Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
OPINIÃO

Não pagamos

28 | 04 | 2011   21.10H
J.L. Pio Abreu

Não pagamos’ foi um slogan adolescente que ficou na cultura portuguesa desde a guerra das propinas. O certo é que a ideia se generalizou. Em Portugal, nada se pagava. Eram impostos, pagamentos a fornecedores, salários, benefícios sociais, dívidas. O sistema judicial ajudou bastante e a única coisa que às vezes se pagava eram os honorários dos advogados que defendiam o devedor.

Agora, que nos estão a roubar com os altos juros, há muita gente a dizer que não paga, ou seja, que se deve restruturar a dívida. Mas isso, hoje, é ajudar o ladrão. O facto é que vivemos num mundo onde o dinheiro não existe materialmente nem sequer corresponde a um património se não existirem compradores. Neste mundo, o dinheiro é um vento que circula de conta em conta e que está agora a voar para as contas dos especuladores financeiros.

E o que fazem eles? Venderam a descoberto as dívidas e acções de tudo quanto existe neste País, à espera de as comprar quando já nada valerem. Na verdade, os Mercados (os especuladores) esperam que o Estado não pague as suas obrigações para que estas percam o valor e o País entre em falência. Aí, sim, vão comprar barato o que agora venderam, com lucros milionários. E estão a fazer braço-de-ferro para que isso aconteça.

© Destak

9 comentários

  • Os advogados e juristas na actualidade, em Portugal (e não só), são na maioria uns coitadinhos que não têm onde cair mortos. Não têm dinheiro, não têm família constituida, e não têm casa, porque não têm uma vida farta nem plena! Conheço uma solteira que vive com os pais numa casita pobrezinha e já tem para cima de 40 anos. Conheço um que é estafeta, outra que está dois anos a vender hamburgers e um no desemprego, alternada e sucessivamente, e eu que sou jurista de formação recente, trabalho num hipermercado (não como jurista) e dou-me por muito contente por estar a pagar um T2 com a inha mulher, meu caro. Não julgue que a vida está fácil para os "malvados dos advogados".
    Nuno T | 02.06.2011 | 18.47Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Pois é claro!!! Basta ver televisão para perceber que há vários anos há uma bem organizada estratégia de que Passos Coelho e a sua trupe são apenas testas de ferro de interesses económicos que têm excesso de dinheiro guardado à espera de comprar os sectores estratégicos europeus ao preço da uva mijona. A campanha teve um guião muito fácil. Foi de dizer que tudo o que o governo fazia estava mal feito e que a oposição é que sabia fazer bem as coisas. São as campanhas pessoais de chamar, corrupto, mentiroso, maricas, chico esperto que não paga impostos (se não é ele é a mãe, ou o tio, ou o primo (a velha estória do lobo)) que tem licenciatura fraudulenta, não tem jeito para desenho, é incompetente, é a asfixia democrática, etc., etc. .
    Qualquer pessoa avisada percebe que isto é uma campanha de marketing que custa caro mas que também vai dar milhões quando o "poder" estiver nas "mãos certas".
    Basta falar mal de Sócrates para se ser convidado para programas televisivos. Basta escrever mal de Sócrates para se ser promovido no jornal. Mas as televisões dão prejuízo e os jornais também. Então quem paga os salários milionários de directores de informação e de alguns pivôs? Claro que é o Balsemão e outros como ele que vivem do sustento dos invisíveis protentos económicos (petróleos , especuladores bancários, ...)que estão a dominar a Europa através dos meios de comunicação e partidos conservdores. Depois é só esperar que os técnicos de marketing façam o seu trabalho e que o "OMO" lave mais branco.
    Manuel Martins | 01.05.2011 | 02.09Hver comentário denunciado
  • 1º de Maio de 2011
    Como toda a gente sabem , a razão deste dia, assim se fazem memória das 160 MULHERES mortas por ideias assassinas, que estavam habituados imposição ás várias formas de escravaturas. Hoje com a forma deste sistema ao nível global, estaremos comparados, por vários motivos. Por isso se não houver reformas profundas, principalmente da verdadeira Justiça com um conjunto reformas CULTURAIS, aonde reine o Bom senso. Por isso está na hora de as pessoas irem para a rua ordeiramente mostrarem a sua indignação e de saber, aonde estão e para aonde querem irem.
    A Ciência desenvolveu muito e Graças a ela que trouxe muitos benefícios, mas alguns deles tornaram-se negativos. Mas o pior Malefício contra os povos em geral é: foi e é a GANANCIA DESENFREADA sem ética. Todas as formas de corrupção foram absorvidas por todas as classes , porque o mau exemplo vem dos poderosos sem escrúpulo nenhum. Embora em todas as classes existe sempre pessoas honestas. É preciso reformas profundas e GLOBAL. Uma das principais reforma, é uma cultura, o da não violência , como todas as formas de JUSTIÇA, o procurar haver trabalho e como criar e desenvolver as necessidades e como as satisfazê-las.
    Se assim continuar, até ao fim do Ano a explosão social vai ser marcante, na Europa e não só. Será que vamos pagar impostos só para pagar os juros? Na Grécia os juros já vai 27% ou mais. Não entendo nada da matéria, mas acho que durante 10 ANOS deveria os juros serem 1 ou o máximo 2% , embora que a maior parte fossem para a industria e certo comércio, mas o consumo terá de ser controlado, mas sem ele, não haverá desenvolvimento.
    A Europa, os E.U.A. e os Países mais desenvolvidos d a Ásia precisam fazerem melhores acordos comerciais, com a motivação de ajudar os países subdesenvolvidos em todas as áreas incluindo o da não violência. O DESARMAMENTO, devia ser o mais URGENTE possível, procurando empregos noutras áreas, para que dêem mais felicidades aos povos e não o contrário.
    Portanto o 1º de Maio de cada ano, não pode ser uma simples manifestação, mas sim um ALERTA chamando a atenção o que está menos bem. É preciso criar desejos de felicidades que envolva todas as pessoas e não o contrário.
    Como simples cidadão parece que vejo a SOCIEDADE MEIA ANESTESIADA, PETURBADA, ninguém aponta caminhos de ESPERANÇA. Será que estamos todos na LUA sem saber? É um simples desabafo. A Europa precisa mais unidade em todas as áreas, que será a principal base. Deixemos de Ilusionismo. Mas como diz o povo: a Esperança é a última coisa a morrer, portanto esperamos ver se as coisas melhorem, mas também diz o dito: quem cala consente. Vai ser preciso ir para a RUA, mas também saber o que querem e saber se será possível. O meu protesto contra este sistema, vai ser já votar em branco, que é a 1ª vez, mais de certeza que a percentagem dos votos vai ser a mais baixa de sempre . As maiores felicidades para todos os povos do MUNDO. Manuel Pereira Magalhães. Email:paznomundodireitoafelicidade@gmail.com/www.p aznomundodireitoafelicidade.blogspot.com
    Manuel Pereira Magalhães | 01.05.2011 | 00.06Hver comentário denunciado
  • Obrigado pela informação JLPA. Mas já agora, que por aqui anda, diga-nos lá francamente, é você mesmo que escreve os textos ou alguns deles são escritos por terceiros e depois você "assina"?
    PERGUNTA | 30.04.2011 | 14.11Hver comentário denunciado
  • A edição online do Destak suprimiu o último parágrafo que consta da edição impressa. Aqui vai ele:
    "A atitude ingénua, infantil e radical de não pagar é, agora, enriquecer os especuladores e empobrecer quem não paga. Melhor seria pagar as dívidas e honrar os compromissos, como fazem as pessoas adultas."
    JLPA | 29.04.2011 | 19.08Hver comentário denunciado
  • Doutor, não entendi nada do último paragrafo. Então um país falido mantém no mercado os títulos da dívida ou eles se extinguem, pura e simplesmente? Pelos vistos, valerá mais falir que renegociar a dívida! Seja como for, a grande verdade é que estamos mal muito mal mesmo, por culpa de todos nós. Mesmo os políticos gatunos e corruptos e seus comparsas roubaram porque nós deixamos que assim fosse. A única coisa que me daria satisfação era ver retirado, a toda essa comandita, todo o património que obtiveram de modo permissivo ou irregular. Queria vê-los sem nada e impedidos de sair do país para que não pudessem gozar o dinheirinho depositado no estrangeiro ou em offshores. Mas, infelizmente, a nossa lei permite que eles fiquem com tudo o que roubaram e continuando a fazer vida lauta à custa do povo. Se ainda ao menos fosse à custa de uma viúva abrasileirada, endinheirada, ambiciosa e sem escrúpulos não me repugnaria tanto. Amor com amor se paga, diz o povo e com razão.
    FIFI | 29.04.2011 | 18.34Hver comentário denunciado
  • O comentador anterior deve pensar que somos todos parvos. E ainda ameaça ... "fica aqui registado" e tal ...
    alfa | 29.04.2011 | 17.45Hver comentário denunciado
  • Os economistas, os advogados e o pessoal que tem actividade no sector financeiro e nos mercados, são os maus da fita para o JLPA. Já sabiamos isso, (fora o pormenor de que os advogados também constavam da lista negra) mas fica mais uma vez aqui registado.
    JM | 29.04.2011 | 14.34Hver comentário denunciado
  • Caro JLPA . . . !
    Deixe lá . . . !
    A história do agarra . . . !
    Que é ladrão . . . !
    Durma descansado . . . !
    E de preferência . . . !
    Com a "malguinha" ao lado . . . !
    alexandre barreira | 29.04.2011 | 07.25H
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE