Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
OPINIÃO

Especuladores

30 | 06 | 2011   19.27H
J.L. Pio Abreu

Acho graça ao respeito que a opinião pública e publicada tem pelos agentes de mercado. Chamam-lhes ‘investidores’, mesmo sabendo que eles nada investem, apenas vendem para comprar mais barato ou compram para vender mais caro. Há uns tempos para cá, resolveram começar a vender e comprar dívidas.
Com esta meritória actividade, os ‘investidores’ conseguiram criar o buraco do Lehman Brothers e provocar uma crise económica mundial que resultou em desemprego, desorganização familiar e social, pobreza, fome, desespero, suicídios e criminalidade. Mas isto pouco importou aos agentes de mercado. Aliás, entretidos com as cotações, transacções e prémios, nem tiveram tempo de reparar no problema.
Na sua cegueira gananciosa, os ‘investidores’ subiram a parada e dedicam-se agora à comercialização das dívidas dos Estados. Ao mesmo tempo, numa operação concertada, os ‘investidores’ sugam os países do Sul da Europa que não têm qualquer possibilidade de conter os Euros subtraídos. O maior roubo da história humana está em curso. E quem o está a fazer? – Os chamados ‘investidores’.
É tempo de chamar as coisas pelos nomes. Não são eles que nos chamam pigs? Na verdade, os agentes de mercado são apenas especuladores. E andam os povos a lutar contra os políticos, e estes a fazer leis para agradar aos ‘investidores’ à custa da contenção dos seus povos. Mais valia que as fizessem contra a especulação financeira. E que punissem os grandes ladrões como punem os pequenos.

© Destak

20 comentários

  • Quem quer destruir o €uro? … E porquê?
    O “esquema” do petrodolar …
    A queda do dólar americano…
    As pessoas não compreendem a verdadeira razão que levou à guerra do Iraque e a razão que levou a ameaça de guerra pelos EUA ao Irão.
    Não são armas nucleares, não é o terrorismo e não é por causa do petróleo.
    Tem sim a ver, com a protecção e manutenção do maior “esquema” da história moderna, o “esquema” do “petrodolar americano”.
    Em 1971 EUA imprimiam e gastavam muito mais dinheiro do que aquele que podia ser coberto pelo ouro que possuíam e produziam. Uns anos mais tarde a França exigiu a redenção dos dólares que tinha acumulados em Stock aos EUA, em troca de ouro. Mas os EUA rejeitaram a exigência já que de facto não tinham ouro suficiente para cobrir os dólares que tinham imprimido e usado para pagar bens por todo o mundo, cometendo desta maneira um acto de bancarrota.
    Por isso, os EUA foram ter com os Sauditas e fizeram um acordo – A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) passaria a fazer todas as vendas de petróleo em dólares americanos.
    A partir daquele ponto, qualquer nação que desejasse comprar petróleo, teria primeiro de ter em sua posse dólares americanos. Isso queria dizer que essas nações tinham de pagar aos EUA com bens e serviços, em troca de dólares que os EUA se limitavam a imprimir.
    Os americanos mantinham assim “artificialmente” o valor comercial do dólar e compravam o petróleo literalmente de graça ao imprimir esses dólares. O perfeito “almoço grátis” para os americanos, à custa do resto do mundo.
    No entanto, o “esquema” começou a ser exposto, quando Saddam Hussein começou a vender o petróleo do Iraque directamente por Euros, anulando o acordo confortável que os EUA tinham com a OPEP. Sendo assim, Saddam tinha de ser eliminado.
    Como?
    Os EUA “cozinharam” um pretexto para defender a guerra (o drama das torres gémeas) invadiram o Iraque e a primeira coisa que fizeram foi reverter a moeda de venda de petróleo para dólares americanos novamente.
    A crise monetária estava temporariamente resolvida.
    Mas Hugo Chávez, presidente da Venezuela, começou também a vender o petróleo venezuelano por outras moedas além do dólar e por isso houve vários atentados contra a sua vida e tentativas de “mudança de regime”, cujos rastos levam à CIA. O “gato petrodolar” tinha fugido do saco.
    O presidente do Irão, Ahmedinejad, ao assistir a isto, decidiu dar um pontapé no estômago do grande Satã, e fazer ainda mais - Vender o petróleo em troca de todas as moedas excepto dólares americanos.
    O jogo do petróleo e da moeda americana está a chegar ao fim. À medida que as nações do mundo começarem a perceber que podem comprar petróleo em troca de outras ou das suas próprias moedas, em vez de terem de usar dólares americanos, mais nações da OPEP irão abandonar o dólar.
    A pior coisa para os americanos será que, eventualmente, terão também de comprar o seu petróleo em Euros ou Rublos em vez de imprimirem simplesmente o dinheiro para o obter.
    Isso será o fim do império americano, o fim dos fundos para o exército americano e a destruição da economia americana.
    O grande “esquema” está a chegar ao fim e não há muito que os americanos possam fazer acerca disso, excepto talvez, dar inicio a uma nova guerra mundial!
    Eis a crise financeira mundial!
    esperem e estejam atentos! | 07.07.2011 | 14.13Hver comentário denunciado
  • O Estado Português pôs-se a jeito para a catastrofe que está a acontecer. Primeiro era o império colonial que tinha de acabar. E acabou graças aos iluminados do 25 de Abril. É claro que os mercados ultramarinos de Luanda e Nova Lisboa, até Lourenço Marques e a Beira, mais os seus vastos recursos naturais, não nos davam jeito nenhum agora... Depois eram as empresas, os empresários, o "capital" que tal como os territórios ultramarinos, estava a mais, não fazia falta nenhuma... acabou-se com o conglomerado CUF e Champalimaud bem como outras empresas com história e sucesso. 2012 é o fim, já diziam od Maias.
    Miguel | 06.07.2011 | 23.06Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ó Perestroika, no dia em que começares a TRABALHAR e a veres o TEU dinheiro a ir para chulos do patronato e chulos do Estado (governantes e subsídiodependentes) já não achas tanta piada ao capitalismo. Toda essa idolatria e demagogia não te permitem ver que o capitalismo só procura maximizar o lucro e diminuir custos e que se foda se isso for tudo feito à custa das pessoas. Toda essa demagogia anti-comunista só te desmascara como um adolescente enraivecido ou como um deficiente mental com computador ou mesmo um troll, já que ninguém aqui está a defender Cuba ou a Coreia do Norte, que são os buracos que se sabe. Porém, no caso cubano, no tempo do chulo capitalista e escravo dos EUA Fulgencio Batista, não havia cá pobres a "arquitectos e médicos"; morriam a trabalhar no campo e era um pau, ó mongo de merda. Aspirações a vida melhor? Zero. Se fossem superiores a esse número, NUNCA Fidel e comparsas teriam triunfado.
    Quando vier aí a tempestade económica perfeita, como se tem previsto por aí, quero ver se já gostas tanto ó Imbeciltroika.
    Mais um excelente artigo de Pio de Abreu, que distingue os construtores de riqueza de chulos, sendo estes últimos os ditos "mercados" e as criminosas agências de rating.
    Joel Ferreira | 05.07.2011 | 21.49Hver comentário denunciado
  • Isso é a aparência, caro CHARLES. A realidade é que tanto o comunismo como o capitalismo fazem parte de uma única e mesma estratégia, conduzida pelos mesmos. A grande maioria das pessoas do mundo é burra, por isso o mundo tem sido conduzido por esses como quem está a conduzir um burro: uma cenoura à frente, uma vergasta atrás. O comunismo e o capitalismo servem de cenoura e de vergasta, está a ver? E é controlado pelos mesmos. Alias perceberá isso se estudar a vida de Marx, que nem quis ser "marxista", e perceber ainda que a revolução russa foi planeada na cidade da grande especulação capitalista: Nova Iorque. A única forma de resolver o assunto é as pessoas deixarem de ser burras. Já viu que aos portugueses esteve a ser dado a cenoura nestes últimos 20 anos, e eles a comerem-na todos contentes, a serem iludidos e a irem todos alegremente nas conversas do que é fácil! E agora preparam-se já para a vergastada, claro! Estavam à espera de quê? Isto não vai lá nem com comunismos nem com capitalismos, porque o que para aí há mais são selvagens. Isto só lá vai quando as pessoas deixarem mesmo de ser burras...
    CENOURA-VERGASTA | 03.07.2011 | 18.10Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Se o comunismo faliu à 20 anos o capitalismo selvagem está a falir neste momento, os mercados não podem ser 100% controlados (comunismo) nem 100% descontrolados (capitalismo) no meio está a virtude procura-se um novo sistema, não é possivel haver extrema pobreza com extrema riqueza de alguns...
    charles | 02.07.2011 | 19.59Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • CONCORDO: O que é que a MARILUZ faria num mundo em que todos, excepto os da sua espécie, tivessem sido levados à condição de escravos? Exercia o seu poder sobre os seus escravos e vivia como uma deusa, certo? Se tivesse uma religião só sua praticaria essa religião a seu gosto. E faria as leis e aplicaria as leis a seu bel prazer, certo? E se no processo de ter levado a humanidade à escravatura não mostrara quaisquer tendência de compaixão para como os seres que a rodeavam, acha que iria depois, na situação de poder total, mostrar essa compaixão? Claro que não. É bíblico: desta forma caminha-se a passos largos para a escravatura da Humanidade, a qual, por insistir em não quer pensar suficientemente sobre os assuntos mas antes devotar o seu tempo a prazeres imediatos, promovidos pelos amigos dos especuladores e seus órgãos de propaganda (os média) se deixa por si própria aprisionar. Já muitos pensadores o disseram: o pior não é o mal em si próprio, mas as pessoas normais, o cidadão comum, nada dizerem ou fazerem enquanto o mal vai actuando. Segundo parece até o Einstein o disse!
    MAS ELES DORMEM... | 02.07.2011 | 11.54Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ó Perestroika, depois destes teus fantásticos argumentos não há nada a dizer, a não ser desejar-te que continues a dormir bem, um bom soninho, Perestroika!...
    ELES É QUE DORMEM | 02.07.2011 | 11.52Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ah, ah, ah....
    Anda tudo a dormir.
    Continuem.
    FANECA | 02.07.2011 | 11.20Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ó ABRE OS OLHOS | 01.07.2011 | 16.32H, mas quem é que está a devolver o quê aos banqueiros? O Cristiano Ronaldo e o Nani? O Sousa Cintra e o Belmiro de Azevedo? O teu médico psiquiatra ou o teu cardiologista? O teu texto faz uma análise pouco séria e fantasiosa da realidade. O capitalismo premeia o mérito e o empreendedorismo e oferece o nível de vida mais elevado e justo do que qualquer outro sistema. Cada um tem o que merece e cada um pode escolher aquilo que quer ter e ser e viverá consuante os seus méritos e sentido de oportunidade. Só podes ser um adolescente inberbe do bloco. Tens muito que aprender puto. Aconselho-te um "interrail" de Verão com os teus amiguinhos à Coreia do Norte durante 15 dias, e depois que passes outros 15 dias na do Sul. Leva o teu laptop e vai tirando apontamentos. Depois faz um ensaio sobre a tua anterior cegueira. Voltado ao mundo capitalista, após as férias, se tiveres mérito q.b., até pode ser que ganhes para uma vivenda e um BM se tiver sentido de oportunidade para colocar o teu ensaio no mercado literario. Boa sorte!
    Perestroika | 01.07.2011 | 23.39Hver comentário denunciado
  • O Pio sabe do que fala: distingue investidores, de especuladores.Os primeiros promovem o desenvolvimento porque multiplicam o capital.Os segundos nada produzem e são apenas jogadores de bolsa.Só não percebo o que têm haver uns com os outros.Meter tudo no mesmo saco e abanar para misturar,não aproveita a ninguém, nem contribui para o esclarecimento "global"...Talvez apareça um chinês da nova vaga, para explicar!
    Estrausi Mackão | 01.07.2011 | 22.34Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Será possível que ainda haja portugueses a olhar de cima para baixo para outros países? Somos um país que esmola de mão estendia, olhado como um país desleixado pelos cidadãos de outros países que vêem com maus olhos a obrigação de nos emprestar dinheiro. Será assim tão difícil verificar que Portugal não tem uma economia que gere riqueza que permita encher o país de automóveis e cobri-lo de autoestradas?
    Abel | 01.07.2011 | 18.22Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Está enganado, Perestroika. A quantos é que esse seu "liberalismo" permite realmente isso, Perestroika? Afinal os muitos que exibiam esse estilo (ultrapassado) de vida era à custa de dinheiro que não era deles, estavam todos endividados, era tudo mentira, viviam na mentira, e agora é tudo a vender as casas e as piscinas e os BMW e os AUDIS e essa é que é a realidade do seu "Liberalismo". É que se essas coisas fossem mesmo deles não teriam agora que as devolver aos banqueiros! Ahaha. Difícil de entender a diferença entre uma fantasia de criança grande e a realidade de um homem ou mulher a sério, não é?
    ABRE OS OLHOS | 01.07.2011 | 16.32Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Este sistema capitalista e de mercado é o único que lhe permite ser médico, arquitecto, empresário, economista, futebolista ou engenheiro e poder ter uma vivenda com jardim, pomar e piscina, um BMW e um Audi na enorme garagem e fazer férias de qualidade, livremente por qualquer parte do mundo, porque tem dinheiro para isso e porque não vai desertar do país. Em Cuba e na Coreia do Norte, onde os ideais socialistas e comunistas são aplicados com exrtemo zelo, isso já não acontece. Dá que pensar não dá?
    Perestroika | 01.07.2011 | 15.32Hver comentário denunciado
  • O que é que a MARILUZ faria num mundo em que todos, excepto os da sua espécie, tivessem sido levados à condição de escravos? Exercia o seu poder sobre os seus escravos e vivia como uma deusa, certo? Se tivesse uma religião só sua praticaria essa religião a seu gosto. E faria as leis e aplicaria as leis a seu bel prazer, certo? E se no processo de ter levado a humanidade à escravatura não mostrara quaisquer tendência de compaixão para como os seres que a rodeavam, acha que iria depois, na situação de poder total, mostrar essa compaixão? Claro que não. É bíblico: desta forma caminha-se a passos largos para a escravatura da Humanidade, a qual, por insistir em não quer pensar suficientemente sobre os assuntos mas antes devotar o seu tempo a prazeres imediatos, promovidos pelos amigos dos especuladores e seus órgãos de propaganda (os média) se deixa por si própria aprisionar. Já muitos pensadores o disseram: o pior não é o mal em si próprio, mas as pessoas normais, o cidadão comum, nada dizerem ou fazerem enquanto o mal vai actuando. Segundo parece até o Einstein o disse!
    PASMADOS | 01.07.2011 | 15.12Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Antigamente o mundo vivia ameaçado com o espectro de uma Guerra Fria ou de uma Paz armada ... Uma pergunta pôs o Mundo a pensar!! de que valeria uma vitória Nuclear num Mundo devastado? Hoje as ameaças são bem diferentes, mas também podem conduzir à devastação planetária... numa perspectiva Económico- financeira ... Todos sabemos que o Neoliberalismo está a liquidar o capitalismo, por uma razão simples: promove a pobreza, a exclusão e definha os mercados de consumo. O capital Financeiro, o da especulação está ganhar a guerra contra a economia produtiva, esta que gera riqueza..; de que vale essa vitória se, em breve, não haverá mercado de consumo, logo não haverá economia produtiva? Que farão esses especuladores financeiros(Sangue-sugas) ... Ficarão em casa a contar o dinheiro e a por o mesmo debaixo do colchão... ou a jogar o célebre jogo Monopólio com notas verdadeiras que certamente deixarão de ter o valor real para ter o valor do jogo jogado muitas vezes por mim...?! Uma pergunta o Mundo não se põe a pensar!! de que valeria uma vitória especuladora num Mundo devastado nas várias vertentes? Nos dias actuais estamos perante a devastação de "uma bomba atómica" era contemporânea que se rege pelas superioridades, as tentações dificilmente controláveis e que provocam desequilíbrios ... e não deixa de ser mui perigosa para o Mundo e já vemos estando a acontecer ... Quo Vadis Homeme Mundo????
    Marluz | 01.07.2011 | 14.07Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • E ainda uma questão que até é divertida: perante toda esta destruição mundial que se vê provocada pelos especuladores, há uma pergunta que poderemos afinal fazer-nos: os vorazes especuladores serão de "esquerda" ou serão de "direita"? Está a ver, interessante questão, hm?... e a pessoa fica a matutar. Parece haver alguma ambiguidade, mas ao tentar-se aprofundar a pesquisa cada vez mais se percebe que a resposta é: "são de esquerda"!!!... ou melhor, não são nada, mas "apoiam a esquerda"... eheh, é curioso não é?... pelo menos parece fazer algum sentido pelo que os últimos governantes tentaram fazer em Portugal: os especuladores adoram especular, fazem-nos desde há séculos, e nada melhor para especular do que promover nas sociedades sistemas de "classificação". Já reparou que eles arruínam países simplesmente brincando com a classificação que as empresas de classificação deles atribuem a esses países? Por que razão a "esquerda" tanto insiste na "classificação" de tudo e mais alguma coisa na sociedade? Está tudo interligado. Já reparou que para além de brincarem com a classificação de países agora já começam até a querer brincar com a classificação das cidades dentro dos países? Tudo especulação, a um nível global, e onde lhes for permitido. O mundo será um simples joguete nas mãos deles, quando lhes derem a possibilidade de classificar professores, juízes, pessoas, ideias, comidas, bolas-de-berlim, e etc. Com todo o poder económico que têm, com o qual poderão comprar as próprias polícias e indústrias de armamento... o terror que não vai ser... E tudo porque a humanidade se deixa enganar aos poucos e poucos, em vez de enfrentar decididamente essa gente, como o estão a fazer a Islândia e alguns outros, por exemplo.
    ESPECULAR ESTÁ A DAR | 01.07.2011 | 12.44Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Este texto já será, com toda a certeza, de Pio Abreu! Uff, que alívio. A única coisa que resta é agradecer-lhe ter tido a inspiração suficiente para falar da coisa com palavras tão simples e certeiras. O mundo civilizado agradece, pois quer deixar de ser cego. Mas há mais novidades sobre os nossos especuladores. Sabe-se agora que alguns deles, associados a empresas de advogados (ao que parece eles também controlam indirectamente tribunais), parecem andar a pensar fazer uma espécie de "terrorismo" ao Assange, pelo que dizem neste documento (retirar espaços brancos): http://wikileaks.ch/IMG/pdf/WikiLeaks_Response_v6. pdf
    http://wikileaks.ch/ | 01.07.2011 | 12.18Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Muito bem!
    Há ainda uma questão que não está explicada: como é que se passou de uma dívida bancária para uma dívida soberana. E não estou a falar cá do burgo: isto aconteceu a um nível global.
    Albicastro | 01.07.2011 | 10.05Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caro JLPA . . . !
    Devo estar a ver . . . !
    E a ler mal . . . ! ! !
    Ou será que . . . !
    A "malguinha" . . . !
    Está a ficar "ressentida" . . . ? ! ? !
    Mas deixa lá . . . !
    Porque a vida . . . !
    É assim mesmo . . . ! ! !
    alexandre barreira | 01.07.2011 | 07.23Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Doutor, eis a grande verdade ! Pior que isso: muitos dos supostos investidores nem dinheiro têm. Lembremos o especulador-mor português que tem vindo a investir com créditos bancários, de entre os quais, da Caixa Geral de Depósitos. E, no caso de prejuizos, dá-se ao luxo de renegociar as dívidas ou de pagar com títulos sem valor. Ora a CGD é nossa e todos pagamos isso. Insisto no que sempre tenho vindo a dizer: a economia mundial está a alimentar-se de dinheiro que não existe. O que circula de mão em mão são os títulos de dívida. Os estoiro vai acontecer à escala global. Trata-se, apenas, de uma questão de tempo.
    FIFI | 01.07.2011 | 07.20Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE