PUBLICIDADE
OPINIÃO

Primeiros Sinais

28 | 06 | 2011   20.41H
José Luís Seixas

Costuma dizer-se que os governos são como os melões. Este apresenta-se determinado e voluntarioso, com gente capaz e corajosa. O que, convenhamos, já não é mau nos tempos que correm. Os primeiros sinais consentem uma ténue esperança. A abdicação de mordomias de função por parte do Primeiro-Ministro não é coisa de somenos. Vale pela mensagem que deixa e pelo exemplo que dá. Demonstra que não há deslumbramentos, nem fascínio pela exteriorização do poder. Importa agora confirmar se o Governo, todo o Governo, percebeu o novo paradigma. Os vícios antigos não se mudam facilmente. Nem as expectativas se frustram sem um preço. Se estes sinais se consolidarem, se a imagem da governação for de austeridade e parcimónia, algo de importante se terá readquirido: a noção de serviço público. Esta constrói-se também pelo pudor com que se administra o dinheiro de todos e como se gere o interesse colectivo. Como foi recordado na sua posse, este Governo não pode falhar. Seria muito importante que todos os seus membros interiorizassem este dramático desafio. Em causa não estão nem o seu futuro, nem o futuro dos seus partidos. Em causa estamos todos. Em causa está uma Nação inteira vítima da necedade acumulada de governações incapazes. Com este espaço estreito para percorrer. E, com sorte, para se salvar.

© Destak

5 comentários

  • Diziam que José Sócrates era só propaganda, mas afinal entre os 2 maiores panfletários políticos do século passado e presente estão: 1.º Salazar, 2.º Cavaco e o 3.º vem a caminho: O Mr. Ken (nome artístico) que corresponde ao cidadão Pedro Coelho.
    Ele foi aquele dia de suspense para assinar um acordo com o CDS e no final da assinatura a notícia não era o conteúdo em segredo mas sim a quem que ele entregava o documento. Depois esta da viagem em económica "que não era para se saber" ha!, ha!, ha! e que afinal não custou nada. E a cimeira foi um sucesso!!! até tirou fotografias ao lado da Merkl que já lhe perdoou não ter aceite o acesso ao fundo europeu e ter aumentado os problemas da europa com uma segunda Grécia ...
    Que se cuide o Cavaco que este não lê pelo teleponto mas sabe mais que a pêga! Ele é o benjamim do Balsemão e agora o Cavaco que se porte bem senão vai ver como este e a comunicação que o respalda bem o põem a pão e tremoços!!!
    Manuel Tavares | 30.06.2011 | 01.26Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Se a malta já se queixa e a (procissão...) ainda nem do Adro saiu...esperem para ver...? Ou acham que se pagam empréstimos com conversa de treta...?
    Cuciollo | 30.06.2011 | 00.15Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Luisinho, para além das penalizações a quem trabalha, o que mais consegue vislumbrar no programa do governo? Eu constato apenas uma tímida declaração de intenções no que se refere às grandes reformas e aos cortes necessários nas despesas do estado. Mas creio que o mandato vai iniciar-se e acabar por isso, pela intenção. Já agora, para falarmos de bons exemplos o que se passou com o Miguel Macedo e as suas escolhas para seus secretários, é uma verdadeira vergonha. Mas há mais.... E as misses do Paulinho? Hein, que tal? Acredito em três ministros: finanças, educação e saúde. Tudo o resto são clientelas incompetentes, independentemente de se afirmarem partidários ou independentes.
    Estou seguro de que os objectivos definidos e impostos pela troyka vão ser cumpridos e o povo vai ser esmagado com os cilindros que já não servirão mais para a construção de novas estradas.
    FIFI | 29.06.2011 | 17.55Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caro JLS . . . !
    Os melões também . . . !
    Podem ser servidos . . . !
    Em "malguinhas" . . . !
    É TUDO . . . !
    UMA QUESTÃO . . . !
    De "SOBREMESA" . . . ! ! !
    alexandre barreira | 29.06.2011 | 15.09Hver comentário denunciado
  • Conversa de adormecer meninos ... nada de novo nesta frente ocidental, para além do populismo ...
    alfa | 29.06.2011 | 09.06Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE