Logótipo XL |Automotor |Classificados |CorreioManhã |Destak |JNegócios |Máxima |MInteriores |PCGuia |Record |Rotas |Sábado |SInformática
COLUNA VERTICAL

O pregador

21 | 10 | 2009   08.06H
José Luís Seixas

Evidentemente que Saramago tem um problema pessoal mal resolvido com a religião. Isso é tão claro que dispensa a interpretação psicanalítica dos seus comportamentos. Aliás, um dos muitos problemas de Saramago é julgar-se o próprio Deus. E não admitir concorrência. Nobel, ainda por cima, sente que o Mundo se deveria prostrar perante o seu génio. É um narciso universal a quem tudo deve ser consentido, mesmo o insulto grotesco e ignaro.

O mundo de Saramago é um mundo sem Pátrias nem Religiões. É um mundo centrado na sua pessoa e alimentado pela sua obra. É um mundo que assenta nas premissas extremas do capitalismo. Se para vender um produto tiver de matar a mãe, mate-se a mãe e venda-se o produto. É o que Saramago faz. Insulta e vilipendia para vender. Confortado no seu "auto-exílio" em Lanzarote que lhe garante direitos de autor sem encargos fiscais. O mundo de Saramago é, neste contexto, um mundo sombrio de ódios de estimação e de perseguições infrenes.

Mas é também um mundo inconsequente. Rejeitou a Pátria porque um dia a Pátria o não reconheceu. Mas dela colhe homenagens e recebe fundações. A sua vaidade não lhe permite resistir à idolatria. E gosta mais de si próprio do que a coerência e a decência deveriam admitir.

Por tudo isto, é-me absolutamente indiferente a leitura que Saramago faz da Bíblia. Sei, como todos, que a idade ou agudiza os defeitos ou acentua as virtudes. No caso de Saramago refinou os primeiros. Não gosto do homem. Estou no meu direito. Embora a Bíblia me recomende tolerância, respeito e misericórdia. Prometo que tentarei alcançar esses "maus costumes".

© Destak

33 comentários

  • Ó Chica eu estudei História Comparada das Religiões, na Faculdade, em aulas dadas por um excelente Professor, frade, homem de um saber extraordinário, que sabe muitas línguas, inclusive Ebreu. Aulas maravilhosas, que me encantaram. E daí? Não aumentou em nada a minha fé.
    Você sabe quem escreveu a Bíblia? Quando o fez? Para que o fez? Já agora diga-me o que é a fé? Acreditar que irá viver eternamente, algures, ou regressar umas tantas outras vezes como insinuou Allan Kardec até se purificar de vez e não voltar cá mais? Já se perguntou o porque nasceu? Acha mesmo que foi para cumprir alguma missão específica? Sei lá especial? Eu não sou contra quem tem fé, Saramago também não. Mas tanto ele como eu ou outros tem o direito de não acreditarmos e de questionarmos essas “verdades”.
    O que me entristece, apenas isso, é que haja milhões de seres humanos que nascem, vivem 80 ou mais anos, apavorados, adorando mitos, cumprindo ritos para conseguirem a “salvação eterna”.
    Mas o que é isso de salvação eterna? Nada é eterno, sabia? Tudo começa, tem uma duração e depois morre. TUDO!
    Bom então você acredita na Arca de Noé, acredita que choveu durante 40 dias e 40 noites e isso já é preocupante pois já é ignorância e não falta de fé.
    Por acaso faz ideia onde vive? O seu planeta? Onde estamos? A que galáxia pertencemos? Sabe a que velocidade anda a terra em redor de si mesmo enquanto rodopia em volta do sol? Ora calcule lá só para começar a pensar em as religiões são atrofiantes.
    Por acaso faz alguma ideia, se já viu, imagens do Hubble ? se viu não se assustou? Não ficou a meditar umas boas horas?
    Sabe o que é um Buraco Negro? Sabe do que é capaz? Sabia que há um a uma semana/luz da terra? Sabe o que isso pode significar?
    Ainda continua com fé na salvação final? Que irá ressuscitar e viver para sempre algures? O que é para si viver para sempre?
    Tenham lá a fé que quiserem mas respeitem quem a não tem.
    Eu não fumo mas nada tenho contra aqueles que o fazem.
    Não sendo um homem de fé, provavelmente, cumpro mais os 10 mandamentos (9 para a maior parte das mulheres a quem “não cobiçarás a mulher do próximo não se aplicará” embora algumas já o façam) do que muitos que o não são.
    Mas daí até acreditar no que a Bíblia descreve vai um enorme passo.
    Não seria racional, não pensaria pela minha cabeça, estaria sempre condicionado por algo estranho a mim, que me impunha determinado comportamento receoso, cheio de medo dos castigos de Deus.
    Olhe o que é uma anti-bíblia? Você consegue escrever uma anti-história da sua família? Como o faz?
    Se disseram que foi assim e você acredita, que lhe faça bom proveito. Mas deixe-nos pensar livremente e não acreditar nessas impossibilidades.
    Saramago apenas comentou uma passagem bíblica, com todo o direito.
    Deus é um felizardo, tem advogados de defesa que não acabam.
    .
    João Brito | 04.11.2009 | 00.21Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • João Brito, chama coragem ao dizer mal de uma Bíblia? E o que chamaria você a escrever uma Anti-Bíblia? Isso sim, seria CORAGEM. Só que Saramago não tem tomates intelectuais e de conhecimento profundo para o fazer, por isso fica-se por estas saídas infantis que nada custam, e a alguns idiotas parecem CORAGEM. Leia mais sobre o assunto.
    CHICA46 | 03.11.2009 | 15.20Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ai, jonas...jonas... A FÉ não se discute; ou se tem ou não...E DEUS é o início e o fim da FÉ.
    oremos | 03.11.2009 | 12.15Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Parece-me que quem tem um enorme problema com a religião é o autor deste pseudo -comentário que ainda acredita no Deus do Velho Testamento e provavelmente no do Novo.
    A mim parece-me que nem Saramago se pensa o próprio Deus, em quem não acredita, nem sequer é um bom escritor. Saramago tem ideias que consegue transmitir e coragem para escrever sobre o que não acredita mas em que todos fingem acreditar, porque é mais fácil fingir que se está bem em determinada sociedade do que negar-lhe alguns mitos e ritos, quando se não tem coragem em confessá-lo. É mais cómodo ir à missa, cumprir um ritual fingido do que escrever o que pensamos sobre os mistérios da igreja.
    Se o mundo fosse sem pátrias e sem religiões a guerra já teria acabado desde essa altura. Apenas há guerra porque há pátrias e religiões e pessoas que não tem coragem de dizer “NÃO” como o afirma Saramago. Dizer não é romper com esta mediocridade social, com este arrastar apodrecido de uma sociedade que pretende manter as mentiras religiosas e sociais.
    Sendo comunista Saramago teve a coragem de dizer que nem o comunismo conseguiu transformar a sociedade, que é o que pretende, porque depois das revoluções os dirigentes se instalam, a corrupção instala-se e é novamente preciso dizer outra vez “NÃO”. Saramago não rejeitou a pátria, pois depois de Egas Moniz foi o único a receber um Prémio Nobel (embora eu continue a pensar que Saramago não escreve bem, como penso que Obama não merece o prémio Nobel e como penso também que o prémio Nobel começa a ficar demasiado corriqueiro).Quem não reconheceu Saramago foi um certo ministro, coitado, de um certo partido demasiado impregnado de igreja, de ritos e mitos de que ainda se não conseguiu libertar. É muito difícil manter privilégios em determinada sociedade e renegar-lhe parte ou partes. Desde que nascemos injectam-nos doutrinas e inverdades uma data de anos seguidos de modo que é dificílimo, algum dia, termos a coragem, a destreza e a capacidade de pensarmos sem que esses pesadelos deixem de nos comandar. A mim não é absolutamente nada indiferente a leitura de Saramago, embora continue a dizer que não escreve bem, mas tem ideias, diz o que pensa e pensa o que diz e pelo menos vai tendo a coragem de desmistificar e ensinar que há coisas nas quais não devemos acreditar sem as vermos primeiro ou que pelo menos nos sejam demonstradas com coerência.
    Descartes também “provou” a existência de Deus, mas foi uma prova tão fraquinha. Espremido não tem consistência.
    O pior para esta gente é que aparecem pessoas como Saramago e como Galileu. Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo.
    Mas já nessa altura existia a igreja que: “Em 1616, a Inquisição (Tribunal do Santo Ofício) pronunciou-se sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava "teologicamente" errada. Teologicamente, reparem bem. Pois estava…não se nota que estava? E demorou 300 anos s verificar o erro…ou será que ainda tem dúvidas? Perante comentários destes…
    O Papa sentiu que a aceitação do modelo heliocêntrico como ferramenta tinha sido ultrapassada e convocou Galileu a Roma para ser julgado, apesar de este se encontrar bastante doente. Após um julgamento longo e atribulado foi condenado a abjurar publicamente as suas ideias e a prisão por tempo indefinido. Os livros de Galileu foram incluídos no Index, censurados e proibidos, mas foram publicados nos Países Baixos onde o protestantismo tinha já substituído o catolicismo, o que havia tornado a região livre da censura do Santo Ofício.
    Como a Holanda está adiantada em relação a nós…
    Provavelmente Saramago tendo ido para Lanzarote, um centro neo-liberal e capitalista, quiçá um paraíso fiscal, mas livre de mentes menos livres, evitou ter que ir respirar melhores ares para a Holanda. Até que se prove, como Galileu, que a terra, no entanto, se move, e que Deus não se sabe muito bem quem é e ainda ninguém provou que existe.
    João Brito | 03.11.2009 | 01.13Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Grande "pedrada" psico-analitico à Pessoa de Saramago e à sua Obra.... Artigo a ser lido por qq leitor, não deixando também de ser influenciável a sua opinião!
    Mas... A Bíblia recomenda tolerância, respeito e misericórdia
    marisa | 02.11.2009 | 12.27Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Aqui está a evidência de que os crentes não seguem nada do que Deus quer! Não deveriam de oferecer a outra face num caso destes e perdoar aos seus inimigos? Então, onde está a Fé afinal?! Partem logo para a guerra! Mas o que é isto?
    fónix | 29.10.2009 | 12.36Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Temos de discutir as ideias e não as pessoas. E eu não concordo com o Saramago ...Albicastro | 21.10.2009 | 11.34H
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    Então temos de começar a discutir o veículo e não o condutor em caso de (estouro...)
    Barrabás | 29.10.2009 | 10.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não percebo qual é o problema. O homem é ateu. O que quer dizer que não acredita em Deus, logo não considera ofensa aquilo que disse. Faz considerações sobre uma coisa em que não acredita e fá-lo da maneira como julga melhor. Ou é proibido? Quem quer lê, quem não quer não lê. Qual é o problema? Os crentes. se o são realmente, deviam olhar para ele com alguma piedade e , conforme diz na Biblia, rezar pela sua alma.
    Cesar Marrafa | 28.10.2009 | 15.01H
  • Eu só lamento que a Igreja Católica,tenha alimentado toda esta treta e Saramago ganhou com isso.
    O desprezo é sempre a melhor arma e repito Saramago ganhou,ganhou,porque temos uns governantes que apoiam este traidor à nossa Pátria e que tanto fazem por este irracional.
    português | 28.10.2009 | 07.30H
  • Para os Comunistas Saramago devia ser um deus da palavra...mas é um Comunista fedorento de língua porque atenta contra a Fé dos seus semelhantes. Se pensa assim de DEUS e da Bíblia é lá com ele e não tem o direito de tentar influenciar outrem Devia ser julgado e condenado por criar azedume entre as pessoas. NUNCA o LI. Sentiria um pejo profundo...E NÃO ME REVEJO NOS SEUS CONCEITOS QUE, ADMITO, TENTARÁ PASSAR PARA O QUE ESCREVE. PORTANTO, SARAMAGOS, SÓ MESMO OS DO CAMPO...QUE FAZEM UMA SOPINHA DE "MORRER"...
    Aíléseiláseé... | 27.10.2009 | 11.37H
  • e já agora por todos os que criticam este artigo.
    Ana | 26.10.2009 | 18.33H
  • Muitos parabéns pelo artigo. rezemos por ele..
    Ana | 26.10.2009 | 18.32H
  • 26.10.2009 | 16.49Hcomentário reprovado
  • O José Saramago é Prémio Nobel. Para uns excepcional, para outros intragável- Para mim é apenas um homem amargo, que se permite ultrapassar todos os limites sem respeito pelos outros e pelas suas crenças e convicções. Mas os cristãos são tolerantes.
    kaliana | 24.10.2009 | 18.45H
  • 24.10.2009 | 00.39Hcomentário reprovado
  • Anadam por aqui uns maneles que acham para se criticar o Futeboltem de se jogar à Bola...É como se para comer Sardinhas tivessemos de lhes conhecer as entranhas...Ele é cada um?...
    Moóonia | 24.10.2009 | 00.32H
  • Para se criticar o que Saramgo disse e diz tem que haver duas coisas:
    1º. Conhecer a Biblia.
    2º. Ler o livro CAIM
    Quando se critica e não se sabe o que se está a dizer è melhor estar calado.
    José Pereira | 23.10.2009 | 12.21H
  • Lastimável,ofendeu cristãos,judeus e muçulmanos.Insultou grande parte da Humanidade,com enorme falta de cultura!
    paulo sousa | 23.10.2009 | 00.02H
  • Muito bem dito senhor PREGADOR. Entre este Saramago e o PINGO DOCE deixou de haver diferença, para mim. Passarei a deixar de consumir quer de um quer de outro. De Saramago, já todos sabem o que ele diz, por isso só aqui deixo um vídeo do PINGO DOCE: http://www.youtube.com/watch?v=FN7sjHwKkxQ&feature =player_embedded
    BAHH | 22.10.2009 | 15.27H
  • Por acaso já repararam que, tanto o Saramago como a Bíblia, nunca foram objecto de tanta publicidade ? NEGÓCIO É NEGÓCIO, e o resto são...CANTIGAS ! ! !
    alexandre barreira | 22.10.2009 | 14.20H
  • 21.10.2009 | 18.30Hcomentário reprovado
  • by the way.. quem é que inventou aquela porcaria de anúncio do pingo doce! C'até mete nojo ouvir, fonix!
    I'm back | 21.10.2009 | 15.35H
  • Não sei o que Saramago disse, nem quero saber, mas estou do lado dele. acho muito bem.
    fui...
    I'm back | 21.10.2009 | 15.31H
  • Evidentemente este senhor não devia dizer tantas parvoíces em tão poucas linhas
    Bruno | 21.10.2009 | 15.07H
  • 21.10.2009 | 15.00Hcomentário reprovado
  • é evidente que Saramago está muito à frente do seu tempo... tanto, que estes comentadores reles e básicos nem sequer o entendem...
    armindo carneiro | 21.10.2009 | 14.38H
  • BEM DITO!
    anónimo | 21.10.2009 | 14.30H
  • Esclareça-me por favor! A Bíblia é ou não a palavra de Deus e como tal isenta de erro, incongruência, inconsistência e verdade absoluta, não passível de interpretações ao longo da história e cultura? A minha dúvida é genuína!
    Eduardo Alves | 21.10.2009 | 13.37H
  • Temos de discutir as ideias e não as pessoas. E eu não concordo com o Saramago ...
    Albicastro | 21.10.2009 | 11.34H
  • Parabéns. O artigo está perfeito, traduz exactamente o que eu sinto. Mas é igualmente confrangedor que um escritor, nobel da literatura, tenha uma incapacidade total de ler o Antigo Testamento, um conjunto de livros que têm que ser lidos no contexto do seu tempo, mas que têm uma carga simbólica fabulosa. Ijnterpretar à letra, que a Igreja Católica não faz, mostra uma confrangedora falta de cultura e de capacidade intelectual. Como me custa acreditar que Saramago seja assim tão primário, só posso concluir que é uma jogada de marketing puro. E ai também é triste - será que os seus livros têm vendido assim tão pouco que precisa de uma guerra religiosa para chamar a atenção sobre si ?
    Teresa Pires | 21.10.2009 | 10.34H
  • Na ganancia do marketing Saramago ja confunde liberdade com libertinagem
    Paulo José | 21.10.2009 | 09.52H
  • Suporto outras orientações sexuais, desde que respeitem o meu espaço. Suporto outras etnias, desde que respeitem o meu espaço. Suporto outras religiões, desde que respeitem o meu espaço. Deixei de suportar o Saramago.
    Paulo Alves | 21.10.2009 | 09.23H
  • Mas como dói a tanta gente a frontalidade do Saramago. É triste andarem a atirar pedras, quando, por cá, existem tantos telhados de vidro ! ! ! !
    alexandre barreira | 21.10.2009 | 09.01H
política

Debate 15 de Março

Que balanço faz do Congresso do PSD?

PUBLICIDADE
A moda quando nasce é para todos
  • tendências

    A moda quando nasce é para todos

    Porque vivemos num mundo em que a imagem é tudo - ou quase tudo -, iniciativa que decorre em centros comerciais pretende oferecer aos portugueses a possibilidade de estarem na moda.

PUBLICIDADE