PUBLICIDADE
EDITORIAL

Não são eles que têm medo de casar...

10 | 02 | 2011   20.18H
Isabel Stilwell | editorial@destak.pt

Enquanto o Dia de S. Valentim ‘ataca’ por todos os lados, quem está numa relação imagina que, por esta hora, os solteiros andam por aí de coração despedaçado por se sentirem de fora desta ‘epidemia’. Comovem-se sobretudo com as mulheres solteiras, que, afinal, segundo reza a história, teriam como única ambição na vida casar e ter filhos.

Mas podem respirar fundo, porque um estudo financiado pela Match.com, mas feito com todo o rigor por uma empresa independente e cientificamente apoiado pela antropóloga Helen Fisher e pela socióloga Stephanie Coontz, vem provar que a tradição já não é o que era. Ou seja, que sobretudo as mulheres se sentem muito bem solteiras, e que são os homens aqueles que procuram mais ansiosamente casar e ter filhos.

Mas vamos por partes. O estudo inquiriu 5200 solteiros e sozinhos, dos 21 aos 65 anos, explica a revista Time, que ontem divulgou o trabalho num artigo detalhado que vale a pena ler em www.timemagazine.com. Depois de ouvir toda esta gente, conclui que não só os homens estão mais desejosos de casar, como são mais abertos a encontros com pessoas de raça e religião diferentes das suas. Além disso, acreditam no amor à primeira vista, estando igualmente mais dispostos a prescindir da sua autonomia, aceitando com facilidade, por exemplo, a ideia de uma conta bancária solidária, proposta que a maioria delas recusa.

Quanto a filhos, a surpresa foi imensa, porque afinal são os homens que expressam essa vontade com determinação: dos 21 aos 35, mais de metade dos solteiros queriam filhos, e apenas 46% das mulheres mostrava a mesma vontade. Curiosamente só 16% das mulheres sem filhos, na faixa dos 35 aos 44 anos, dizia desejá-los, enquanto 27% dos homens continuava a esperar vir a tê-los. Como diz Helen Fisher, as nossas ideias feitas podem esconder a realidade de que os solteiros estão solteiros porque querem. Sempre escapam ao Dia dos Namorados!

© Destak

15 comentários

  • .....Bem Charles! ...passou a fase das «bocas», mas ainda não acabou a fase das interpretações (as suas: claro!).
    .....Claro que a Democracia Ocidental , dita "Civilizada", tem defeitos, e entre esses defeitos, os mais graves são: A ambição desmedida e a petulância! ...que leva as pessoas a pensarem só em si! ...a serem egoístas! A luxúria! que, ...na sequência, leva as pessoas ao exagero de querer ter sempre mais! ser sempre superior ao seu semelhante: à ostentação! à devassidão! ao opróbio!
    .....O controle da economia pela oligarquia capitalista e a necessidade de ostentação perante as outras culturas e civilizações, teve coisas boas: sim senhor! Como:
    .....a) a evolução da espécie humana! o crescimento económico! o desenvolvimento das diferentes sociedades: liberal, democrática e social;
    .....b) a evolução cultural e educacional: dos costumes e saberes. Que permitem aos Seres Humanos ajuízar (para o Bem ou para o Mal) e separar: a verdade da mentira! o certo do errado!
    .....c) porém, a ambição desmedida e a petulância, associadas à grandeza (luxúria e ostentação), tem levado a oligarquia capitalista ao exagero de quererem controlar tudo e todos! ...e à apropriação colectiva de todos os bens de produção, e, das mais-valias.
    ..... Ora! ...essa ambição desmedida: omnipresente e omnipotente, está a conduzir a democracia ocidental à escravização da sociedade civil, ao controle apertadíssimo da economia e das finanças, estrangulando e destruíndo os sentimentos que vinham assegurando a evolução, crescimento e desenvolvimento, sustentado, da civilização ocidental.
    .....Exactamente porque, os seus mentores (FMI, CEE, OCDE, BM e BCE) e dirigentes (dos Partidos Políticos Capitalistas, Governantes e apoiantes), deixaram de pensar nas Sociedades Civis que dirigem para pensarem só neles: nos seus exclusivos interesses!
    .....O egoísmo dos agiotas que dirigem a sociedade civil, política, económica e social, paradoxalmente, despertaram os Seres Humanos (Homens e Mulheres) para a complexidade do Sistema Capitalista actual!
    .....Nada é nem será como dantes: «do tempo que fala: o tempo da Maria Caxuxa!». Você Homem está completamente ultrapassado!
    .....Nem a "Mãe Natureza" consegue suportar o mal que a ambição desmedida dos Seres Humanos lhe provoca, ...como quer que nos calemos quando somos vítimas do despotismo da oligarquia capitalista que nos (des)governa?
    .....Claro que as Mulheres querem ser tratadas por iguais (aliás! ...nem pode ser de outro modo! ...são Seres Humanos como nós! ...nas suas entranhas nasce a Vida de outro Ser Humano! ...os seus antepassados (a sua Mãe) tem menos direitos de que o seu Pai: em quê!?! ...e porque é que a sua Mãe há-de ter mais deveres familiares e caseiros do que o seu Pai?!?
    .....Em que livro dos antípodas você leu que a Mulher deve respeito ao Homem!? ...e o Homem não lhe deve o mesmo respeito?!
    .....Não lhe chega as diferenças concepcíonais dos dois seres!?! ...a beleza física que os atrai e une (como pólos opostos que são de facto)!?! ...o entendimento, amizade, amor, carinho, tolerância e compreensão, ...que partilham cada vez mais, ...numa luta surda contra a adversidade, ...mesquinhez e egoísmo da máquina capitalista???!!!!!!!!!!!
    .....Não sei porque é que se admira que sejam Hoje mais os Homens a quererem casar?!? ...eu acho que ambos querem casar! ...é natural que as Mulheres não queiram ser «capachos» de alguns Homens!
    .....Hoje, querem casar e ter filhos! ...mas querem assegurar que nada lhes falte. E ...está certo!
    .....Quem gostaria de voltar ao tempo antigo são os «donos e senhores» da Vida para os escravizar e ...assegurarem «mão-de-obra» barata! Precisam de escravos.
    .....As transformações vísiveis na nossa sociedade são preocupantes: sim senhor! Mas não por causa dos jovens! ...em vez de promessas apontem-lhes soluções: viáveis! ...que tirem este Nosso País do atoleiro em que o meteram.
    .....Caíram os «tabus»! Acabou-se a servidão! Precisam de trabalho! Precisam de dinheiro! ...mas não querem ser escravos: de ninguém! E ...estão certos!
    .....Platónico ...!?!? Deixe-se disso!!!
    .....Quem é que não quer Amar e Ser Amado?!?! Quem é que não quer viver bem e com dignidade?!?! As Mulheres são interesseiras?!? ...quem lhe disse que os Homens das Cavernas: os trogloditas! ...não foi isso que fizeram às Mulheres ao longo de sucessivas Gerações??? submetendo-as e escravizando-as!?!?
    .....O nosso dever é: amparar! proteger! saber ouvir! aconselhar! ...e não impôr! (a sua vontade e a vontade dos senhores)
    .....Tem filhos!? Tem netos!? Dedique-se a eles. E deixe-os seguir em frente: se não vai pardê-los! ...e perder os seus amigos!
    .....Até à próxima "Charles".
    serafim cunha | 14.02.2011 | 19.34Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Um homem vê uma mulher e pensa que esta é como a 1ª mulher que ele se relacionou: a sua mãe, o homem pensa que a mulher é doce, querida, fofinha, generosa amorosa enfim uma 2ª maezinha....já uma mulher quando vê um homem pensa: eh lá quanto será o ordenado dele, será que me poderá dar uma boa vida e dar dinheiro comprar coisas para eu meter inveja às viboras lá do escritório? hummm e será que terá boa perfomance sexual para eu ter mais orgasmos do que aquela piranha da vanessa, a mulher é pragmatica na escolha do parceiro, a mulher é INTERESSEIRA, o homem é PLATONICO ...acha que todas as mulheres são santas virginais, nesta guerra dos sexos as mulheres vão ganhar porque os palhaços dos homens não veem um boi à frente dos c*rnos
    Charles | 14.02.2011 | 11.10Hver comentário denunciado
  • NÃONÃO a democracia ocidental é cheia de defeitos mas ainda não se descobriu melhor sistema, depois de uma afinações vai ver que ficaremos muito melhor...oh SERAFIM CUNHA você leu o texto da Dona Isabel, ele diz que os homens querem formar famílias e as mulheres querem andar no forobodo...o Sr SERAFIM CUNHA está a ver aonde se vai com uma sociedade sem nucleo familiar forte: os velhos estão a aparecer mortos sozinhos, o SERAFIM CUNHA deixe-me que lhe diga é um tótó... eu sei aonde vão os casamentos aonde o homem respeita e leva na palminha da mão as mulheres. acabam em divorcio já dizia a minha tetraavó "quanto mais a gente se baixa mais se vê o c u", o SERAFIM CUNHA acha que o homem se deve rebaixar às mulheres, e não percebe as mulheres actuais, as mulheres do seu tempo eram diferentes hoje tudo mudou...se você lidar com mulheres de 20 ..30 anos vai ver como tudo mudou, e depois se as mulheres querem a IGUALDADE então tem de ser tratadas como IGUAIS e não como seres imaculadamente superiores virginais e santificados....Caro SERAFIM CUNHA as mulheres não são as santinhas que você pensa que são caia na REAL leia a HAPPY WOMAN e veja como eu tenho razão
    Charles | 14.02.2011 | 10.29Hver comentário denunciado
  • Charles! Acreditei que depois do que lhe disse me tivesse em melhor consideração! ...mas não! ...e é pena! Eu não me revejo em qualquer artigo, comentário ou livro: onde costuma ler! Pago-lhe para me dizer onde leu o que escrevi. Ou então sou obrigado a perder o respeito que tenho por si! Não preciso de copiar ninguém! Sou suficientemente idóneo e capaz de produzir o texto com as considerações que, costumo tecer aqui no Destak, enquanto me deixarem. E o despeito não lhe fica bem! O despeito que tem para com as Mulheres! ...que lhe são superiores! O despeito para com os Homens que são capazes de reconhecer a Igualdade de Direitos das Mulheres perante a Sociedade e o Mundo! ...que são reconhecidas quer pela família! quer pelos amigos! quer pelos homens! quer pela Sociedade Civil! ...como Fundamentais para o Progresso, Crescimento e Desenvolvimento, do Nosso País!!!! ...e para o equílibrio da Vida Social e Familiar! Olhe! ...eu sou católico! Casado! ...pela Igreja Católica! ...e conservador em algumas coisas! Considero a Família Fundamental! ...para o equílibrio, respeito e Organização da Sociedade Civil! Mas, ... ...seria incapaz de viver com uma Mulher submissa! Uma MULHER para mim tem de ser temperamental! ...saber o que quer! ...lutar com «as mesmas armas» pelos «mesmos direitos e deveres» do HOMEM! Partilhar a Vida em Comum! ...com os Filhos! ...e: mostrar Dignidade! ...e Personalidade! Os Comentários que você teceu sobre as Mulheres são indignos de um HOMEM que se preze! Você é um «troglodita»! ...um Homem das Cavernas! ...se vivesse no tempo da «santa inquisição» você era o Inquisidor-Mor! ...e Elas: as Mulheres! as suas vítimas! Você é um caso perdido! ...não é normal! As Mulheres trataram-no mal!? ...foi preterido por uma Mulher!? ...ou abandonado à nascença!? ...é que não são normais as considerações tecidas por si sobre o «papel das Mulheres na Sociedade». Acha que ELAS são culpadas pela baixa Natalidade?! Acha que ELAS e ELES são culpados pelo falta de emprego? pelo desemprego! pela precaridade de emprego? pelos baixos salários? Pelo agravamento do custo de vida! das amortizações e rendas da casa? dos combustíveis e gaz? da energia electrica e água? Pelo agravamento dos custos da alimentação? vestuário e calçado? Pelos custos com a assistência à infância e adolescência? Pelos custos com o Ensino e a Saúde? ... ...por não terem saída para o Mercado de Trabalho, enquanto estudaram e se especializaram, apesar de terem custado uma pequena fortuna aos Pais e ao Erário Público? Desculpe! ...mas você não existe! Vá-se tratar! Tem toda a razão LUZ! ...o que o «Charles» disse, ...só pode ter sido dito por alguém muito velho! ...por um padre: obsoleto e anacrónico! ...por uma pessoa despeitada com as mulheres! ...por alguém que não está bem com o mundo! Seja lá quem fôr! ...não deixa de ser o retrato revanchista de um homem que perdeu a noção da realidade! e ...a sua mocidade à procura de Mundo que já não existe! É TRISTE!
    serafim cunha | 14.02.2011 | 01.07Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Viu como agiram os egípcios no Cairo? Está a ver a maturidade intelectual daquela gente comparada com a brutalidade que existe por todo o lado espalhada e publicitada pelo ocidente anglo-saxão? Quem é mais evoluído intelectualmente, aquele que numa guerra ao retirar-se envenena os poços de água para matar indirectamente o inimigo, ou aquele que por iniciativa própria e princípio exige que não se faça e não o faz? Ora, veja se descobre quem o faz e quem não o faz. Vai ficar surpreendido. Não se confunda evolução intelectual com riqueza e posses materiais. Mas para compararmos religiões há que investigar três livros importantes: a Bíblia; o Corão; e o Talmude. Sabe o que me parece, CHARLES, é que os muçulmanos ficam espertos demais, e os senhores deste mundo odeiam-nos por causa disso, e também pelo facto de eles não quererem sociedades baseadas na USURA. Ou seja, a banca e os seus amigos detesta-os e chama-os terroristas! Normal, não acha?
    NÃONÃO | 13.02.2011 | 21.33Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Porquê idade das trevas? eu nunca li o Corão, mas é dos livros que mais terroristas gera, logo nunca poderá ser grande coisa... simples como isto, uma religião que gera tanto ódio, só poderá ser a religião das trevas e do mal, quem lê a Biblia transfoma-se em Madre Teresa de Calcutá é esta a diferença é muito simples ...
    Charles | 13.02.2011 | 19.38Hver comentário denunciado
  • Idade das trevas? Porquê, CHARLES? Aquando da idade das trevas da Europa (Idade Média), a sociedade muçulmana era evoluidíssima, na medicina, na arte, literatura, ciência, e até trouxe à Europa os livros dos filósofos gregos. Veja só na Internet o exemplo de Alhambra, em Granada, Espanha, e compare-o com as "trevas" em que viviam os europeus. Provavelmente, com a tecnologia actual e um Islão (que naturalmente proíbe a USURA) moderado daqui a 100 anos a Europa está a viver uma nova era de Luz. Quem é que precisa de Ladies Gaga?...
    LUZ | 13.02.2011 | 12.50Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Dentro de 100 anos a Europa estará deserta não nascem mais crianças e as que são geradas são abortadas a meio, o modo de viver hedionista das mulheres acabou com a nossa civilização ... aqui ao lado o mundo muçulmano estará a abarrotar de pessoas cada familia tem 5 ou mais filhos e será inevitável e invasão da Europa, porque não haverá mais exércitos para a proteger... a lei Islâmica voltará 1000 anos depois a varrer a Europa eis de novo a idade das trevas ... entretanto as mulheres perderão os seus direitos...pera aí as mulheres perderão os seus direitos?...se calhar até nem é mau de todo :) abdul abdalá tricolé cholé...
    Charles | 12.02.2011 | 21.34Hver comentário denunciado
  • É coerente, sim senhor. O paradigma actual: Lady Gaga, a rainha maligna aplaudida e publicitada por tudo o que é MAL...
    DEIXA-AS POISAR! | 12.02.2011 | 14.59Hver comentário denunciado
  • A liberdade das mulheres levam à degradação das sociedades e sua posterior aniquilação total, foi assim que Roma acabou e é assim que a nossa civilização vai acabar... vamos acabar devido essêncialmente aos milhões de abortos e os que ficarem morrerão de depressão, porque as mulheres não querem construir equipas de apoio à adversidades da vida, ou seja não querem formar: FAMÍLIAS de QUALIDADE o pilar da sociedade o egoísmo, a arrogância & malignidade natural das mulheres finalmente vem ao cimo, os Muçulmanos não dão direitos às mulheres e espertos são eles, porque sabem que assim é o fim das sociedades.... na China não querem bébés femininos matam-nos à nascença, desde à milhares e milhares de anos em todas as sociedades que a mulher é mal vista...porque as mulheres preferem os BAD BOYS? porque: a ovelha procura a parelha, a mulher é toda ela maligna...
    Charles | 12.02.2011 | 13.03Hver comentário denunciado
  • serafim cunha, não teria sido mais inteligente e mostrado mais delicadeza tanto para com a dona Isabel como para os leitores e comentadores deixar somente uma referência do livro de onde fez copy-past? É que a evolução mental exige um pouco mais que copy-pasts. De outra forma é atraso mental.
    ATRASADO? | 12.02.2011 | 09.26Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • ___Dra. Isabel! ...abordou um tema crucial para o momento social que se vive; para os jovens; jovens adultos; ...adultos: maduros; e maduros: pais.
    ___O que é que se passa com os jovens!??
    ___Analisemos primeiramente as questões do ponto de vista educativo e cultural:
    ___1. - As crianças e adolescentes crescem no seio da família, da «escolinha», do ATL/OTL, da pré-primária, preparatória e secundária, aparentemente alheados desta problemática.
    ____1.1 - Regra geral todos pensam que é cedo para tocar no assunto apesar de serem confrontados diáriamente ...com a indiferença e a instabilidade, familiar e social.
    ___Quando será o momento certo?!? O momento certo terá de ser suscitado pela criança ou adolescente (o que é preciso é estar atento aos sinais que ela der! pois cada caso é um caso!).
    _____1.1.1 - Apesar de diáriamente assimilarem os aspectos positivos e negativos transmitidos pelos meios audio-visuais e informáticos, ...sem que quem de direito intervenha, aborde e questione os programas televisivos, o seu interesse cultural e público, ...e permita que se debata a qualidade; ...os métodos e os exageros; ...e, a representação e produção: seja cinéfila ou teatral! ...seja um musical, recital ou canto!!! ...seja um documentário ou um concurso!! ...ou um qualquer outro programa de entretenimento! ...como são algumas telenovelas! ...quantos desses Programas são permissivos, incidiosos, contraproducentes e responsáveis, pela alienação das crianças e adolescentes! ! !???
    ____1. 2 - Não basta proporcionar-lhes livros, acreditar que "aprendem com os amigos", ou deixá-los ver o que não devem ver ...sem o acompanhamento dos pais, de educadores e professores.
    _____1.2.1 - Como abordar aquilo que se vê de forma lúdica, construtiva, interessante e objectiva, sem ferir susceptibilidades????
    ______1.2.1.1 - Porque não com todos presentes: pais, filhos e amigos??? durante a apresentação de um filme ou documentário.
    ___Sou de uma Geração que me permitiu (a mim e a alguns amigos meus) passar alguns Filmes nos Centros Sociais, ...filmes para diferentes idades, ...que me permitia parar a Máquina de Projectar e discutir com os presentes, a história, a veracidade, a autenticidade, a qualidade e a representação; perceber e separar (desmistificar): a verdade da mentira! o certo do errado!
    ___(como sócio e colaborador, que fui nesse tempo, do Cine-Clube do Porto. Num tempo em que era proíbido fazê-lo! ...mas que foi extremamente enriquecedor culturalmente!)
    ___2. - A tradição já não é o que era! ...cheia de tabus! ...pruridos! ...remaniscências passadas! (Tão obscuras quanto o regime ditatorial passado!)
    ____2.1 - A repressão e «os medos» levaram-me a "emigrar" para a Alemanha (para a Audi-NSU em Neckarsulm) onde deparei com uma outra realidade: os jovens atingiam muito cedo a emancipação e ainda mais cedo começavam uma vida sexual activa.
    _____2.1.1 - Perdi alguns dos medos e ganhei conhecimentos. Por exemplo:
    ___a) visionei lições de sexualidade na TV que nada tinham de indecorosas e sim muito de educativas;
    ___b) constatei a saturação que a iniciação muito cedo da vida sexual activa trouxe a muitos jovens e casais alemães;
    ___c) aprendi que tão ou mais importante que a vida sexual activa é: a confiança, o entendimento, a amizade, o amor, a compreensão, a tolerância, ...e o respeito pelos sentimentos, vontades, quereres e desejos da companheira (o) garantindo a sua satisfação ! ! ! (Incompreensível para muitos! ...e responsável pela separação de muitos jovens e casais, ...no meu País: Portugal).
    ___d) «Imma reis!» traduzia entre outros sentimentos a insatisfação sexual de muitas mulheres e casais, "a braços" com os excessos na juventude, que ...aprenderam a conhecer-se e amar-se, pelo que eram e podiam dar ao outro; ...a Vida para eles não se resumia ao sexo que podiam ter um com o outro; ...mas a uma Vida em Comum alicerçada pela experiência de ambos e pela tolerância;
    ___e) e comprovei que o Amor não é uma palavra vã! ...não é uma palavra sem sentido! ...é o testemunho de uma sã e sólida amizade! ...e, que esse Amor se constrói ao longo de uma Vida! ...em que os sentimentos que alimentaram esse Amor respeitaram (como eu já disse) ...os quereres e os sentires de cada um.
    ____3 - Em Portugal ainda não se encontrou o «meio-termo» para os excessos e o equílibrio. Ninguém dá «o braço a torcer»! Ninguém está preparado para aceitar o outro como ele é! Ninguém partilha a amizade e o amor: quanto mais a Liberdade! ...quanto mais a tolerância! ...e muito menos a confiança! ___E assim ...ninguém é capaz de assegurar a Felecidade Plena!
    ___4 - Acresce a tudo isto as dificuldades económicas e financeiras de todos em geral e em particular dos casais, para enfrentarem o futuro: a dois!
    ___5 - Acresce a tudo isto o egoísmo! Ninguém está disposto a partilhar direitos e deveres! Na hora da verdade alguma coisa se há-de intrometer (falhar na vida do casal).
    ____5.1 - Como é que eu consegui sobreviver a trinta e três anos de casado? ...simplesmente: aceitamo-nos como somos! ...partilhamos tudo! ...não nos passa pekpela cabeça pôr a confiança que depositamos um no outro: em causa! ...respeitamos as diferenças! ...não permitimos que fiquem para trás assuntos por esclarecer se sentirmos necessidade de os abordar! (nunca nenhum de nós vigiou o outro; nem fiscalizou; nem mexeu nas coisas do outro).
    ___6 - É pois natural que Homens ou Mulheres nesta altura da Vida ainda procurem uma resposta aos seus sentimentos e consolidar certezas.
    ____6. 1 - É pois natural que antes de se casarem «ou juntarem os trapinhos» queiram ter a certeza de que escolheram o momento e a pessoa: certa!
    _____6.1.1 - A Vida está muito cara para se deitar tudo a perder, ...antes de assegurarem o futuro!
    serafim cunha | 12.02.2011 | 01.17Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mais sem medo: http://www.youtube.com/watch?v=Fgw_zfLLvh8&feature =player_embedded#at=62
    NO FEAR | 11.02.2011 | 13.21Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • E os efeitos destas opções já os conhecemos, infelizmente.
    Convinha era conhecer bem as causas. E desconfio que, quando as conhecermos, não vai ser muito agradável ...
    anónimo | 11.02.2011 | 10.19Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Cara Isabel . . . !
    É por estas e outras . . . !
    Que a moda dos casamentos do mesmo sexo está aí a todo o vapor . . . !
    Mas, segundo consta, o S.Valentim já não é o "valentão" doutros tempos . . . !
    E, consequentemente, cada um que se "desenrasque" com cada qual . . . !
    alexandre barreira | 11.02.2011 | 07.07Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE