicos-Burros: Para vos ter em consideração, só falta assumirem a vossa verdadeira identidade. Não tenham medo. O melhor que a democracia tem , é a liberdade de expressão !!!
    David JM Torres - União Europeia Séc. 21 | 14.09.2011 | 12.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • David JM Torres - União Europeia Séc. 21, pelo seu último post revela que não entende nada do que pretende falar sobre língua. Por isso v'estudar primeiro e falae depois para não dizer calinadas e fazer comparações como as que fez. Foi com certeza um espírito simplório como o seu que idealizou esse lindo acordo ortográfico que, para além do mais, está a dar aos portugueses pelo mundo fora a bela classificação de "imbecis".
    XICOS-BURROS | 14.09.2011 | 11.59Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caro David, o que afirmou sobre a localizaçáo não é totalmente correcto. Eu posso mascarar o meu IP e voce não faz a minima ideia de onde eu enviei o email. Mesmo para as autoridades é complicado porque mts vezes são ramificações de ligações, ips dinamicos e chape... Por isso existe tanto site pedofilo que não é localizado, e não é dificil fazer isso..... Em relaçao as entrevistas, entreviste gente em condições e não os empresarios filhos dos srs. drs. e eng. e politicos que atraves de grandes cunhas tiveram acesso a financiamentos para abrir empresas, com a ajuda dos paisinhos claro. A srª pensa que a malta anda a dormir?? Cheira-me que as suas entrevistas vão ser de estalo.... A ver vamos....
    anticristo | 14.09.2011 | 02.28Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • PENSAR ? Existe a palavra professora ? carpinteira ? Médica ? A questão é de género. Sendo que o género, é uma construção social (errada), que pressupõe desempenhos diferentes conforme o sexo biológico, e que na verdade não o são.
    David JM Torres - União Europeia Séc. 21 | 13.09.2011 | 21.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Existe a palavra: PRESIDENTA? Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto? No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
    PENSAR? | 13.09.2011 | 15.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Um bom exemplo de erro grosseiro gerado pelo atentado à língua portuguesa a que chamaram ortográfico?: "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
    PENSAR? | 13.09.2011 | 15.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ó David JM Torres - União Europeia Séc. 21, você até fala bem. Mas quanto ao acordo não pensou ainda o suficiente, com certeza. E se acha que o facto de usar um y quer dizer idade média então é porque ainda não pensou mesmo nada no assunto. Não ande para trás a pensar que está a ir para a frente, veja lá. No resto, acho-o cheio de razão, por acaso.
    PENSAR MELHOR | 13.09.2011 | 15.37Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Para a Isabel Stilwell, e todos os portugueses: Qualquer pessoa que enviar um e-mail, pode ser localizado de onde o enviou através do IP-Internet procol. Desde que o vosso telemóvel esteja ligado, e não é necessário estar a efetuar qualquer comunicação, pode ser localizado por GPS, As escutas também podem ser efetuadas, por qualquer pessoa. As operadoras não têm controle nisso, nem as autoridades. Foi-me dito pela PJ do Porto e a VOdafone da Av. da Boavista no PORTO. Então porque é que a VODAFONE, TMN e OTIMUS, não mencionam que os telemóveis são suscetíveis de serem localizados e escutados, como no tabaco em que se informa que, fumar mata? Porque isso levaria a uma quebra das vendas !!! É necessário que o governo o legislasse. Os jornalistas deverão alertar para o facto. (não se esqueçam de dizer que foi o David que disse).
    David JM Torres - União Europeia Séc. 21 | 13.09.2011 | 15.09Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O Destak não inseriu corretamente o meu comentário, pelo que irei colocá-lo novamente: Bandeira a meia haste. Que sentido faz escrever consoantes que não se leem ? Já agora, escreva PHARMÁCIA e palavras com "y", como na idade média !!! DESPERTE, LEVANTE-SE e EVOLUA !!!
