PUBLICIDADE
OPINIÃO

A Amizade

14 | 11 | 2011   19.47H
Luisa Castel-Branco

Há muito tempo que vimos adulterando o significado da palavra Amizade. Hoje conundimo-la com as pessoas que conhecemos, e nada mais.
Contudo, a Amizade é um sentimento tão forte e poderoso como o Amor.

Um amigo é alguém que nos conhece e aceita como somos na realidade, com todos os nossos defeitos. Alguém que está à distancia de um telefonema, a qualquer hora, a qualquer momento. Alguém que nos diz a verdade, que nos abana e ao mesmo tempo está sempre disponível para nos aconchegar. A Amizade não conhece inveja, mesquinhez. Não guarda rancor nem segredos.
Por isso mesmo, a Amizade é um bem maior do que o Amor. Não existe contabilidade na Amizade, eu dei e tu não, nada disso.

Nestes momentos tão difíceis que estamos a passar, e perante um futuro próximo que não augura boas noticias, talvez nunca tenha sido tão necessário, tão importante ter um Amigo.
Porque mesmo quando fingimos que não sabemos, a verdade é que cada um de nós sabe exactamente quem é essa, ou com sorte, essas pessoas com quem podemos contar até ao fim da nossa vida.

Também todos temos a nossa parte de desilusões. De certezas que possuíamos sobre o outro e de repente nos deparamos com a morte daquilo que era uma Amizade.
E se o tempo tudo cura, não conheço cura ou remédio para esta dor.
Contudo, quem no final deste penoso caminho que estamos a percorrer, onde a crise financeira se mistura com a ausência de valores e de sonhos, quem no final estiver ao nosso lado saberá honrar a palavra Amizade. Que sejamos nós capazes de fazer o mesmo.

© Destak

8 comentários

  • Ó anticristo, tu e a MARLUZ até que dariam grandes amigos. Sem brincadeiras. O tema da amizade é muito complexo e complicado. é daquelas coisas que nunca se esperam, se procuram e que do nada aparecem, ou não. Dou um breve exemplo, o melhor amigo que tive até hoje (com quem SABIA que podia contar em QUALQUER momento) vivia comigo na mesma casa (eramos quarenta e tal), e só ao fim de mais de um ano é que começamos a conversar "civilizadamente", até aì havia uma antipatia comum que nos impedia até de dar um simples bom dia, era só ignorância e nada mais. Por isso digo, quem tem amigos que os conserve (este meu amigo morreu num acidente de viação), quem não os tem que não feche a porta à amizade pois é o melhor que temos na vida. Podemos ter muito dinheiro, um bom emprego, casa, carro, e tudo o mais de material, mas se não tivermos amizades...tudo isso é fútil, sem utilidade. Para terminar, e como sempre (quase) concordo com a Marluz. Sem ofensa anticristo.
    pedro lindo | 21.11.2011 | 18.36Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Faz muito tempo que andamos numa sociedade que começou por adulterar sentimentos e valores e hoje vive apenas de imagem e do estar socialmente correcto. Será que algum dia vamos ter coragem de parar, de analisar a nossa conduta e corrigir os nossos defeitos? Será que algum dia vamos deixar de arranjar sempre um desculpa para o mal que fazemos aos outros? Vamos caminhando apressadamente numa estrada que exige materialismo criando deste modo seres que deixam de Ser para Ter...
    Rui Muge | 21.11.2011 | 13.59Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Oh marluz que desilusão. Eu aqui ansiando pela sua aparição tal como os pastorinhos esperavam ardilmente pela aparição da nossa senhora, e a menina vem com essa conversa de peixeira? Credo. O âmago mais profundo das energias cósmicas convertem-se num pleonasmo mental que assume um plano superior e deveras equidistante da realidade metamorfósica e de condutas socio ideológicas totalmente abstractas e de uma perfusão mentalistica que arredonda a mais infinitésima expiação do seu verdadeiro eu. Resumindo. Foda.se!
    anticristo | 17.11.2011 | 20.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Sr. AntiCristo o Sr. anda sempre com a Mer... na boca e nas mãos ... Lave bem a boca e as mãos com lixívia ou desinfectante antes de falar ou escrever o meu Nick ... Eu não estou aqui para (des)impressionar... escrevo as minhas simples opiniões que valem o que valem ... por isso passe à frente … assim poupa 2 trabalhos …... Poupe o seu (des)latim comigo… já que não consegue discernir um sinónimo de um neologismo … passe ao lado pf.. Agradeço... Bem e indo ao mais importante que me traz aqui... Olá Dª. Luísa concordo em pleno com a Sra. a amizade de facto edifica a nossa vida... um belo tema que pela subtil beleza que encerra atinge de certa maneira o esplendor na sua verdade... Tudo passa … mas o elementar permanece… um forte afecto com outrem que estabelece um vínculo afectivo que busca todo o bem no sempre presente … que pode mudar o Mundo e as pessoas… A Qualidade Versus Ambiguidade ... esta última muitas vezes é cingida e sobreposta à qualidade do valor intrínseco que esta palavra completa encerra...
    Marluz | 16.11.2011 | 13.44Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Apesar de ser lamechas, pelo menos escreveu alguma coisa de jeito. Vá lá. Deve ter caído abaixo da cama e bateu com a cabeça na mesa de cabeceira. É verdade, ter amigos é importante. O problema é que encontrar o tal verdadeiro amigo de que fala é de facto encontrar uma agulha num palheiro. Eu ja tive a minha quota de decepções com os "amigos" da onça. Por isso, se alguem quer ser meu amigo, tem um longo caminho a percorrer. E mais, toda a gente acha que os amigos se veem nos maus momentos. Pois garanto-lhe que se quer ver o seu verdadeiro amigo, é nos seus sucessos que os vê. Sem invejas e felizes como se o nosso sucesso fosse o deles. Mas isto dá pano pra mangas. Também vou descascar duas cebolas para poder chorar à vontade e espero religiosamente pelo comentario da minha querida Marluz, que ou muito me engano ou vais escrever para aí 3 paginas para dizer a mesmissima merda que eu acabei de dizer, mas com aqueles palavrões que ela vai procurar no dicionário. ah ah ah ah Força Marluz, esmere-se....
    anticristo | 15.11.2011 | 19.00Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • eu agradeço a Deus pelos amigos que colocou no meu caminho, têm sido eles a valer-me nos piores e nos melhores momentos, mas ter-se amigos é uma partilha e não uma mais valia só para nós, é como no amor se não houver retribuição não resulta mesmo. Com os amigos resulta melhor porque cada um vive em sua casa e não leva com os problemas domésticos dos outros o que muitas vezes no amor estraga tudo.
    ana santos | 15.11.2011 | 12.49Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Estou muito desiludido. Vou descascar 2 kgs de cebolas roxas para poder chorar à vontade.
    buááááá | 15.11.2011 | 11.30Hver comentário denunciado
  • Cara Luisa . . . ! Os amigos são . . . ! Para as "ocasiões" . . . ! E as "ocasiões" . . . ! Às vezes fazem . . . ! Os "ladrões" . . . ! É do tipo: . . . ! Associação Amizade 25 de Abril . . . ! ! !
    alexandre barreira | 15.11.2011 | 07.11Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE