Homofobia
Hoje quem manifeste oposição ou desagrado pelas práticas homossexuais é logo repudiado violentamente como homofóbico. Isto nasce de dois erros elementares acerca dos direitos democráticos.
Uma atitude chauvinista ou xenófoba é justamente repudiada entre nós porque manifesta desagrado por aquilo que outro cidadão é em si mesmo, o que viola o princípio da igualdade em que a nossa sociedade se baseia. Mas na homossexualidade não se trata do que a pessoa é, mas do que faz. Não é raça ou sexo, mas acção, modo de vida. As pessoas nascem com as suas características étnicas e físicas, não com opções sexuais.
Os activistas têm-se esforçado por demonstrar que a orientação sexual é genética e natural. Mas, mesmo que o consigam (o que está longe), nunca podem ir além de uma inclinação, orientação. As pessoas não vivem pré-determinadas nem perdem a capacidade de escolha. Também há quem nasça com temperamento colérico e agressivo e isso não nos impede de repudiar a violência.
Em segundo lugar, é preciso lembrar que existe um crime muito grave chamado homofobia, que consiste em agredir e prejudicar alguém por ser homossexual. Mas isso é muito diferente da liberdade de opinião acerca da prática. Também há quem seja abertamente contra a Igreja, o que é legítimo na sociedade livre, sem que tal se confunda com a perseguição religiosa concreta, proibida pela lei.
Na cultura actual a homossexualidade é geralmente tolerada. O direito que hoje sofre discriminação é a liberdade de expressão dos que pensam que ela é uma perversão.




59 comentários
Maria A. | 08.02.2010 | 04.04H" Comentário duma tosca qualquer que decerto está feliz no seu casamento, SE tiver alguém, a levar porrada em cima da tromba, como boa heterossexual que é. E está a fazer aqui o quê? Olhe que homem que é homem não leva no cú e não quer a mulher em nenhum outro lado senão na cozinha ou a levar na cona!
.
.
Eu acho que o melhor agora é criarem o penso higiénico para gays! Será um bom negócio, a ver pelo número de possíveis clientes que por aqui aBUNDAm!
Pelos vistos o foleiro e parolo é o ser-se heterossexual! _
Ainda bem que não vou em modas...
.
.
.
.
.
.
Eu prefiro Skip, lava mais branco!
Homo???
Fazedores de panelas???
É pelo facto de os homos terem chegado ao poder, que Portugal é "governado" como é.
Maria A. | 08.02.2010 | 04.04H"
Citação 1: "quem manifeste oposição ou desagrado pelas práticas homossexuais é logo repudiado violentamente como homofóbico". Que outro nome tem uma pessoa que manifeste oposição ou desagrado pela homossexualidade senão homofóbico? Que motivo, para além do preconceito, poderá alguém ter para sentir desagradado perante a homossexualidade? Portanto, quem manifeste desagrado ou oposição pela homossexualidade de outra pessoa é, efectivamente, homofóbico e deve ser tratado como tal.
Citação 2: "Isto nasce de dois erros elementares acerca dos direitos democráticos" O Sr. JCDN não é jurista e, fora da sua área de especialidade comete aqui outro erro, como irei demonstrar mais à frente. Para já limito-me a lembrar ao Sr. JCDN a máxima que em democracia a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do próximo.
Citação 3: "na homossexualidade não se trata do que a pessoa é, mas do que faz (...) As pessoas nascem com as suas características étnicas e físicas, não com opções sexuais". Mais uma vez o Sr. JCDN opina fora da sua área de especialidade e sobre assunto que não conhece. Digo-lhe Sr. JCDN que está total e completamente errado. Mas se não acredita em mim, consulte o parecer do colégio de psiquiatria sobre a homossexualidade, no site da ordem dos médicos. E se mesmo assim não quiser acreditar nos especialistas, tente aplicar a sua máxima a si próprio. E por isso lhe pergunto, a sua heterossexualidade não faz parte daquilo que o senhor é? Será que o Sr. JCDN não nasceu heterossexual e em vez disso em dada altura escolheu ser heterossexual? Se assim foi, quando exactamente é que o Sr. JCDN escolheu conscientemente ser heterossexual? Consegue responder? É claro que não consegue.
Citação 4: "Também há quem nasça com temperamento colérico e agressivo e isso não nos impede de repudiar a violência". Sr. JCDN por favor poupe-nos a demagogia. Violência fere a liberdade das pessoas que são vítimas dela. Homossexualidade não viola os direitos de ninguém. O Sr. JCDN está a comparar alhos com bugalhos e este nem sequer é um argumento honesto.
Citação 5: "é preciso lembrar que existe um crime muito grave chamado homofobia, que consiste em agredir e prejudicar alguém por ser homossexual. Mas isso é muito diferente da liberdade de opinião acerca da prática." O Sr. JCDN contradiz-se a si próprio. Então ao criticar a homossexualidade e utilizar um orgão de comunicação para advogar que os homossexuais não são pessoas normais o Sr. acha que não os prejudica? O Sr. JCDN quer mesmo que nós acreditemos que quando o senhor faz campanha contra o casamento homossexual não está a prejudicar os homossexuais? E lembre-se que a liberdade de expressão tem limites bem definidos pela lei. Lembre-se que a sua liberdade de expressão termina, por exemplo, quando não tem provas de que alguém cometeu algo ilícito e portanto, não tem o direito de se expressar perante tal situação. A difamação é punida legalmente e constitui um dos limites da liberdade de expressão. Do mesmo modo, se o Sr. não tem nenhum argumento válido para se opôr à homossexualidade porque motivo é que o SR. JCDN insiste que tem o direito de continuar a fazer acusações falsas e perjurativas?
Citação 6: "Na cultura actual a homossexualidade é geralmente tolerada". Quase que teria graça se o assunto não fosse tão sério. Acha mesmo que a homossexualidade é tolerada? Se fosse acha que estariamos a ter esta discussão? Se fosse tolerada acha que os casais homossexuais não teriam os mesmos direitos dos casais heterossexuais? E a própria expressão "tolerada" invoca a sua aversão pela homossexualidade. A homossexualidade não tem que ser tolerada tanto quanto a heterossexualidade também não tem que o ser. Numa sociedade justa esta questão nem se colocaria.
Citação 7: "O direito que hoje sofre discriminação é a liberdade de expressão dos que pensam que ela (a homossexualidade) é uma perversão. As pessoas que pensam que a homossexualidade é uma perversão são simplesmente ignorantes. Nem um único argumento contra a homossexualidade resiste quando confrontado pela lógica e pelo bom senso. Como tal, acreditar sem argumentos que homossexualidade é perversão é igual a acreditar que uma raça diferente da nossa é inferior ou que uma determinada etnia ou classe social não deve ter os mesmos direitos do resto da sociedade.
Em conclusão, o Sr. é homofóbico e preconceituoso disso não há dúvida alguma. E qualquer dia arrisca-se a sofrer as consequencias legais associadas ao seu comportamento abusivo.
Se me permite, vou fazer copy/past do seu texto que acho fabuloso.
Cumprimentos
MariaL
........................................
O Haider na Austria também era homofóbico casado, pai de 2 filhas, presidente de um partido de extrema direita. Ao falecer num acidente de aviação, ficou-se a saber que afinal era homossexual. Nessa noite do acidente tinha discutido com o secretário do partido e amante, depois da briga foi visto num BAR-GAY nos arredores de Viena, onde posteriormente vinha a falecer de acidente.
Isto serve de exemplo para muita gente.
Por isso calem-se.carlos | 09.02.2010 | 19.30H
eu curto tudo.
Isto serve de exemplo para muita gente.
Por isso calem-se.
Em Espanha as pessoas já se habituaram a casar homossexuais que já ninguém fala nisto.
Que merda de país, estão sempre a tocar na mesma tecla até já enjoa.
O PROBLEMA É QUE A MAIORIA DA HUMANIDADE É BISSEXUAL E AS MINORIAS SÃO HETEROSSEXUAIS E HOMOSSEXUAIS.
EXEMPLO: NUMA PRISÃO ESTÃO 500 HOMENS, A MAIORIA VAI TER CONTACTOS SEXUAIS COM OS OUTROS E A MINORIA HETEROSSEXUAL SOFRE MAS NÃO FAZ.
ESTÁ PROVADO QUE A MAIORIA DOS PRESOS TÊM RELACIONAMENTOS SEXUAIS UNS COM OS OUTROS.
CONSELHO A PROCURAREM UM PSICOLOGO A QUEM TIVER PROBLEMAS DE FRUSTAÇÃO, QUE É O CASO DA MAIORIA DOS HOMOFÓBICOS.
Cumprimentos
MariaL
Eu não denuncio nenhum comentário deliberadamente, mas quando chego aqui e vejo algum comentário denunciado, mesmo que não seja meu, eu denuncio todos." MARIAL Ora aqui está um modo de pensar muito inteligente , se denunciaram algum comentário eu denuncio os outros todos .Atitude muito adulta e esperta. Em relação ao artigo ,deixem lá o homem dizer o que quer ,vocês levam a mal quando um maluquito na rua diz disparates ?Ou quando um criança diz algo parvo?Não pois não então qual a razão de estarem tão chateados?Quem quer practicar a homosexualidade que practique quem quer criticar que critique e já agora quem quiser denunciar comentários a torto e a direito que denuncie.vidas tristes devem ter aqueles que se chateiam com o que o Barbas Anafado expele pela boca.Denuncia lá este ó MariaL e poupa o prozac da tarde.
Eu não denuncio nenhum comentário deliberadamente, mas quando chego aqui e vejo algum comentário denunciado, mesmo que não seja meu, eu denuncio todos. Acho que nem sequer devia haver hipoteses de denunciar. É um disparate dar esse "poder" aos intervinientes.
Se denunciam um, devemos denunciar todos. Só assim se entende a liberdade de expressão.
Cumprimentos
MariaL
Zé Ernesto Gaia
E permita-me ainda que o cite: "O direito que hoje sofre discriminação é a liberdade de expressão dos que pensam que ela é uma perversão". Esta afirmação, não só é ridícula auto-comiseração como também é discriminação velada. Nesta frase o Sr. defende que, contra todos os factos que claramente explicam a homossexualidade como uma das variantes naturais da sexualidade humana, qualquer idiota que prefira negar a realidade possa, sem qualquer argumento a seu favor, criticar a homossexualidade. Se ainda não percebeu o ridículo das suas afirmações deixe-me dar-lhe um exemplo semelhante. A sua opinião seria o mesmo que dizer: Eu não concordo que as mulheres tenham direito ao voto. Não tenho nenhum motivo para limitar os direitos das mulheres mas não quero que elas votem. Já está a perceber como o Sr. JCDN insiste na tolice?
E já agora convido-o a ler o parecer do colégio de psiquiatria português acerca da homossexualidade: https://www.ordemdosmedicos.pt/?lop=conteudo&op=15 d4e891d784977cacbfcbb00c48f133&id=6449f44a102fde84 8669bdd9eb6b76fa
Tal como ele diz não há almoços grátis e ele que continuar a almoçar e jantar!
Estão a esquecer-se dos bissexuais e de outros grupos que também serão abrangidos pela proposta de lei? Denunciamos, realidades indesmentíveis, como "os seus sites cheios de pornografia, exibicionismo exacerbado e voyeirismo." Também vão querer exigir a legalização a pornografia infantil e das relações “homoeróticas” entre adultos e crianças, como aquele partido pedófilo, declaradamente homossexual, na Holanda?
Eu nasci com a opção sexual bem definida. Sou heterossexual e tenho orgulho nisso! Mas também tenho orgulho em respeitar quem não pensa como eu!
O comentador João César das Neves já deixou bem claro em posts anteriores que segue os ensinamentos do Sr. Padre e afirma que a Homossexualidade é uma doença ou é "aprendida". Ele está mesmo convicto disso :) . Não adianta tentar explicar-lhe que uma pessoa já nasce homossexual. Não percas tempo ;) .
Que tal falar sobre a nova Lei da Finanças Locais? Isso sim é um assunto interessante e que nos afectará a todos, ao contrário da homossexualidade (que a mim não me afecta nem um pouco).
tanta ignorância num texto tão curto e tão mal fundamentado...não sei se o senhor João César Neves tem consciencia ou não mas por acaso, e embora não exista ainda um consenso total, a grande generalidade dos psicologos assim como professores e investigadores desta área e, especialmente, na área da sexualidade considera que a homossexualidade não é de modo nenhum doença, desvio, "perversão" ou sequer escolha. Gostaria de saber quem é que se lembra de um belo dia ter decidido "hum, acho que vou gostar de mulheres" - a sexualidade é um campo complexo da natureza humana e é óbvio para qualquer um que não podemos escolher a nossa orientaçao sexual, sendo este de facto um dos mais fracos argumentos utilizados. Já agora para quem não sabe a homossexualidade é relativamente comum em várias espécies animais que nem sequer têm estruturas cognitivas para fazer tal "escolha" sendo por tanto absolutamente natural visto que se encontra na natureza. Estes e muitos outros argumentos são tão facilmente refutados porque todos se baseiam em ideias arcaicas e pouco esclarecidas, baseadas sobretudo em princípios religiosos sem qualquer fundamento. Quem manifeste "oposição" ou "desagrado" por "práticas homossexuais" recebe o rótulo de homofóbico porque é exactamente isso que é - não existe diferença absolutamente nenhuma em dizer "não concordo que seja homossexual" ou "não concordo que seja negro". Em ambos os casos falamos de características do indivíduo que nem ele nem mais ninguem pode (nem deve querer) controlar, inatos, naturais. E tal como temos vindo a repudiar o racismo, começamos finalmente a fazer o mesmo com o comportamento homofóbico, esse sim eventualmente resultante de factores preocupantes e graves na nossa sociedade. Deixo-o com um vídeo de um grande humorista português que trata este assunto com a inteligência e o talento habituais, pode ser que ajude algumas pessoas por aí com a doença da homofobia: http://www.youtube.com/watch?v=inI-NIc9g1Y
Diga-se:
O sexo oral? Praticado por 90% dos casais, e sexo anal praticado por 6 em cada 10 Heterossexuais? Fiquei com esta duvida. Agradecia que me esclarecesse, visto que não há ninguém que seja 100% Heterossexual e esta duvida permanece no meu consciente. Cumprimentos amigáveis, Cristiano Costa
Insurgir-se contra uma prática sexual, seja ela qual for, só porque não a praticamos, é sempre uma fobia, quer o senhor queira ou não queira.
A humanidade e todas as suas formas pacificas de viver, não podem nem devem ser questionadas ou postas em causa.
Ninguem tem o direito de criticar alguem pelas suas práticas sexuais.
O senhor Neves, certamente, terá a sua forma de fazer sexo, com a qual ninguem tem nada a ver, no entanto, se calhar, fará coisas que outros não farão. Gostava que o criticassem por isso?
Julgar alguem pelas suas práticas sexuais, REPITO; é fobia!!!
(deixa-me cá excluír a pedófilia, a violação e outros crimes sexuais porque estes fazedores de opinião são capaz de tudo)
Cumprimentos
MariaL
Tolerante? A sociedade não tem que ser tolerante, a sociedade tem que ver o valor das pessoas, o que elas são, a sua integridade, humanidade, justiça,etc, e não se são homo, hetero, bi e julgar as pessoas pela prática neste campo da sexualidade. Viva e deixe viver, a vida é muito curta para perdermos tempo com guerras santas que não levam a lado nenhum.