    David JM Torres - União Europeia Séc. 21 | 13.09.2011 | 14.58Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Bandeira a meia haste. Que sentido faz ler escrever consoantes que não se leem? Já escreva PHARMÁCIA e palavras com um y, com na idade média !!! Desperte, levante-se e evolua !!!
    David JM Torres - União Europeia Séc. 21 | 13.09.2011 | 14.54Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ideia com direitos de autor, publicada no jornal Destak em 2011-09-13: PLANO A - Responsabilizar, Penalizar, Crminalizar os políticos, Presidentes da República, e Primeiros Ministros, dos uĺtimos 30 anos: PR: 1º - Mário Soares = As duas vezes que o FMI, esteve em Portugal foi em 1978 e 1983. 2º Jorge Sampaio 3º - Cavaco Silva = Parou com as Pescas e a Agricultura, para receber subsídios. Recebe 1.000 e dá 10 !!! PM 1º Guterres 2º Durão Barroso 3º Santana Lopes 4º Sócrates (comprou o BPN por 30 mil milhões) 5º Passos Coelho (vendeu o BPN por 40 milhões. Aproporção entre a compra é de 100 para 1 !!!) B - Como os 230 deputados mais o PR e a Presidente da Assembleia da Républica, não irão concordar, (até Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, como em teoria poderão vir a governar, querem também a impunidade penal sobre as suas governações) os portugueses não devem votar. Não votar não é abster-se. É exigir que os candidatos cumpram o que prometem. Abster-se, é estar indiferente. Votar em branco é não concordar com aqueles candidatos mentirosos, e querer outros que também sejam mentirosos (no atual panorama político). Se alguém é enganado em 19 vezes, vai continuar a votar? Se gostar de ser enganado, ou masoquista, vai !!! Em alternativa os políticos poderão colocar no boletim de voto uma quadrícula, para os que querem eleições livres e democráticas, mas que os políticos cumpram o que prometem e governem bem, ou fazerem um referendo, para alterarem a lei. PLANO C - Partir para violência, acabando com os PR e PM, dando-lhes 1 tiro. Como fizeram ao penúltimo rei de Portugal e ao 4º PR da Répública, Sidónio Pais. Esta último Palno C, só deverá ser aplicado depois de se esgotarem todas as vias legais.
    David JM Torres - União Europeia Séc. 21 | 13.09.2011 | 14.47Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Faça uma entrevista a quem se lembrou do "desacordo" ortográfico, pode ser? Pense nisto, Isabel Stilwell: "Pois... a evolução de uma língua não se faz a partir de ACORDOS!: A Presidenta foi estudanta?! AULA DE PORTUGUÊS OU O PORTUGUÊS MAL TRATADO: Infelizmente a jornalista Pilar Del Rio costuma explicar, com um ar de catedrática no assunto, que dantes não havia mulheres presidentes e por isso é que não existia a palavra presidenta... Daí que ela diga insistentemente que é Presidenta da Fundação José Saramago e se refira a Assunção Esteves como Presidenta da Assembleia da República. A propósito desta questão recebi o texto que se segue e que reencaminho. «A Presidenta foi estudanta?! Ainda nesta semana ,escutei Helena Roseta dizer : «Presidenta !»,retorquindo a um comentário de um jornalista, muito segura da sua afirmação...( Sicnotícias). Uma belíssima aula de português. Foi elaborada para acabar de uma vez por todas com toda e qualquer dúvida se temos presidente ou presidenta. A presidenta foi estudanta? Existe a palavra: PRESIDENTA? Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto? No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". Um bom exemplo do erro grosseiro seria: "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta". k k k k k k k k Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse esta informação.."
    BANDEIRA A MEIA HASTE | 13.09.2011 | 14.43Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Cara Isabel . . . ! Já agora . . . ! Devia, também . . . ! Entevistar uma "malguinha" . . . ! Essa "ilustre" personalidade . . . ! Que anda a "lutar" . . . ! Há 37 anos . . . ! Pela "liberdade" . . . ! Que o 25/4 . . . ! Fingiu ser . . . ! ! !
    alexandre barreira | 13.09.2011 | 07.04Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE