Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
OPINIÃO

Explicação da crise para quem não percebe de economia nem entende os políticos

11 | 04 | 2011   20.33H
Luisa Castel-Branco

Imaginem que eu sou o PS e o meu marido o PSD. Ora nós dois andamos de candeias às avessas já há algum tempo. O meu marido (o PSD) não aceita a minha forma de gerir a casa (neste caso o País). Como é um pessimista, ele, o meu marido (o PSD) teimou que eu (o PS) andava a gastar demais e não se cansava de me acusar disto e daquilo. Por causa da crise internacional, claro, eu (PS) fui obrigada a convencer o meu marido (PSD) a pedir uns empréstimos bancários (PEC). E ele, o meu marido (isto é o PSD) sempre a avisar que era o último. Mas as coisas não correram bem, e este mês passado dei comigo (PS) sem dinheiro nenhum.

Claro que em casa que não há pão todos ralham e ninguém tem razão. E a nossa relação andava cada vez pior (a do PS e PSD, portanto). Pensei, pensei e vi logo que ele não ia assinar mais nenhum empréstimo bancário (PEC 4). Então tomei uma decisão. Fui aos bancos e propus a hipoteca das casas, avaliei a penhora das pratas e das jóias, do carro dele e do meu (faz de conta que é o PEC4), e decidi que ia apresentar a coisa como um ultimato. Ou ele assinava isto tudo, e dava o OK ou eu divorciava-me.

Claro que já sabia a resposta. Ele, o meu marido (o PSD) andava a avisar-me a mim (o PS) que tinha que diminuir as despesas e mudar de vida. Ora eu (PS) já estava farta de tanta critica e por isso decidi que era chegado o momento de irmos cada um para seu lado. Quando lhe apresentei a lista dos empréstimos (PEC 4) o meu marido (PSD, portanto) disse: NÃO! Coitadito, convencido que me assustava! Mas era isso mesmo que eu (PS) estava há espera.

E agora ele (PSD) anda para ai a acusar-me a mim (PS) de má gestão mas não há nada que os filhos, família e amigos (perceba-se o Povo) goste e entenda melhor do que o meu papel de vítima. Sim porque eu (PS) sou uma vítima do meu marido (PSD) que não me apoiou! E até vou ser obrigada a aturar os membros do FMI (familiares mais inteligentes) que a bem dizer são os que vão meter o dinheiro cá em casa (leia-se, o país). Se ele sonhasse que andei em conversas com eles durante meses! Isto de chorar lágrimas de vítima inconsolável resulta sempre! E quanto aos nossos filhos ( o País), olha, que aguentem!

© Destak

22 comentários

  • Tanto comentário denunciado! Porraaaaaaaaaaaaaaaaa Acho que valeria mais denunciar a autora por demência e interná-la de vez numa nstituição qualquer. Cada um tem jeito para o que tem e esta parece não ter para nada.
    Júlio de Matos | 11.05.2011 | 12.01Hver comentário denunciado
  • Ok.Ok. D. Luisa gostei da explicação porque de facto até agora parece que há ainda muita gente que não percebeu o cerne desta questão.
    Bem haja
    ges | 02.05.2011 | 00.50Hver comentário denunciado
  • Bela comparação... Devido a guerra ideológica entre partidários (da mesma forma que entre marido e mulher) é que muitos paises estão em crise diversas... sofrendo o bedelho de terceiros!!!
    Prof. Luis Carlos Ferreira | 26.04.2011 | 19.47Hver comentário denunciado
  • Está a ver Luisinha? A menina afinal, por muito que se queira armar ao intelectual, não dá explicações a ninguém, primeiro porque ninguém lhas iria pedir, segundo porque pouco revela saber destes assuntos comparado com o que muitos outros cidadãos sabem, como se vê pelos comentários denunciados. Podia era interrogar-se sobre se a senhora não é mais uma das que faz parte da própria crise, e desse sistema que até agora tem vindo a degradar Portugal.
    ESTUDA ANTES DE ENSINAR | 25.04.2011 | 09.38Hver comentário denunciado
  • O "Cidadão Arrogante".é mesmo ordinário,individuos destes,deviam ser abatidos.
    lholho | 23.04.2011 | 18.05Hver comentário denunciado
  • AQUELES GRANDES FILHOS-DA-PUTA QUE DENUNCIARAM OS COMENTÁRIOS...UMA GRANDE BUFA NAS TROMBAS DESSES CABRÕES.
    Um cidadão arrogante... | 19.04.2011 | 23.10Hver comentário denunciado
  • Que coisa tão esquisita. Nesta crise não há PS nem PSD. A verdadeira origem da crise está nos afilhados dos dois: as grandes obras desnecessárias, as parcerias público-privadas, as empresas públicas... e por aí adiante. Aí reside o cerne da questão, onde ambos os partidos estão embrulhados em iguais pacotes. Se não, veja-se quem são as comadres que ocupam os lugares de chefia e os seus respectivos séquitos. Acresce ainda a banca, essa que também factura com tudo isso, ajudando a enterrar mais este pobre estado. Se juntarmos a tudo isto o nosso estilo bem aportuguesado de "bon vivant", completa-se a caldeirada para um bom repasto do FMI e do FEEF. Chegou o tempo das grandes definições e de mudarmos de vida e de políticos, estes os verdadeiros rascas.
    Mas surge-me uma pergunta incómoda: será que merecemos mais? Deixo no ar.
    FIFI | 17.04.2011 | 21.06Hver comentário denunciado
  • Olá meus queridos amigos comentadores e leitores do nosso "Destak". Como não podia deixar de ser, hoje domingo, como é habitual, cumprir com meu dever dominical, com a minha Saloio....e fui à missa, e rezei muito, em especial, para aqueles que não gostam de mim. Almocei, com a família, incluindo a minha filha e o meu neto, que eu tanto adoro, e que é sempre uma alegria (mais, do que o louvor que me foi atribuído,
    quando estive em Angola, quando da minha comissão obrigatória nos tempos idos da tropa). Já li os meus jornais, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias (dos manos Oliveirinhas), e o Correio da Manhã). Fiquei, surpreendido com a afirmação de um Homem, que tenho grande apreço e simpatia, quer pela sua verticalidade, frontalidade e honestidade, não só como cidadão,mas como Advogado, Bastonário da respectiva Ordem,jornalista e cidadão...(oxalá que não me engano, como fui enganado...e bem, como, aquele pouco Nobre, que contou-nos uma história juvenil, ao bom estilo de Alice Vieira, da galinha que roubou o pão ao miúdo...e o Nobre ficou com o pão...não interessa já me esqueci.Hoje estou com certas dificuldades nas mãos, pois ontem sábado foi o dia todo a fazer "massa"...muita "massa",lá nas obras, e as mãos estão doridas, pois não sou um qualquer deputado da Assembleia da República, que está o dia todo a dormir ou a ler o jornal, à espera que o "chefão" de bancada mande votar.O teclado do meu portátil (que eu adquiri, mais barato, quando estive a acabar o 9º.Ano na Novas Oportunidades), sim era importante eu fazer o 9º.Ano, para sonhar em vir a ser mestre-de-obras ao fim de 45 anos de trabalho). No Jornal de Notícias, de 15 em 15 dias eu costume a ler as crónicas do Senhor Dr. Marinho e Pinto...um Homem, que eu admiro imenso...gostava de o conhecer pessoalmente, mas será que ele ia a apertar a mão a um "trolha" e SALOIO" ?.Fiquei surpreendido com a sua campanha de no dia 5 de Junho fazer.mos um boicoto às eleições. Ó Senhor Doutor, está-me a tirar os direitos de autor, pois eu no passado dia 11 de Abril, tinha perante os nossos leitores, apresentado uma campanha, que por outras palavras era a seguinte, vamos às mesas de votos...ou anulamos o voto ou votar em branco (sim..podem consultar o "Destak", desse dia. Provavelmente as minhas palavras,devem ter outro sentido, só à pouco tempo, e é compreensível, fiz o 9º.Ano nas Novas Oportunidades...e, como "trolha" e "Saloio", não me dão assim tanto destaque mos jornais, como dão ao prezado doutor.Mas tirou-me todos os direitos de autor na minha iniciativa que nasceu a 11 de Abril, que é para os políticos aprenderem que não devem gozar nem com "trolhas" nem com Saloios, e este fandango já leva 37 anos. Por fim, quero apresentar o meu pedido de desculpas à Senhora Doutora Luísa Castel-Branco, de me ter aproveitado do seu espaço...mas já agora, dizer-lhe que efectivamente não percebo nada de economia, (a não ser o número de baldes de areia e de cimento, que ponho na betoneira, para fazer "massa"...muito "massa"...),efectivamente não é igual aquela que os senhor do FMI, vêm cá pôr, para tapar os buracos dos maus políticos, que temos tipo neste 37 anos de democracia...pois efectivamente não percebo,nada, mas mesmo nada de economia, (então não podia ser pois só tenho o 9º.Ano das Novas Oportunidades), mas pela minha idade entendo muito bem e muito bem a corja de gatunos vigarista incompetentes que têm sido estes políticos, que nos têm vindo a levar aos descalabro, nestes 37 anos.Os meus melhores cumprimentos a todos os "trolhas" e "Saloios" deste País, para si com o maior respeito e apreço um beijo meu e da minha "Saloia",um resto de domingo feliz, para todos.
    O Saloio da Malveira | 17.04.2011 | 17.38Hver comentário denunciado
  • AGÊNCIA FUNERÁRIA "LARGO DO RATO" PREPARAVA-SE PARA SEPULTAR O PAÍS QUANDO VEIO A FUNERÁRIA MONETÁRIA INTERNACIONAL" • 20 ANOS DE CAVAQUISMO O PAÍS CAIU NO ABISMO- CAVACO SÓCRATES E DURÃO OS COVEIROS DA NAÇÃO------------------------
    DEIXEM DE VOTAR EM TODOS OS ACTOS ELEITORAIS - OS MALEFÍCIOS DO VOTO DO POVO SÃO ENORMES------------------------------------------- -------------------------------------------------- ------
    SÓCRATES E DURÃO SÃO OS CULPADOS E O NÓ DA FORCA VAI PARA O PESCOÇO DO POVO.--------------------------------------------- -------------------------------------------------- -------------------------------------------------- ------------------------------------- CRISE EM PORTUGAL PROVOCADA E MANTIDA PELO PARTIDO ÚNICO :
    -P.S. C.D.S/P.P.D/ P.S.D-P.C.P.- BLOCO e todos os demais-------------------------------------------- - -------------------------------
    Os portugueses vivem muito acima das suas possibilidades uma vez que almoçam 7 dias por semana (de Segunda a Domingo) e exigem pão em cima da mesa!
    Ora na Somália vive-se com um almoço semanal e as crianças bebem água contaminada para não chegarem a dar muitas despesas aos pais e ao Governo dado que 90% destas morrem até à idade de 5 anos! Uma vez mortas logo iniciam uma poupança a 100% e por toda a restante eternidade!
    Teixeira dos Santos com o seu cabelo branco, parece um cão da Serra da Estrela que anda a «farejar» cêntimos nos bolsos dos pobres, desfavorecidos, desempregados e titulares de magras pensões de reforma! Os pobres pagam a crise e os banqueiros ficam isentos de mais impostos!
    Odeio o sistema político actualmente implantado de um partido único com duas siglas, a saber, P.S./P.P.D./P.S.D que há mais de 30 anos dividem entre si o saque aos trabalhadores! Não existe nenhum partido em Portugal sério e válido em todo o espectro político, da esquerda até à direita, motivo pelo qual o ora comentador apela aos futuros boicotes eleitorais a 100%, no sentido de acabar o poder político em Portugal e passarmos a um Estado Federado.
    A União Europeia tem de se tornar uma federação de estados. Os futuros “Estados Unidos da Europa” poderão tornar-se na nova superpotência mundial. Existirá um Governo único em Bruxelas e um Orçamento Comunitário para toda a futura federação. Os políticos portugueses terão de ir trabalhar para poderem viver! Actualmente são todos a 100% larvas parasitárias que sugam todo o Orçamento do Estado e deixam o país na banca rota!
    MIG | 14.04.2011 | 16.38Hver comentário denunciado
  • Cara Luisa
    Gosto de si da sua frontalidade e do seu caracter verdadeiro e simples.
    Li a sua opinião e compreendo o sentido figurado do seu comentário.
    Fala numa linguagem do povo descomprometida e simples .
    Imagino se fosse um economista político a falar da crise económica com certeza aí poucos entendiam porque se ivendenciam em palavras técnicas e retóricas que só eles e alguns entendem, isto é como diz o povo muita parra e pouca uva, falam muito muito mas não dizem nada.
    Prefiro pessoas como você ,falar verdade ,falar claro
    José Vieira | 12.04.2011 | 23.07Hver comentário denunciado
  • Nao se abespinhem. Como ela e burra como uma porta, alguem lhe explicou desta forma esta trapalhada politica e finenceira. Ela so reproduziu para nao se esquecer porque a cabecinha ja nao guarda tudo...
    BOA MEMORIA | 12.04.2011 | 23.07Hver comentário denunciado
  • Caro Jose Vieira, infelizmente tenho de concordar consigo quando diz que não sendo os portugueses estupidos, como é que podem ter votado nesta escumalha? Tem toda a razão.
    Para uma classe politica que me tirou o orgulho e a dignidade de ser portugues, eu ficaria muito orgulhoso do meu pais e do meu povo, se nos comicios vaiassem estes gajos todos, ou melhor ainda, nem sequer la pusessem os pés, pois estes sanguessugas só se lembram de vir falar ao povo quando precisam do voto para a mama. Uma vez instalados, nunca mais dirigem a palavra aos portugueses. A não ser quando a merda é tanta que já transborda por todo o lado, como aconteceu agora com o FMI.
    Por mim, com o meu voto, esses cavalos nunca mais vão para o poleiro.
    anticristo | 12.04.2011 | 21.54Hver comentário denunciado
  • Caro sr. anticristo.
    Os portugueses não são estúpidos e não precisam de lições escolares disse:
    então como foi possível com portugueses não estúpidos terem votado sempre desde o 25 de abril em portugueses ladrões insaciáveis chulos e incompetentes.
    E como é possível também os portugueses serem inteligentes , ao ponto de como sugere terem que fechar a assembleia e abdicarem de serem portugueses ,para serem não sei o quê na europa.
    Com este tipo de opiniões não sei que portugueses somos nós.
    josé vieira | 12.04.2011 | 21.25Hver comentário denunciado
  • Muito bem RUI MUGE, voce disse tudo. O mal é que esta gente que vive num mundo "àparte" de farsa são as pessoas que escrevem artigos idiotas como este. Porque é que não vão à rua e pedem a alguem que descreva as coisas pelas suas proprias palavras? Mas alguem que viva a dura realidade do país, não uma senhora que ganha milhares ou milhões e para ela tanto se lhe da que o IVA esteja a 21 ou a 50%.
    Tão ou mais grave ainda, é a estupida e infantil maneira como escreve. Mas se calhar é assim que esta gentalha da suposta alta sociedade, dos media e da politica, olha para o povo. Como estupidos. Mas sabe minha senhora, mesmo com o deficiente ensino em Portugal, os portugueses são inacreditavelmente inteligentes. É só dar a oportunidade às pessoas certas e claro, não pôr os filhos dos ministros na PT e outras empresas que são um antro de emprego quer para os mamões quer para os familiares.
    Para a próxima, se não for capaz de fazer melhor do que esta jorda que escreveu, esteja caladinha. O silencio é de ouro.
    anticristo | 12.04.2011 | 16.56Hver comentário denunciado
  • Sinceramente, isto é uma autêntica seca. Que falta de preparação jornalistica para contar algo de tamanha gravidade, como se se tratasse de alguma história da carochinha. Será que esta senhora nos considera uma cambada de burros? Por amor à santa!!!
    o justiceiro | 12.04.2011 | 14.53Hver comentário denunciado
  • Cara Luísa
    Antes de mais quero manifestar a minha concordância pela sua forma de comentar política, não acho que tenha tido intenção de melindrar fosse quem fosse, é simplesmente uma forma prática de análise e que respeito acima de tudo, permita-me introduzir um parênteses sobre a análise,) FAZER DESCER DO ALTO
    OS ELEVADOS CONCEITOS DA ANÁLISE
    É DIDATICAMENTE ERRADO
    HISTORICAMENTE ABSURDO
    E CONCECTUALMENTE HIPERTRÓFICO Na realidade, pouco importa qual seja o partido que esteja no poder ou na oposição, os partidos são uma espécie de sindicato de interesses colectivos de vária ordem que procuram basicamente a troca de lugares e algum pragmatismo. Também é indiferente quem esteja na governação a dar a cara porque será sempre mal amado, quer seja de esquerda ou direita, o tempo das ideologias já passou.
    Pegando no seu exemplo caseiro, facilmente verificará que se dentro de uma família não hà entendimento, imagine-se num parlamento. A questão dos gastos não é tão linear, mas das receitas sim e resume-se a uma falta de cultura política ou ignorância da conjugação macroeconomia com desenvenvolvimento regional sustentado.
    Imagine que tenho uma empresa com acesso privilegiado a projectos comunitários e subcontrato microempresas, (daquelas que germinam em barracas e não teem computador)encomendo a produção toda, exporto mas o subcontratado fica á espera de receber, no entanto eu recebo os benefícios da exportação e importação.
    Como a economia é global nem preciso de sair do escritório para fazer este negócio em qualquer País e coloco as mais valias onde me derem mais subsídios para criar novas empresas, no final sou um empresário rico, respeitado, recebo políticos e dou exemplos de empreendorismo.
    Mas se essas microempresas se juntassem em projectos colectivos e fossem apoiadas pelo poder local, estariam organizadas de forma a pensar e criar novos produtos em cooperação, mas…lá se ia o meu expediente negócio. Não poderia financiar campanhas partidárias e perderia os meus privilégios.
    Moral da historia…vou sozinho salvar isto? Cadê os outros?
    Estêvão Cerqueira | 12.04.2011 | 12.57Hver comentário denunciado
  • Mas quem aprova estes artigos?
    BANDAS | 12.04.2011 | 12.14Hver comentário denunciado
  • Você é uma má comunicadora mas em compensação escreve muito mal.
    José Guerreiro | 12.04.2011 | 11.47Hver comentário denunciado
  • Luísa, respondo-lhe com uma pergunta: acha normal que num país que tem que chamar o FMI para resolver problemas de falta de dinheiro, tenha as agências de viagens esgotadas?
    anónimo | 12.04.2011 | 11.32Hver comentário denunciado
  • Cara Luísa,
    Fantástico...!!!!
    Existem explicações, descrições, pensamentos e afins, mas de facto este texto, o que lhe chamou e a razão pela qual o escreveu ultrapassa tudo o que eu poderia esperar, parabéns.
    Parabéns de facto é pouco para compensar esta anormalidade, este texto onde demonstra a sua total falta de conhecimento de como se governa, de como se vive e ainda pior e muito mais grave da forma como ridiculariza todos os portugueses.
    Para terminar gostaria de lhe deixar uma opinião para reflectir e quem sabe mudar a sua forma de estar na vida.
    Já olhou bem para a sociedade em que vive, a sua, não a dos comuns portugueses. Essa sua sociedade que se esconde atrás de máscaras e se publicita na comunicação social é tão dispensável neste Portugal quanto as dezenas de incompetentes que ocuparam e ocupam o governo.
    Tenha uma boa vida se conseguir.
    Rui Muge | 12.04.2011 | 10.17Hver comentário denunciado
  • Cara Luisa . . . !
    De certa forma . . . !
    Até gostei . . . !
    Da aula . . . !
    Das "malguinhas" . . . !
    Do agregado . . . !
    Familiar . . . !
    Que raios . . . !
    Até já parece a "tese" . . . !
    Do CENSOS 2011 . . . ! ! ! !
    alexandre barreira | 12.04.2011 | 07.30Hver comentário denunciado
  • Minha senhora, não venha fazer dos portugueses estupidos a falar como se estivesse numa sala de aulas da primaria.
    Até os miudos da primaria sabem bem que a crise existe porque desde o 25 de Abril que Portugal é governado por uma raça incontrolavel e insaciavel de ladroes, chulos e incompetentes. Claro que 40 anos de chulice, roubalheira e incompetencia, deu no que deu. Eis a explicação para a crise para quem não percebe de politica e economia. Mas eu vou mais longe, alem da explicação, dou-lhe a solução.
    Feche a assembleia, dissolva os partidos e respectivos mamoes que deles fazem parte, faça-se justiça para quem roubou, como no caso BPN, e entregue-se Portugal a uma governação Europeia.
    A crise acabava-se num àpice.
    anticristo | 12.04.2011 | 02.13Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE