Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
OPINIÃO

Expulsão

08 | 09 | 2010   22.39H
João César das Neves | naohaalmocosgratis@ucp.pt

A sociedade europeia considera-se guardiã mundial dos direitos humanos, democracia e segurança social. Mas foi aí, há poucas décadas, que aconteceram as maiores violações desses valores, com uma frieza, eficácia e calculismo que fariam corar os bárbaros mais cruéis. Em reacção, tendo rejeitado tais desmandos e concebido leis e instituições avançadas, a Europa acha hoje que os pode ensinar ao mundo.

A França diz-se autora mundial dos direitos humanos, democracia e segurança social. A razão foi de há dois séculos ter feito a revolução que desmantelou a sociedade antiga, e que descambou em roubos, atrocidades e um império ditatorial, tudo em nome do poder popular.

Sem nunca ter rejeitado tais desmandos, mas dizendo evoluir nesses princípios, acha hoje que os pode ensinar ao Mundo. A recente decisão do presidente francês de expulsar em bloco os ciganos, como antes a proibição parlamentar do uso do véu islâmico, são claras violações do espírito de respeito, abertura e tolerância que suportam a civilização europeia e a cultura francesa.

Os defensores dessas medidas argumentam que a sua actuação está de acordo com a democracia. Os imigrantes eram criminosos, o véu indigno e ambos são ilegais. Vale a pena lembrar-lhes que Hitler e Mussolini sempre estiveram dentro da sua legalidade. Como Danton e Robespierre, e até Luís XVI e Maria Antonieta. Quando é o suposto mestre que faz ataques destes, será que admira que o Mundo não aprenda?

© Destak

17 comentários

  • Falar só do socialista Hitler, ja´cheira mal, e os socialistas Estaline e Mao, prq não fala deles?
    Nestes com em muitos governantes actuais, as intencões são as mesmas, a máscara é que difere! Aqueles (dizem-se democratas, etc...) que defendem/promovem o aborto, eutanásia/eugenia, não são dieferentes dos socialistas, Hitler/ Estaline /Mao. Nem os judeus com a sua política de combate ao Palestinianos, se podem considerar defensores dos Direitos Humanos.
    Miguel Lima | 04.10.2010 | 13.16Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • verdade! olhe que recentemente Alguem de ca (sera do MNE?) mandou o Consul de Toronto negociar a minha VIDA no Canada! o oficila da Imigracao nao esta a mentir e eu estou-lhe a fazer a vida negra salvo seja pois eles sao 3 contra o Sr.( B)ILELA!o consul recebeu instrucoes de PORTUGAL!crime!Ja fiz queixa aos USA e eles responderam-me que sabem o que este Pais anda a fazer!esta na agenda da sra.Clinton!
    marieta furibunda | 23.09.2010 | 09.18Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Este senhor é um brincalhão: Invoca valores para baralhar as pessoas. É tal e qual como o Passos Coelho que quer dar uma volta aos direitos dos trabalhadores, imagine-se, em nome desses mesmos trabalhadores. Socorro!
    José Bispo | 15.09.2010 | 22.08Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Proponho que o governo português aceite todos os ciganos deportados de França. O sr Barroso que os traga para cá e lhes conceda o direito de voto. Por acaso, quando me desassogam nas ruas, nos hipermercados, nos parques de estacionamento... , mando-os ir ter com o Barroso! Quanto a assaltarem-me, preocupo-me pouco porque não tenho nada para roubar. Mas se tivesse, iria desenterrar a minha velha G3, carregá-la e colocar a patilha em posição de rajada. Já agora, porque é que as nossas autoridades lhes não retiram os filhos e os entregam a instituições de solidariedade, dado que, à vista de todos, são objecto de maus-tratos? Parece-me que qualquer dia vou virar mendigo ou ladrão. Dá muito mais, tem-se horário de trabalho livre e não paga impostos. Maravilhaaaaaaaaaa
    GUERREIRO | 15.09.2010 | 19.19Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Apesar de tudo... tem razão! Infelizmente a intolerância é cada vez mais uma "imagem de marca" na nossa sociedade.
    O_Céptico | 15.09.2010 | 13.00Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Só é pena que os outros governos Europeus não os tenham no sitio só se encostarem outros perto. porque todos digo todos, deviam fazer o mesmo para o bem de todos os nativos desses países a contar Portugal país de brandos e de fonhimas.
    barbarrussa | 15.09.2010 | 12.55Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • -«Expulsão»
    O Objecto Voador Não Identificado (OVNI) observado em Alfena, Valongo, em 1990 continua por explicar, disse à agência Lusa o professor de Astrobiologia na universidade norte-americana do Texas em Austin, Carlos Oliveira. «Existem centenas de testemunhas que viram o objecto, e em várias cidades e vilas. Quando o objecto se afastou de Alfena, passou por várias localidades. A existência de diversas testemunhas, sem contacto umas com as outras e a relatarem o mesmo objecto, prova a existência dele», referiu Carlos Oliveira. O especialista salientou que quatro fotografias do OVNI, captadas por um fotógrafo amador, «foram enviadas para a NASA e para a Kodak e foram dadas como verdadeiras». Agora já se sabe o que se passou na realidade? Não seria antes uma grande quantidade de utilizadores de «Sons virtuais» e outras substâncias ilícitas?
    Mig | 15.09.2010 | 11.16Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • olhe para o seu Pais!para esconderem o crime nojento do trafico de seres humanos "expulsam" portdora de cidadania PT do direito a sobrevivencia:ta de castigo!A Casa Pia e so a ponta do iceberg ...os ciganos que venham para ca , teem ca pares!
    marieta nojeira | 15.09.2010 | 07.05Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • È assim que começam os conflitos que envergonham a Humanidade,mas todos fazem parte dela e todos têm a obrigação de respeitar as leis e sobretudo os que os acolhem. È por aí que se deve começar: integrar e deixar-se integrar No caso do véu parece-me que só se pôe a questão em situações de necessidade de identificação da pessoa, ou não?
    anónimo | 10.09.2010 | 11.27Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mais um comentário descabido, de quem vive no pseudo Portugal e num pseudo mundo. Enfim... e verdade que devemos ter cuidado com as ideias racistas e xenófobas, elas foram e são sim um grande desafio a nossa sociedade actual, com tendência para expansão. No entanto, e também muito bom falar do que se não conhece, devemos sim dar oportunidades a todas as pessoas, que realmente vêem para o nosso pais a procura de uma oportunidade, que serão um valor para a nossa sociedade que procuram tal como os Portugueses o desenvolvimento do pais. Mas devido a nossa historia e cultura devemos aceitar quem vem para viver a margem da nossa sociedade? Devemos aceitar quem não pretende de verdade viver em Portugal mas sim aproveitar se do nosso Pais? Devemos deixar que eles cheguem, manchem as nossas ruas? Que destruam propriedade publica? Que tentem sobrepor a cultura deles a nossa? Já algum de dos senhores humanistas entendidos lhes tentou dar trabalho? não? pois eu ja presenciei algumas tentativas de tal, a resposta foi simples, mendigar dá mais dinheiro e menos trabalho:)
    Bonito não e? Por isso sim, quem vem para trabalhar e ser útil sejam bem vindos e não deixem que a cor ou qualquer outra característica vos tolde o julgamento da pessoa, se no entanto vem para mendigar roubar e outras acções menos honráveis, bem é fazer como em França, porta da rua e serventia da casa.
    anonimo | 09.09.2010 | 23.26Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Li atentamente o comentário do Sr. FIFI e não posso estar mais em desacordo. Não sei onde é que este comentador foi buscar algumas das tolices que apresenta como factos mas desconfio que padece do mesmo mal daquelas pessoas que não sabem destrinçar facto de fantasia. Então nos açores os bandidos deportados dos Estados Unidos acabaram com a segurança? Olhe que não. Estamos a falar em cerca de 1000 pessoas (com cidadania portuguesa) em 10 anos. Estas pessoas, na sua maioria conseguem estabelecer-se nas Ilhas, arranjar casa e trabalho e a gente do Açores muito tem contribuido para os tornar membros produtivos daquela sociedade. Quanto à reincidência dos crimes em território nacional parece-me que é imaginação sua pois os estudos desta situação não revelam uma anormal taxa de reincidencia. Não estou a dizer que concordo com a deportação nestes moldes, muito pelo contrário. Aliás é o Sr. FIFI que se contradiz porque defende uma lei com dois pesos e duas medidas. Por um lado quer expulsar os estrangeiros de Portugal mas por outro lado não concorda em receber cidadãos portugueses deportados de países estrangeiros. Então em Portugal não havia crimes antes de sermos um país que acolhe imigrantes? Olhe que não. A taxa de crimes violentos em Portugal é cerca de 5% da criminalidade total. Curiosamente, são os chamados crimes de colarinho branco, que sofreram maior aumento. O crime que maior incidencia tem em Portugal é perpretado por um tipo de criminoso muito diferente do criminoso do bairro social que vive dos subsídios que o comentador FIFI ataca no seu comentário. E quanto ao crime de evasão fiscal que o Sr. FIFI refere, deixe-me que o informe que quem o pratica são normalmente pessoas com negócio próprio e não as pessoas que o Sr. acusa de receberem os subsídios sociais. Mais uma vez não se deu ao trabalho de conhecer a realidade. E já agora Sr. FIFI, eu nasci e cresci num bairro social. Era, e ainda é, um bairro de pescadores, de gente honesta e trabalhadora. Não há nem nunca houve no meu bairro um único caso de crime violento e olhe que também lá vivem imigrantes. Então os imigrantes são "geneticamente marginais"? Olhe que não, ainda não foi descoberto o gene da marginalidade e para lhe ser franco acho que com esta afirmação perdeu uma excelente oportunidade para ficar calado. É que algumas asneiras superam tudo o que é razoável.
    Mas permita-me que lhe lembre que Portugal é um país de Emigrantes. Temos mais portugueses e seus descendentes a viverem nos Estados Unidos, Brasil, França, Canadá e Luxemburgo do que Portugueses a viver em Portugal. Consegue imaginar se todos estes países decidirem um dia aplicar as medidas xenófobas que o senhor defende? Há que ter muito cuidado com os "factos" mal informados que ouvimos no café pois com frequência se revelam pura ignorância. e a ignorância, essa sim, é muito mais perigosa do que o fenómeno da imigração.
    Humberto Reis | 09.09.2010 | 18.31Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Liberdade, sim. Igualdade, sim. Fraternidade, sim. O governo francês está a dar-nos um bom exemplo de como educar para estes valores. Toma a liberdade de os mandar embora. Trata-os a todos igualmente. É fraterno porque quer que sejam educados para o trabalho na terra deles.
    MESTRE | 09.09.2010 | 16.02Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Liberdade? Igualdade? Fraternidade? Na ....
    anónimo | 09.09.2010 | 14.50Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A distinção efectiva, concreta, sem margem para dúvidas, entre cidadãos/ agregados familiares portugueses carenciados e os seus congéneres estrangeiros é tarefa extremamente dificil, mesmo para especialistas insuspeitos, ou seja, aqueles que não manipulam as estatísticas, exclusivamente, em proveito próprio. Neste mundo globalizado, ultra-liberal, em grande aceleração e mudança, restam a um cidadão ou aos membros de uma família precocemente desestruturada, carenciada, abaixo da "linha de pobreza", pelo menos, duas vias, a) ou permanecem, no lugar de origem, impotentes, estáticos, enfronhados em vicios que acentuam a sua inanidade pessoal e social, b) ou buscam um destino menos mau, com ou sem plano pré-concebido. Obviamente que centenas de milhares/milhões de situações como estas produzem, a jusante, fenómenos sociais gravissimos de rejeição, xenofobia, intranquilidade, insegurança e, nomeadamente, em paises terceiro-mundistas, o surgimento de "alvos ou bodes espiatórios preferenciais", de que se servem, com argúcia e pouca vergonha, muitos politicos pouco honestos, apostados em aceder ou manter o poder, a todo o custo, esquecendo principios, convicções e valores essenciais à sobrevivência de sociedades/comunidades minimamente civilizadas, coesas e solidárias, onde, em democracia, se possa exigir respeito pelos direitos humanos e inerentes deveres, independentemente da "condição de vida à nascença" de cada cidadão ou familia.
    JVLV | 09.09.2010 | 12.10Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Como somos uma sociedade de hipócritas, presumo que o meu comentário vá ser denunciado. No entanto, não me inibo de dizer o que penso e que corresponde ao pensamento da maioria dos portugueses.Porquê criticar a França por esta medida? Os Estados Unidos e o Canadá têm vindo a fazer o mesmo desde há anos e nunca vi nenhumas manifestações contra tal facto. Quem passou pelos Açores há anos atrás, assitia a uma sociedade acolhedora e pacífica. Agora abundam marginais que foram deportados por esses países que acabaram com o clima de segurança aí existente. Concordo inteiramente com o governo francês e acho que deveria ser extendido a todos os países da união europeia. Afinal, em Portugal quase não tinhamos crimes e com a vinda dessa gente passamos a tê-los e muitos deles violentíssimos. Mas porque razão havemos de estar a sustentar estrangeiros que só vivem da mendidicidade, dos subsídios e do crime!? Correr com toda essa gente, seria uma forma de tornar o país melhor e mais seguro onde desse prazer viver. Verifico, com imensa tristeza, que entre os nossos bairros sociais e uma qualquer favela do rio, em termos de segurança e liberdade, não existe nenhuma diferença para além da dimensão de cada um deles e consequente proporcionalidade do crime. O grande problema é que esta gente é geneticamente marginal e o nosso código penal foi concebido para pessoas normais. Se não querem correr com eles, no mínimo, que os metam nas cadeias e que os sustentem lá. Assisti a uma manifestação em Lisboa em favor destes marginais. Lá só vi meia dúzia de gatos pingados "esquerdelhos" que também eles vivem de expedientes e, ciganos, negros ou romenos não vi lá nenhum. Não pensem que sou racista de cor, ideologia ou religião. Sou racista assumido de comportamentos desviantes e impunes porque os cidadãos do meu país, em regra, são cumpridores da lei. Toda a gente sabe quem trafica droga, quem tem cartas de condução falsas, quem faz uso permanente de armas, quem não trabalha e não faz descontos para a segurança social... Ao invés, a esmagadora maiora desta gente recebe o RSI e são-lhes atribuidas habitações e condições de vida que não são dadas a quem trabalha e vive com dificuldades. Ao contrário do que se diz, direitos é que eles não têm porque não cumprem deveres. No mínimo, deviam ser cidadãos exemplares e agradecidos ao povo que os sustenta e lhes proporciona a qualidade de vida possível. Sinceramente, estou farto disto e apetece-me fugir deste país. Por outro lado, irrita-me o desprezo dado aos nossos cidadãos em dificuldades a quem nada é facilitado e que no seu dia-a-dia lutam com imensas dificuldades para pagar as suas casas, os seus impostos e sustentar as famílias. Deixemo-nos de ser hipócritas, denunciemos a verdade e exigemos medidas.
    Coitadinhos deles! A culpa é nossa que não entendemos o fenómeno da parasitagem e outras relações tróficas.
    FIFI | 09.09.2010 | 09.27Hver comentário denunciado
  • Como é hábito, fala de coisas sérias sem a necessária profundidade. Acaba por não dizer se é a favor ou contra a aplicação da lei. Ambíguo q.b. p/ ficar sempre bem.
    Guedes | 09.09.2010 | 09.24Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Teoricamente, muito lindo, sim senhor . . . !
    alexandre barreira | 09.09.2010 | 07.21Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE