PUBLICIDADE
OPINIÃO

Quem tem medo de Pedro Passos Coelho?

22 | 03 | 2010   21.32H
Luisa Castel-Branco

As eleições para o próximo presidente do PSD transcendem o partido porque conjugam as esperanças mesmo de muitos que nunca foram simpatizantes do partido. Portugal vive uma crise sem precedentes e necessita desesperadamente não de um salvador mas sim de alguém com ética e honestidade, com sentido de responsabilidade e uma visão de futuro.

Aliás, foi assim que o Sócrates ganhou as eleições. Uma boa parte dos portugueses acreditaram nele e na mudança prometida. Infelizmente, fomos enganados.

Eu acredito em Pedro Passos Coelho. Não porque sou amiga dele há mais de 25 anos. Não confundo amizade com o futuro dos meus filhos e da minha neta, do meu país. Apoio-o porque ao longo destes anos todos o vi manter-se fiel aos seus princípios. Aguentar as críticas que lhe eram feitas sem resvalar para as lutas baixas.

No último pseudocongresso, feito unicamente para dar espaço aos recém-chegados candidatos, o meu amigo Pedro fez uma afirmação que interessou a muita gente deixar passar despercebida.

Quando terminou os seus mandatos como deputado e vice-presidente da bancada do PSD, Passos Coelho rejeitou a reforma dourada a que tinha direito por considerar indigna face aos outros portugueses, embora até os deputados do PCP a recebam. Fê-lo porque não precisava do dinheiro? Não, bem pelo contrário! Tinha filhas a sustentar e tirou o curso de economia sempre a trabalhar.

Em vésperas de eleições, Ferreira Leite, responsável juntamente com toda a sua Direcção pela falta total de oposição ao PS (não nos tomem por estúpidos, temos boa memória: Paulo Rangel e Aguiar Branco também lá estavam) afirmou há dias numa entrevista: “esperar que o próximo líder do PSD ganhasse não pela aparência física mas pelas ideias”.

Palavras para quê? É isto o PSD de hoje. É isto que temos de mudar a bem de todos.

© Destak

29 comentários

  • Resposta: É quem não tem medo de José Sócrates.
    pqp | 31.03.2010 | 17.04Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Senhora Castel-Branco, não diga "o Sócrates" pois além de falte de respeito é grosseiro escrever ou dizer assim; retire o artigo e resista à vulgaridade boçal dos portugas. Podemos discordar do homem e do governante, mas com educação e boas maneiras.
    almeidaa | 29.03.2010 | 12.47Hver comentário denunciado
  • Cavaco e Silva, Ferreira Leite e Pacheco Pereira! Chega?
    Milhazes | 28.03.2010 | 20.45Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mesmo assim, já estaremos fritos nas próximas eleições, pois já ninguém quer ver o Sócrates à frente do governo. Os portugueses vão castigar o Sócrates votando no PSD que, talvez, venha a ganhar com maioria absoluta (caso a campanha eleitoral de Passos Coelho seja bem orquestrada)... O PS ficará outra vez feito em cacos na bancada da oposição e com um novo discurso... à esquerda, é claro (talvez até mais que o PCP e o BE)... Passos Coelho retomará a política de direita e tudo aquilo que a Comunidade Europeia exigir, com alguns excessos e outras trapalhadas, bem ao jeito da classe de parasitas que fazem parte os eleitos desse partido... É muito provável que teremos outra crise ou caça às bruxas, como a do tempo de Durão Barroso, onde todos os pseudo-socialistas eram pedófilos... Resta-nos a próxima greve dos camionistas, esperando que esta constitue uma forma para a revolta de mais trabalhadores e exigir algum respeito e menos abusos... isto é, se o governo e a comunicação social não decidirem falar mais das vitórias do Benfica e na campanha da selecção nacional na África do Sul e, quem sabe, mais ópio, sempre mais ópio para o povo dormir...
    O Ópio | 28.03.2010 | 20.15Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • DESDE QUE LI QUE O MANDATARIO DE RANGEL ERA ISALTINO AI JESUSS SORTE NOSSA NAO TER GANHO ISALTINO E O SEU TRAFICO DE ESTUFACIENTES NO QUE ESTAMOS METIDOS NO MEIO DOS TRAFICANTES ISALTINO E O PRESIDENTE POLVORA DE SESIMBRA TEM PONTE MONTADA AO TRAFICO DE ESTUFACIENTES USAM TODOS OS MEIOS PRA CORRUPECAO EM EURO
    anonimo | 28.03.2010 | 07.32Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • AMIGOS VOTEM EM MIM TIRO AOS CORRUPTOS E DOU AOS POBRES ALGUEM FEZ ESTA PROMESSA NAOOO ENTAO SAO TODOS IGUAIS PORTUG ACREDITA EM TUDO QUE ELES DIZEM DEPOIS COMENTAM QUANDO FAZEM SO EM PROVEITO DELES PORTUG PORTUG ABRE AS VISTAS
    anonimo | 27.03.2010 | 14.46Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Já reparei que o lema do Paulo Rangel é "Libertar o Futuro". A questão aqui é saber o seguinte: Libertar o quê? O futuro de quem?
    anti-PSD | 26.03.2010 | 19.24Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Nao sou militante de qualquer partido, mas de a uns tempos a esta parte Pedro Passos de Coelho têm-me feito pensar um pouco mais, este é o homem certo para um PSD,pelo menos assim o demostra é duro e de ideia fichas, o que tem a dizer dize-o logo na cara não o mande dizer por nimguem, julgo ser um homem sério se assim for estou com ele é destes homens que o País precisa e não de homens como foi e é Jose Socrátes que pelo que dizem tem muitos rabos de palha pelo menos da fama não se livrará tão depressa, os boys que o rodeiam são demasiados fortes para lhe darem descanso, se Pedro Passos Coelho ganhar as eleições de hoge, bem pode pedir a todos os santos que o ajudem nesta sua missão que bem precisará pois não lhes faltará logo os seus amigos, que tentarão logo dar-lhes palmadinhas nas costas tem cuidado Passos de Coelho com os falsos profectas da desgraça, pois estes não te deicharão governar sem que primeiro abdiques de seres tu, com a tua frontabilidade, tem cuidado meu caro amigo os boys já te esperam.
    Joaquim Dias | 26.03.2010 | 18.49Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • eu nao voto em ninguem e voto em todos, por norma o meu voto é sempre nulo hehehh
    no entanto, do Pedro Passos Coelho, segui a seu percurso desde os jotas, como segui a carreira do Manuel Monteiro, do Antonio Jose Seguro, tudo moços que marcaram a minha juventude em ternos de militancia dos jotas, que eu gostava de ver-los pelo facto de serem jovens. mas houve um que me marcou imenso pelo seu ar de estadista, intelectual, seguro, firme, bonito, elegante, ar de serio, sorridente, afável, ar de bom malandro, era ainda jovem e estremava posiçoes, ou seja impunha-se aos demais, etc etc etc, fiquei de olho nele de imediato..... desapareceu de cena durante uns tempos, ou aparecia esporadicamente, com times bem defenidos e aparce agora condidato a lider,que eu defino-o como é um lider natural, tem como predicados para ser estadista, até aquela keda do cabelo bem defenida, como mandas as regras de pessoas de aparencia bem coidada, logo com estilo, como requer o cargo dum grande estadista, etc etc etc, estamos em prespectiva ou muito me engane, o que me acontece raramente, na presença dum grande estadista que, vai marcara sua epoca em portugal. Todos os lideres dos jotas, foram ou tentaram ser, conditatos a lideres no futuro, cheiraram o perfume da liderança e jamais querem deixar de o voltar a cheirar. Neste contexto vamos ter o Pedro que marcou passo em relaçao á liderança ( risos) mas agora ai esta ele a provar o que vale, esperamos para ver. Eu nao aposto nele nem deixo de apostar..... só simplesmente preconizei que isto ia acontecer á cerca de 20 anos, vale mais tarde que nunca e ai temos o Pedro Passos Coelho. um lider nao lhe basta quer ser lider, tem de nascer lider e para isso tem e ter os atributos que eu citei e o Pedro tem-nos...... e ele sabe e sente que os tem.... é transmontano que mais quer quer para se sentir lider? Força Pedro P.C.
    jorge monteiro-algarve | 26.03.2010 | 01.34Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Neste momento são 23 horas do dia 25/03/2010. Contra todas as previsões e sondagens, anuncio-vos que Paulo Rangel será o vencedor das eleições internas do PSD. Ainda bem que os eleitores deste partido não se deixaram iludir pelos fogos-fatos e pelas aparências, como dizia a velha da cabaça. Sendo assim, parabéns ao Paulinho e viva Portugal.
    OLIVEIRA COSTA | 25.03.2010 | 23.04Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A partir do dia 26 do corrente mês, o PSD vai ter um lider imbatível. Dr. Pedro Passos Coelho será o futuro dos jovens e do País. Como militante do PSD, voto e apelo a todos os que podem votar, que acreditem e confiem em tão inteligente ser.
    Maria Gabriela Pinho Aguiar Ferreira Gonçalves | 25.03.2010 | 22.43Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Porquê Pedro Passos Coelho, Luisa? Será pela voz sedutora? Pelo perfil? Pelo charme? É isso que gosta num político ou num candidato? Porque é que não escolhe antes a razão, o carácter, a firmeza, a segurança, a dignidade... e outras coisas que nos deixam mais tranquilos, enquanto votantes, eleitores e cidadãos? Não conheço o Pedro Passos Coelho pessoalmente. Infelizmente, conheço o seu partido, o PSD e posso dizer que aquilo que desfavorece o seu "amigo" não é a imagem e perfil; são antes as pessoas ou os grupos que rodeiam o seu "amigo"... os tais que se perfilam por detrás do seu "amigo" sempre que fala para a televisão ou comunica algo de importante para o país. Essas pessoas ou grupos já eu conheço há mais de 34 anos, seja no PS, no PSD ou no CDS-PP.
    Rojo | 24.03.2010 | 22.37Hver comentário denunciado
  • Apenas não entendo a denúncia dos comentários anteriores. Não os considero minimamente ofensivos do que quer que seja. E ainda que fossem. Quem quer emitir opinião sujeita-se às críticas. E tem mais: os comentadores nada recebem pelas críticas que fazem, muitas delas bem melhores que as crónicas. Há por aí muita gente demagoga ou que para eles querem um Deus e para os outros o diabo. Opinião é opinião e eu posso ter a que bem queira, tal como alguns cronistas que se manifestam excepcionalmente facciosos e, por vezes, insultuosos em relação aos visados. Tendo dito
    MANÍACA | 24.03.2010 | 17.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não me interessa saber quem será o próximo leader do PSD. Quero saber quem é o candidato a Primeiro-Ministro e o que propõe. O resto é conversa para pós-"congresso".
    Pedro Coelho | 24.03.2010 | 13.57Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A diferença entre o PCP e os outros partidos, é que os deputados do PCP recebem a reforma "dourada" e dão ao partido. Os outros recebem-na por inteiro e guardam-na individualmente, sem dar contas a ninguém. É esta a diferença entre os principais partidos da Assembleia da República. Um é sério, enquanto os outros, como aquele a que o "bunny" da Luisa Castel-Branco pertence, são a brincar, como também são a causa principal da miséria e do mau rumo que este país tem levado.
    Vermelho | 24.03.2010 | 09.31Hver comentário denunciado
  • Por norma, o povo português não dorme em actos eleitorais. Às vezes, engana-se porque para tal é empurrado. Em oposição, o PSD anda a deixar-se embalar por alguns "anjos" há muito anos. Tenho quase a certeza que desta vez não deixará embalar-se por anjos nem recorrerá a bruxas. Claro que o Rangel tem um perfil incomparavelmente superior aos outros candidatos. O Pedrocas, tem um bom padrinho (Ângelo Correia), mas tal não será suficiente. O populismo deste miúdo está patente e sabemos bem como está alicerçado. Ainda ontem vimos uma boa montagem em Gaia. O povo está farto disto. Queremos homens de valor e o Paulinho tem outros valores e uma mensagem muito mais convincente. Para que eu nuca escolhesse o Pedrocas, bastava ver quem o apoia: os falhados ou frustrados.
    ATENTO | 24.03.2010 | 08.58Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O Passos Coelho até pode ser boa pessoa, não o conheço nem as suas credenciais, mas o mal reside nisso mesmo, não ter experiência relevante, politica ou económica. Não precisamos de outro Sócrates, muita imagem mas sem saber o que fazer com todo o poder e responsabilidade que encontrou, não sabia e nem aprendeu. Penso que, do mal o menos, o Paulo Rangel terá mais oportunidades, mais competências e carisma para o papel que se avizinha, o de 1º ministro. Tem mais experiência, mais conhecimentos económicos e das pessoas certas fora de Portugal. É outra "louça", não é outro "bonitinho" vazio e oco. Sabe-se mexer no mundo político e sabe escolher quem o rodeia.
    pedro lindo | 23.03.2010 | 21.28Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Amiga há mais de 25 anos????????
    Augusta | 23.03.2010 | 18.38Hver comentário denunciado
  • Líderes procuram-se ... VIVOS !!!
    John C. Maxwell, autor de diversos livros sobre liderança, afirma num dos seus livros: Tudo sobe e tudo cai por causa da liderança !
    Infelizmente quando se fala de liderança logo se pensa em alguém para mandar, dar ordens ...
    No entanto, liderar é conduzir, encorajar, principalmente através do EXEMPLO com a finalidade de concretizar uma visão, um sonho capaz de mobilizar vontades e o melhor que há dentro de cada ser humano.
    Não conheço o Dr. Passos Coelho nem qualquer dos outros candidatos à liderança do PSD nem sou partidário deste nem de qualquer outro partido político.
    No entanto, seria de uma irresponsabilidade tremenda ignorar a importância do acto eleitoral do próximo dia 26 em que o PSD vai conhecer um novo líder. E enfatizo a palavra NOVO !
    Portugal necessita de líderes com CARÁCTER, que pensem e ajam globalmente, numa época em que é tão cara para alguns a palavra global, e não espartilhados por interesses partidários ou de conjuntura seja ela de que espécie for.
    Portugal necessita das características que, infelizmente, alguns "não poucos" não têm exercitado: verdade, honestidade, integridade, lealdade, sinceridade.
    A crise que atravessamos não é política nem económica mas de moral e de ética, em suma, de PRINCÍPIOS que são a raíz da àrvore cujos frutos vemos pelas políticas, pelas economias, etc ,etc
    Porque existem líderes fracos, melhor será dizer não-líderes, não podemos cair no erro de negar a necessidade da sua existência.
    Hajam líderes com princípios, com visão e devotados a um Povo, a uma Nação e muita coisa pode mudar para bem deste Portugal que NUNCA deverá ser causa de vergonha para ninguém pois falar de Portugal é falar de um Povo e não de algo abstracto e impessoal.
    Uma palavra final para si, D. Luísa Castel-Branco, que também não conheço pessoalmente: parabéns pela sua força, tenacidade, frontalidade e coragem !
    Obrigado.
    José Loureiro
    José Loureiro | 23.03.2010 | 15.58Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Perante isto e não só, nomeadamente o debate de ontem em que uma vez mais Castanheira Barros foi marginalizado por Judite de Sousa, só posso dizer: façam como eu, VOTEM CASTANHEIRA BARROS!
    Helder Sá | 23.03.2010 | 15.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Sim Passos Coelho, vai ser presidente do PSD, mas quem lhe da essa vitória é Aguiar Branco, se não fosse isso seria vencedor Paulo Rangel!!
    João Carvalho | 23.03.2010 | 14.43Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Infelizmente o que se tem visto ultimamente no PSD ... qual é o candidato que se candidata para ser a próxima vitima ... a superficialidade é tanta que o Sr. Pedro Passos Coelho será ou não ? se ganhar ?
    O Sr. Aguiar Branco não tem carisma nenhum e sempre a reboque da Sra. Manuela Ferreira Leite ... a leitura será pouco diferente ... O Sr. Rangel de repente lembrou-me o D. Sebastião ..o Samaritano ... mas influenciável ... Simpatizo com este candidato ... a questão é que o partido está tão dividido e os lobbies interesses... bem como outros desestabilizadores de um partido que não faz oposição nenhuma ... limita-se a ser uma Sombra no panorama politico actual ...
    Se ele vencer terá uma árdua e difícil tarefa ... porque o egoísmos de uns certamente ganhará pelo que urge fazer por um país pobre de tudo ... pobre na verdadeira acepção da palavra como pobre em políticos de espírito colectivo ... condicionando assim a liberdade todos ... porque a liberdade de cada um começa onde a do outro acaba ... mas já se confundiu há muito ...
    Marluz | 23.03.2010 | 13.53Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Verdade o que diz, QPQ. Mas de que nos vale votar se mudam-se as caras e a porcaria é a mesma? Fazer voto de protesto como eu já fiz, em tempos, e outros fizeram, vale-nos de quê? Mas, como eu referi, onde estão esses cidadãos livres que poderão trazer uma nova luz? Assediados pelas forças do poder instituídas, já muitos de nós fomos, mas resistimos porque não partillhávamos dos seus princípios ou nos sentíamos impotentes para os combater. Creio, muito sinceramente, que o que está em causa é o regime. Por que não uma mudança? Este parece-me gasto e caduco. As grandes reformas ninguém as quer, tanto à esquerda, como à direita. Cortar a direito, ninguém tem coragem! A democracia tem um preço, tal como o têm as ditaduras, mas venha o diabo e escolha. Afinal o que é o homem livre? É livre só o que pode papaguear a seu belo prazer? O meu conceito de liberdade é bem mais amplo e começa por propiciar condições dignas de vida aos cidadãos. Sem estas, não há liberdade possível. Foram, porventura, estas amplas liberdades que nos conduziram ao caos e à anarquia na justiça, na educação... Nunca me senti tão oprimido como nos dias que correm, nem sequer no tempo do ditoso! Não é este o país em que me revejo. Tudo o mais que possam dizer é "fait-diver" e tentativa de iludir os incautos e não pensantes. Também não sei se merecemos mais como portugueses, mas merecemo-lo, certamente, como humanos.
    LOLINHA | 23.03.2010 | 11.33Hver comentário denunciado
  • Acho piada: dizem que uns têm mais ideias que outros e no fim acabam por discutir as personalidades. Que rica alternativa esta!
    Anonimo | 23.03.2010 | 11.14Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Continuem a fazer como a Lolinha e não votem! Deixem os outros decidir por vocês e depois queixem-se! Quem não vota, não tem a dignidade moral de reclamar de quem os governa! Pois, quando são chamados a dar a sua opinião, não decidem nada e deixam os outros fazê-lo por sua vez! Se acham que não existe candidato capaz, organizem-se e promovam um novo movimento cívico ou um partido!
    pqp | 23.03.2010 | 10.56Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não obstante o quadro de horadez que anuncia, não vejo em PPC um lider. Não me interessa compará-lo com o Sócrates porque também ele não é um lider na verdadeira acepção da palavra. Um lider politico é alguém com ideias, com um projecto para um país e não quem dança com as palavras ou quem é obedecido porque tem o dinheiro dos outros (o povo) para alimentar sem pudor uma corja de incompetentes e ter ainda o despudor de proceder a nomeações escandalosas com vencimentos escandalosos de pessoas escandalosamente ignorantes. O PPC parece-me também senhor de grande vazio ideológico e o comportamento ético que testemunha é um prenuncio positivo, mas não me lembra de o ouvir apresentar na AR projecto para acabar com esse escandalo, nem lhe ouço a voz para a geral retirada de mordomias a interpretes da justiça, gestores do BP etc.E não precisaria ter medo pois esta gente não conseguiria transferir-se para o estrangeiro. A Sonae é bem gerida e decerto não paga assim! Voltando ao PPC, temos o que temos. O PSD é um PS com outros intérpretes da mesmma escola dos auto-intitulados socialistas socialista, mas nã tem o poder para dar; não lhe faltam, porém demagogos e pessoas de carácter dividoso.É vê-los fazendo o que o PS quer nos Conselhos de Administração para que foram nomeados! O que é feito daquele movimento Portugal (?) que tanto empenho tinha de alguns gestores agora silenciosos guardando mordomias que o PS lhes concedeu nos CA? É deestes ideólogos que o país está feito e por isso, está como está
    a. monteiro | 23.03.2010 | 10.43Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Acho que mais uma vez a cronista escolhe o pior caminho. O pedrocas é uma boa figura, sem dúvida. As mulheres devem adorarrrrr ! Mas, mais do que isso eu não consigo vislumbrar. Em oposição, o gordinho parece-me mais capaz, com melhor análise da situação do país e com melhores soluções. Quanto à velha da cabaça, apenas uma palavra: SENILIDADE. No meio disto tudo, que ganhe o melhor e que esse melhor seja capaz de arrumar a casa, convencer o povo a trabalhar e produzir, acabar com a malandragem, com os criminosos e, se for capaz, dar uma grande vassourada nesta espécie de justiça que nos rege. Não sou votante em nenhum partido político, nem sei se alguma vez voltarei a votar, pois ainda não são estes que me convencem. Infelizmente, não vejo na sociedade portuguesa nenhuma figura capaz de dar a volta a isto. Lembrem-se que até aquele figura "credível" tinha umas contitas e umas acçõesitas esquisitas e duvidosas no BPN e que, avisadamente, retirou antes do colapso, esse mesmo que nunca retirou a confiança no seu amigalhaço "louraças". Tratar-se-á de coincidências!
    LOLINHA | 23.03.2010 | 08.22Hver comentário denunciado
  • Temos "coelho à caçador" . . . !
    alexandre barreira | 23.03.2010 | 07.39Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O aparelho!
    Milhazes | 23.03.2010 | 02.30Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE